Início Notícias Digital Google faz um mergulho inédito na vida e obra de Cândido Portinari,...

Google faz um mergulho inédito na vida e obra de Cândido Portinari, o Pintor do Povo

0
Reprodução/Google Blog

A história da América Latina não se restringe aos livros: ela está também no povo, nas tradições, na arte. E a melhor maneira de compreender a realidade latino-americana é ouvir as vozes de artistas como o brasileiro Cândido Portinari. Por isso, o Google Arts & Culture lança hoje uma vasta coleção sobre o pintor nascido em Brodoswki, no estado de São Paulo, numa iniciativa em parceria com seis instituições culturais– incluindo o Projeto Portinari e a Pinacoteca. O objetivo é homenagear um dos artistas mais importantes do Brasil. O público terá acesso às obras de Portinari, com mais de 5000 obras de arte, milhares de cartas e documentos de seu arquivo pessoal e histórias selecionadas sobre a arte, a vida e o legado do pintor – tudo num único lugar.

De estilo inconfundível, as pinturas de Portinari retrataram uma população até então ignorada: os camponeses que construíram com as próprias mãos o futuro dos países da América Latina. Em sua obra, Portinari sempre buscou estabelecer um elo entre pessoas de diferentes origens sociais, culturais e geográficas.

Essa marca está registrada em dez imagens de obras lendárias do artista, capturadas em altíssima resolução pela Art Camera do Google. Os usuários poderão ver em detalhes peças como “Mestiço” (1934), “Lavrador de Café” (1934) e “Café” (1935).
Além disso, as pessoas poderão acessar os murais “Guerra” e “Paz”, que ficam no saguão da sede da ONU, em Nova York. Os dois painéis impressionam não apenas pelo tamanho, mas também pela técnica de pintura que estabeleceu um marco na carreira de Portinari. No caso dessas duas obras modernas fundamentais, criamos “passeios” por dentro da pintura: uma experiência interativa que conduz o visitante pelos murais, clique a clique, permitindo aproximar e afastar a imagem e conferir todos os detalhes acompanhados por comentários informativos.

O acervo virtual também mostra ao público o processo criativo do pintor. É possível percorrer virtualmente a rua onde ficava a casa do artista, em Brodowski, e descobrir pontos importantes como a capela criada por Portinari para sua avó. Usando um óculos Google Cardboard, é possível ver tudo isso em 360 graus.
Além disso, 15 mil imagens de cartas, jornais e revistas históricas relacionadas ao trabalho de Portinari iluminam ainda mais o legado de um dos artistas mais importantes do século 20.
Depois de “Faces of Frida”, é a vez de “Portinari: O Pintor do Povo” – o segundo maior acervo dedicado a um latino-americano no Google Arts & Culture. Ao lado de nossos parceiros, celebramos o talento e reconhecemos a importância de artistas que, com sua arte, escreveram a história do continente para o mundo inteiro apreciar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui