Início Artigos Martha Gabriel Seu negócio é Escalável?

Seu negócio é Escalável?

2832
0
Reprodução

Escalabilidade é a palavra de hoje, e é uma dimensão extremamente importante de qualquer negócio, porque impacta a sua produtividade e vantagem competitiva.

Ser escalável é ter a capacidade de mudar de tamanho – portanto, de escala – conforme a necessidade.

Quanto mais escalável for um negócio, maior a sua facilidade para se adaptar à cenários complexos, como o atual. A escalabilidade procura minimizar recursos e maximizar resultados, definindo o quanto uma empresa pode multiplicar sua renda sem ter que aumentar seus custos na mesma proporção.

As tecnologias digitais ampliaram consideravelmente as possibilidades de escalar qualquer negócio, pois aumentam significativamente a quantidade e alcance dos canais de comunicação e vendas. E, ainda, se o produto for digital, como, por exemplo e-books e jogos, os canais de distribuição também se ampliam.

Algumas empresas conseguem escalar exponencialmente, ou seja, para cada recurso que adicionam no negócio, o resultado que alcançam é exponencialmente maior. Essas são chamadas de organizações exponenciais, como é o caso de Amazon, Google e Airbnb, por exemplo.

Escalabilidade – e, se possível, exponencial – deve ser meta de qualquer empresa na era digital.

E como está a escalabilidade da sua empresa?

Confira a seguir o vídeo sobre o assunto na websérie sobre Transformação Digital do SEBRAE Digital, apresentado por Martha Gabriel.

Fonte: Martha Gabriel e Sebrae

Artigo anteriorTranspetro assina acordo de cooperação com o Ministério Público do Rio de Janeiro
Próximo artigoTelhanorte, Leroy Merlin e Kalunga disponibilizam vendas com o cartão BNDES em suas lojas físicas
Martha Gabriel é considerada um dos principais pensadores digitais no Brasil. Autora de best sellers, como "Marketing na Era Digital" e "[email protected]: a (r)evolução digital na educação", finalista do Prêmio Jabuti, seu mais recente livro, "Você, Eu e os Robôs: Pequeno Manual do Mundo Digital” bateu recorde de vendas no lançamento. É também palestrante keynote internacional, tendo realizado mais de 70 palestras no exterior, sendo premiada 3 vezes em congressos nos Estados Unidos. Palestrou também em 4 TEDx. Apresentadora da websérie “Caminhos da Inovação” e do “SEBRAE Digital” da Rádio Jovem Pan. Rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma e entre os Top 50 Marketing Bloggers mais influentes do mundo pelo KRED. Executiva e consultora nas áreas de business, inovação e tendências digitais. Engenheira (Unicamp), pós graduada em Marketing (ESPM), Design (Belas Artes), mestre e PhD em Artes (ECA/USP), e Educação Executiva no MIT com foco em neurociência para liderança e negócios. Professora de pós graduação na PUC-SP, no TIDD (Tecnologias da Inteligência), de MBAs, e faculty internacional da CrossKnowledge.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui