Início Notícias Qualitá se reposiciona e apresenta novos produtos

Qualitá se reposiciona e apresenta novos produtos

Reforçando o compromisso com a qualidade e a garantia de preço baixo, a marca chega às gôndolas do Extra e Pão de Açúcar com linha de produtos repleta de novidades

0
Divulgação

Lançada em 2008 pelo Grupo GPA com o propósito de oferecer uma alternativa de produtos de boa qualidade a um ótimo preço, Qualitá está se reposicionando no mercado, evoluindo o conceito de marca própria no país. Para isso, revisitou todo o portfólio de produtos e a política de preços com o objetivo de levar qualidade ao consumidor a preço baixo se comparado às marcas líderes de cada categoria. Para marcar a mudança, Qualitá mudou toda a sua identidade visual e trocou suas embalagens.

Divulgação

 

Com o objetivo de atender as diferentes necessidades dos consumidores da marca, Qualitá passa a contar com um portfólio de mais de 1.200 produtos, nas categorias de alimentos e limpeza. Uma novidade é a criação das linhas Leve e Premium, prevista para os próximos meses. A linha Leve trará produtos light; e a Premium terá alimentos com ingredientes especiais e de fabricação diferenciada, como chocolates, massas frescas e carne Rubia Gallega.

“Acreditamos que marca própria é um importante pilar de fidelização de nossos clientes e, em meio às incertezas econômicas ou dúvidas dentre as diversas marcas em um supermercado, acaba sendo uma escolha segura, pois traduz a confiabilidade do consumidor com o varejista. Sendo assim, com nossa habilidade inovadora no setor, buscamos todos os potenciais de Qualitá para deixá-la ainda mais próxima do cliente, valorizando com mais exatidão os atributos de qualidade, confiabilidade e preço”, explica Wilhelm Kauth, Diretor de Marcas Exclusivas do GPA. “Queremos ser uma escolha segura e confiável para nosso cliente”, completa.

Com este objetivo, a marca realizou pesquisas para entender o que seu consumidor esperava de uma marca exclusiva e como Qualitá poderia atender as expectativas integralmente. Foi constatada a força da marca, composta por mais de mil produtos, mas havia uma oportunidade de extensão e democratização de portfólio. Ao mesmo tempo, o cliente queria ter o compromisso da qualidade ao adquirir um produto de marca própria, tendo a certeza de que o item comprado entrega verdadeiramente os atributos esperados.

A partir desses insights, a equipe das áreas de Marcas Exclusivas do GPA se reuniu com fornecedores, identificando oportunidades de melhorias e estudando detalhadamente cada item do portfólio, trocando ingredientes, alterando formulações e identificando novos parceiros. Foram mais de 10 meses de trabalho, onde a marca revisitou todo o portfólio de Qualitá com o objetivo de testar a qualidade dos produtos e garantir o preço baixo. O resultado final é uma linha de produtos de qualidade equivalente à das marcas líderes, com preços em média 30% mais baratos.

“Nossa premissa básica era aumentar o critério de qualidade de todo o portfólio Qualitá. Fizemos degustações com painéis de consumidores e dezenas de encontros com fornecedores até chegarmos a formulações de ingredientes que agradassem aos mais exigentes, porém, mantendo o preço competitivo”, comenta Kauth. Além disso, a marca decidiu refazer as embalagens, para que transmitisse aos consumidores qualidade dos produtos, ao mesmo tempo que mostrasse que é econômico e confiável levar itens que antes não faziam parte de sua lista de compras. Segundo o executivo, o modelo de relação com os fornecedores também foi repensado, integrando-os completamente à cadeia de supply chain, garantindo uma parceria mais sustentável para todas as partes e possibilitando, assim, a diminuição de custos que inviabilizassem a competitividade.

Qualitá já é uma marca querida pelas pessoas. O novo posicionamento tem o objetivo de colocar mais emoção nessa relação. Falamos de confiança, de estar ao lado dos nossos clientes para, juntos, irmos mais longe. Para isso, revisitamos o portfólio, repensamos toda linha de embalagens e estamos lançando uma campanha institucional que dá cara aos nossos produtos e fornecedores, enfatizando o amor que tem por detrás de cada um dos nossos produtos”, explica Carolina Redivo, Gerente de Marketing de Marcas Exclusivas do GPA.

Qualitá é encontrada exclusivamente nas redes e e-commerce do Extra (formatos hipermercados, supermercados e Mini Extra) e do Pão de Açúcar (supermercados e Minuto Pão de Açúcar) de todo o Brasil.

EMBALAGEM E COMUNICAÇÃO

Para reforçar o posicionamento, a marca mudou sua logomarca e sua linha de embalagens. O aubergine (roxo) foi a cor escolhida para marcar essa transformação. O novo posicionamento foi criado pela Innate Motion, consultoria global de branding e estratégia,  que atua com sede em 27 países e presente no Brasil desde 2013 auxiliando marcas globais e locais.

A identidade visual foi desenvolvida pela Team Créatif, especializada em design de marcas de consumo, branding e embalagens, com o objetivo de agregar à Qualitá uma imagem que reforce os atributos de qualidade e ao mesmo tempo mostre que é uma marca moderna, criativa, vibrante, além de confiável.

A campanha publicitária foi criada pela agência BETC/Havas. Com o posicionamento “Quem quer mais, quer Qualitá”, a estratégia de comunicação desenvolvida pela agência, apresenta os parceiros da maior marca exclusiva do GPA, além de ressaltar a qualidade e diversidade da linha de produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui