Início Notícias TV Brasil estreia, dia 19/08, a série de ficção infantojuvenil “O Pantanal...

TV Brasil estreia, dia 19/08, a série de ficção infantojuvenil “O Pantanal e outros bichos”

Produção infantojuvenil resgata lendas para contar trama de preservação ambiental

0
Divulgação

A paisagem do pantanal brasileiro com sua vasta fauna e flora são o cenário da nova série de ficção infantojuvenil “O Pantanal e outros bichos”, produção independente que a TV Brasil estreia nesta segunda (19), às 19h05.

Com 26 episódios de 13 minutos, o seriado apresenta uma divertida trama de fantasia, com a participação de seres míticos para incentivar as crianças a se conscientizarem sobre a importância da preservação do meio ambiente.

No ar de segunda a sexta, sempre às 19h05, com dois episódios em sequência, a produção de dramaturgia acompanha as aventuras dos irmãos Ísis (Ísis Samuel) e João (João Pedro Souza), de 12 e 10 anos, que se envolvem em uma jornada que resgata lendas como curupira, boitatá, boto e iara entre outros.

Trama envolvente

Os jovens não conseguem se desconectar um só minuto dos seus smartphones. Preocupados, os pais decidem levar as crianças de Cuiabá para passar férias na fazendo com os avós paternos, Ramiro (Roberto Bonfim) e Izabel (Ana Maria Lopes), que moram na região do pantanal profundo.

A partir daí, os irmãos mergulham em um universo lúdico, poético e mítico, cheio de mistérios e descobertas, em cenários de raras belezas e de muitos perigos. A série se inspira na tradição oral e nas crendices populares do povo pantaneiro para estimular a conservação ambiental através de histórias que combinam vivências, costumes e experiências da região.

Reavivando muitas das lendas e mitos locais, o enredo revela as problemáticas questões ambientais do Pantanal, sensibilizando os espectadores de todas as idades. A ideia é mostrar como as novas gerações estão cada vez mais absortas pela tecnologia e distantes da natureza.

No elenco, destaque para personalidades como o experiente ator Roberto Bonfim, que interpreta o simpático avô Ramiro e o chef Ademir Gudrin que encarnou o papel de Tio Berê, que faz pesquisas para um livro e realiza experiências gastronômicas com frutos e plantas da região do Pantanal.

Produzida pela Cia D’Artes do Brasil, a série tem direção do cineasta Amauri Tangará que assina o argumento e roteiro junto com Luck P. Mamute. Tati Mendes foi a responsável pela produção.

A obra é um dos conteúdos audiovisuais independentes que foram selecionados pela chamada pública do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através da segunda edição do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas). Apoiadora das produções independentes, a TV Brasilé a emissora que mais exibe esse conteúdo nacional em sinal aberto.

Capítulo de estreia

No primeiro episódio, “Senha do Wi-fi”, Vanessa (Thaísa Soares) e Lucas (Jeferson Jarcem), pais de Ísis e João, decidem curtir as férias com os filhos na fazenda dos avós das crianças no Pantanal. A ideia é tentar amenizar a obsessão das crianças pela tecnologia. Os dois passam dia e noite com seus aparelhos de telefone celular

Lá, depois da alegria de rever os avós, a família faz uma deliciosa refeição. Eles têm o prazer de desfrutar da esplêndida culinária do Tio Berê (Ademir Gudrim), um “chef” tio-avô das crianças que está realizando uma pesquisa sobre a gastronomia pantaneira, com vistas a publicar um livro.

Depois do almoço as crianças se refestelam nas redes da varanda, com seus smartphones, mas um brilho estranho na mata chama a atenção deles que, por pura curiosidade abandonam os celulares e vão ver do que se trata.

Ísis e João atravessam um portal de tempo e espaço onde encontram com o lendário curupira, o protetor das matas. Juntos com ele, os irmãos embarcam numa série de aventuras incríveis e inesperadas. Os dois conhecem muito mais seres e vão viver aventuras impensáveis.

Talentos locais

Com orgulho, o diretor Amauri Tangará e a produtora Tati e Amauri destacam que a série “O Pantanal e outros bichos” empregou em sua maioria mão de obra mato-grossense para realizar os 338 minutos de material finalizado.

Eles explicam que em 2015 tiveram a ideia do argumento e começaram a preparação do roteiro da série. “Essa peculiaridade do certame, específico para séries e telefilmes de ficção ou documentários brasileiros, exibidos primeiro e com exclusividade inicial de seis meses nas TVs Públicas, Comunitárias e Universitárias, carrega consigo uma importante ideia de formação de público em que o produto brasileiro sempre foi pouco admirado exatamente porque era pouco visto”, afirma Tati Mendes.

Os realizadores reforçam a importância do audiovisual para girar a economia. O cineasta Amauri Tangará e a produtora Tati Mendes garantem a qualidade dos profissionais do estado na realização de excelentes trabalhos, mesmo com as poucas oportunidades de formação oferecidas.

Essa percepção está atrelada ao fato de terem investido fortemente na participação dos moradores do município onde a série foi realizada, a cidade de Poconé, a cerca de 120 km de distância da capital Cuiabá, portal de um dos biomas mais cobiçados do mundo, o pantanal, que não por acaso, dá nome a série.

“A cidade abrigou e abraçou a série desde o início”, conta Amauri Tangará. Foram revelados diversos talentos locais que trabalharam neste projeto de grande complexidade, responsáveis por tarefas como a roteirização dos episódios, criação da letra e melodia da trilha original da série entre tantas outras atividades. “Isso prova a capacidade que temos de fazer trabalhos com extrema seriedade e qualidade com a prata da casa”, defendem.

A série “O Pantanal e outros bichos” é a primeira temporada do projeto “Outros Bichos” que pretende se desdobrar nas temporadas “O Cerrado e Outros Bichos”, “A Amazônia e Outros Bichos” e “A Cidade e Outros Bichos”. Segundo os realizadores, há muito a contar e a preservar nesses biomas brasileiros. A série tem projeto de desdobramento transmídia para alcançar novos públicos em outras telas através da hashtag #SigaOCurupira nas redes sociais.

Ficha Técnica

Produtora: Cia D’Artes do Brasil

Direção: Amauri Tangará

Argumento e roteiro: Luck P. Mamute e Amauri Tangará

Produção: Tati Mendes

Trilha original: Luck P. Mamute

Episódios: 26

Duração: 13 min.

Classificação indicativa: Livre

Serviço:

O Pantanal e outros bichos – segunda a sexta-feira, às 19h05 na TV Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui