Início Notícias Nova fabricante de aviões brasileira disputa o mercado global

Nova fabricante de aviões brasileira disputa o mercado global

0
Reprodução

Hoje, dia 23 de outubro, comemora-se o Dia do Aviador. Ontem, dia 22, fez 50 anos do primeiro vôo de um avião projetado e fabricado no Brasil, o Bandeirante. Esse vôo permitiu o surgimento da Embraer e a reinvenção da aviação regional no mundo. É neste clima de festividade que a nova/sb firma parceria com a Octans Aircraft.

O país possui a terceira maior frota da aviação do mundo, com 24 mil aeronaves. A extensão territorial e a importância do agronegócio fazem com que haja um grande potencial de expansão deste mercado, que está longe de atingir a maturidade. Os EUA, por exemplo, tem uma frota 10 vezes maior que a nossa. Atualmente, o Brasil não possui fabricante de aeronaves certificadas de pequeno porte.

A Octans é uma empresa que atua em toda a cadeia de fabricação de aeronaves de pequeno porte, desenvolvendo-as com objetivo de certificação e globalização. Localizada em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, foi fundada em 2002 como Inpaer (Indústria Paulista de Aeronaves), e em 15 anos comercializou 240 aeronaves de diferentes modelos. Recentemente, o empresário Milton Roberto Pereira assumiu a empresa e trocou seu nome para Octans Aircraft. Globalizada, seu novo projeto visa preencher uma lacuna no mercado nacional de aviação geral – onde predomina a importação de aeronaves – de forma a se consolidar, e se tornar a segunda maior fabricante nacional de aeronaves certificadas.

 

 

A Octans vem formando parcerias com universidades para o desenvolvimento de produtos novos e exclusivos. Também vem estabelecendo cooperação com fornecedores de primeira linha, de modo a assegurar qualidade e confiabilidade desde a concepção até a entrega dos produtos e atendimento pós-venda. Como é o caso da nova/sb.

“É com muito orgulho que estamos trabalhando com a Octans, uma empresa de inovação, que investe muito em pesquisa e tecnologia. Uma empresa de ponta da área da aviação, uma paixão antiga”, conta Bob Vieira da Costa, presidente e fundador da nova/sb, que há quase dez anos realizou seu sonho de menino: ser piloto.

Para fortalecer ainda mais a parceria, a nova/sb foi buscar inspiração para encarar esse novo desafio numa entrevista com um ícone da aviação mundial: Ozires Silva, piloto e engenheiro, fundador da Embraer, ex-presidente da Petrobras e da Varig, ex-ministro da Infraestrutura. Acima de tudo, um visionário.

“Não há aviação sem sonho. Avião não é uma coisa que simplesmente se pilota. É algo que pode ser fabricado e a fabricação de avião pode ser tão excitante quanto um vôo”, comenta Ozires

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui