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Podcast: Leite dispara 22% em julho reflexo da entressafra e aumento nos custos de produção

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O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi a 0,13% em julho, 0,56 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em junho (0,69%). Essa é a menor variação mensal do IPCA desde junho de 2020 (0,02%). No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,79% e, em 12 meses, de 11,39%, abaixo dos 12,04% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2021, a taxa foi de 0,72%.

 

Período TAXA
Julho de 2022 0,13%
Junho de 2022 0,69%
Julho de 2021 0,72%
Acumulado no ano 5,79%
Acumulado nos últimos 12 meses 11,39%

 

Houve variações positivas em seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados. O maior impacto (0,25 p.p.) veio de Alimentação e bebidas (1,16%), que acelerou em relação a junho (0,25%). Já a maior variação veio de Vestuário (1,39%), que acumula, no ano, alta de 11,01%. No lado das quedas, destacam-se os grupos Transportes (-1,08%) e Habitação (-0,78%), que contribuíram conjuntamente com -0,36 p.p. no índice do mês. Os demais grupos ficaram entre a queda de 0,05% em Comunicação e a alta de 0,79% em Despesas pessoais.

Grupo Variação Mensal (%) Impacto (p.p.)
Junho Julho Junho Julho
Índice Geral 0,69 0,13 0,69 0,13
Alimentação e bebidas 0,25 1,16 0,05 0,25
Habitação 0,66 -0,78 0,10 -0,12
Artigos de residência 0,94 0,39 0,04 0,01
Vestuário 1,77 1,39 0,08 0,06
Transportes 0,84 -1,08 0,19 -0,24
Saúde e cuidados pessoais 1,27 0,71 0,16 0,09
Despesas pessoais 0,54 0,79 0,05 0,08
Educação 0,07 0,07 0,00 0,00
Comunicação 0,36 -0,05 0,02 0,00
Fonte: IBGE, Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor. 

 

O resultado do grupo Alimentação e bebidas (1,16%) foi influenciado principalmente pelo aumento nos preços do leite longa vida (22,27%), maior impacto individual no índice do mês, com 0,18 p.p. No ano, a variação acumulada do produto chega a 57,42%. Além disso, alguns derivados do leite também registraram alta no IPCA-15 de julho, a exemplo do requeijão (4,74%), da manteiga (4,25%) e do queijo (3,22%). Outros destaques no grupo foram as frutas (4,03%), que haviam tido queda em junho (-2,61%), o feijão-carioca (4,25%) e o pão francês (1,47%). Com isso, a alimentação no domicílio variou 1,12% em julho.

“Uma parcela do aumento do leite longa vida se dá em função da entressafra do produto – que ocorre todo ano de março a outubro. O preço do leite subiu também impactado pelo aumento nos custos de produção devido à alta de commodities como milho e soja, principais insumos para a fabricação de rações animais. Além disso, é preciso destacar a categoria do leite longa vida e a relação intensa no processo industrial – até chegar ao consumidor final”, esclarece Thales Brandão do portal CidadeMarketing.

alimentação fora do domicílio teve alta de 1,27% em julho, acelerando em relação a junho (0,74%). Tanto o lanche (2,18%) quanto a refeição (0,92%) tiveram variações superiores às do mês anterior (1,10% e 0,70%, respectivamente).

Em Vestuário (1,39%), o destaque ficou com as roupas masculinas, cujos preços subiram 1,97% em julho. Além disso, foram registradas altas superiores a 1% também nos preços dos calçados e acessórios (1,57%) e das roupas femininas (1,32%).

A queda no grupo dos Transportes (-1,08%) foi influenciada pelo recuo nos preços dos combustíveis (-4,88%), em particular da gasolina (-5,01%) e do etanol (-8,16%). O óleo diesel seguiu na contramão dos demais combustíveis, com alta de 7,32%. No lado das altas, as passagens aéreas subiram 8,13%, contribuindo com 0,05 p.p. no IPCA-15 de julho. Cabe mencionar também a variação positiva do ônibus urbano (0,67%), consequência do reajuste de 11,36% nas passagens em Salvador (7,46%) aplicado efetivamente a partir de 4 de junho.

Em Habitação (-0,78%), destaca-se queda de 4,61% na energia elétrica residencial. Em julho, segue em vigor a bandeira verde, em que não há cobrança adicional na conta de luz. As variações de energia elétrica nas áreas foram desde -12,02% em Goiânia, onde houve redução do ICMS de 29% para 17%, a partir de 23 de junho, até 1,09% no Recife. Também houve reduções de ICMS em diversas outras regiões, a exemplo de Curitiba (-10,28%), Porto Alegre (-10,19%) e Salvador (-6,90%), na esteira da Lei Complementar 194 e da sua subsequente incorporação no âmbito das legislações estaduais. Houve reajustes tarifários em algumas áreas:

Região Reajuste (%) Data Variação (%)
Belo Horizonte 5,66 22/06 -5,95
Curitiba 1,95 24/06 -10,28
Recife -4,10 13/07 1,09
Fortaleza -3,03 13/07 -0,28
Salvador -0,50 13/07 -6,90
Fonte: IBGE, Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor. 

 

Além dessas regiões, houve também reajuste de 8,72% em uma das concessionárias de Porto Alegre (-10,19%), vigente desde 22 de junho, de 10,43% em uma das concessionárias de São Paulo (-3,50%), em vigor desde 4 de julho, e de -4,34% em uma das concessionárias do Rio de Janeiro (-0,98%), a partir de 13 de julho. Além das tarifas por kWh, da bandeira tarifária e do ICMS, também entram no cálculo da conta padrão de energia elétrica a taxa de iluminação pública (TIP) e as alíquotas de PIS/COFINS.

Ainda em Habitação, a variação positiva da taxa de água e esgoto (0,66%) decorre dos reajustes em três regiões: Belém (8,43%): reajuste de 20,81%, a partir de 28 de maio; Porto Alegre (3,86%): reajuste total de 18,16% em uma das concessionárias, a partir de 1º de julho; e Curitiba (0,46%): reajuste de 4,99%, a partir de 17 de maio.

Em Curitiba, houve ainda reajuste de 9,16% nas tarifas de gás encanado, vigente desde 18 de maio. Com isso, o resultado do subitem na área ficou em 1,10% e, no Brasil, em 0,14%.

Houve altas em sete das onze áreas pesquisadas no IPCA-15. A maior alta foi no Recife (0,87%), por conta da gasolina (1,25%) e do lanche (3,95%). O menor resultado foi em Goiânia (-0,98%), influenciado pelas quedas na gasolina (-11,91%) e na energia elétrica (-12,02%).

 

Região Peso Regional (%) Variação Mensal (%)  Variação Acumulada (%)
Junho Julho Ano 12 meses
Recife 4,71 0,84 0,87 6,77 12,03
Fortaleza 3,88 0,73 0,42 6,77 11,54
São Paulo 33,45 0,79 0,35 5,90 11,57
Salvador 7,19 1,16 0,28 6,81 12,74
Porto Alegre 8,61 0,57 0,21 4,12 10,13
Brasília 4,84 0,74 0,17 5,40 11,31
Belo Horizonte 10,04 0,50 0,08 5,75 10,67
Rio de Janeiro 9,77 0,46 -0,10 6,13 11,19
Belém 4,46 0,18 -0,31 5,08 9,10
Curitiba 8,09 0,70 -0,31 5,85 12,75
Goiânia 4,96 0,54 -0,98 4,80 11,05
Brasil 100,00 0,69 0,13 5,79 11,39
Fonte: IBGE, Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor.   

 

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 14 de junho a 13 de julho de 2022 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 14 de maio a 13 de junho de 2022 (base). O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

CidadeMarketing com informações do IBGE.

 

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Programa da Marfrig capacita e ajuda açougues a melhorar desempenho

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Contribuir para aumentar as vendas dos açougues, melhorar o relacionamento com o consumidor e incrementar a performance operacional. Esses são os objetivos do Programa Açougue Mais da Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo.
Voltado para açougues clientes da Marfrig – que compram carne da companhia e revendem para o público final –, o Programa Açougue Mais oferece treinamento gratuito dos funcionários das lojas, ministrado por um time de marcas da Marfrig que ensina as equipes a padronizar processos e procedimentos, o que torna a operação mais eficiente e rentável. No ano passado, os açougues participantes alcançaram crescimento de 41% nas vendas e de 26% na receita, além de quebra menor do que em períodos anteriores (de 1,1%). A quebra se dá quando o produto precisa ser descartado porque não foi bem manipulado ou armazenado.
Os funcionários são instruídos para realizar controle de recebimento, limpeza e organização do setor, manuseio de carnes e apresentação dos produtos em bandejas e balcões. Recebem orientações sobre como reduzir desperdícios, cortar e limpar a carne da forma ideal, evitar deterioração e contaminação dos produtos e armazenar as carnes adequadamente.
Mais um projeto Virada de Loja
Em parceria com o Açougue Mais, o projeto Virada de Loja tem a finalidade de transformar o visual e o layout do açougue no quesito visual, bem como melhorar a apresentação e a exposição dos produtos e a experiência de compra do consumidor, contribuindo assim para o aceleramento das vendas.
“O Programa Açougue Mais contribui para os estabelecimentos parceiros aumentarem sua rentabilidade após orientação da Marfrig, que aplica toda a sua expertise em boas práticas para melhorar a eficiência operacional dos açougues. Em um trabalho conjunto, com união de esforços, conseguimos que nossos clientes alcancem uma evolução operacional por meio do conceito de gestão compartilhada e de um movimento de 360º, que vai da estratégia à operação e que atende às necessidades dos varejistas”, diz José Noeli, gerente de marcas da Marfrig.
A capacitação de funcionários e a consultoria têm duração de uma a duas semanas. Após este período, o time marcas do Açougue Mais retorna às lojas para revisitar os procedimentos e, se necessário, reorganizá-los ou reforçá-los.
Atualmente 115 açougues dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro participam do Açougue Mais. Criado em 2018, o programa passará a atender também o Rio Grande do Sul.
“O Açougue Mais nos ajudou, ao longo deste tempo de parceria, a aperfeiçoar a nossa operação de açougue, padronizando nossas exposições e trazendo melhor resultado operacional”, afirma Mauro dos Santos, do Tenda Atacado.
Já para Evedson Félix, assistente de compras do Spani Atacadista, “este trabalho da Marfrig em nossa operação de açougue chegou para solucionar uma necessidade que sempre tivemos: qualificar e capacitar nossos operadores, para melhorarmos nossas exposições”.
E para Neoclécio Gomes da Rede Market, “a parceria com a Marfrig junto às nossas lojas dá um suporte muito importante no lado operacional, com expertise e somando desenvolvimento contínuo às nossas equipes”.
“A qualificação dos funcionários associada a uma loja com layout convidativo e exposição inteligente são pontos cruciais para atingir bons resultados e manter o setor eficiente, estável e lucrativo”, afirma Noeli.

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Nestlé Nutren Senior lança filme revivendo memórias familiares em comemoração ao Dia dos Avós

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Reprodução


Conhecida por promover um envelhecimento saudável para as pessoas com 50 anos ou mais e por se preocupar com o estado emocional de seus consumidores, no Dia dos Avós, a marca Nutren Senior, da Nestlé, lança filme em homenagem à relação tão profunda entre avós e netos.

A propaganda “Nutren Senior Dia dos Avós” foge do conceito tradicional e traz histórias reais de avós e netos que contam a importância de suas relações ao longo da vida. Para a construção da narrativa, a marca selecionou avós e netas com relações afetivas marcantes e recriou uma foto de infância para mostrar que a relação e o amor são contínuos e verdadeiros mesmo com o passar do tempo.

O filme também convida o público a se inspirar e homenagear seus avós por meio da recriação de fotos de infância. As melhores fotos de consumidores serão compartilhadas no instagram da marca Nutren Senior. Para participar, basta marcar o @nutrensenior nas fotos –que poderão ser selecionadas para a divulgação da ação.

“Nessa data tão especial, quisemos trazer os holofotes para algo que fosse além das nossas soluções de produtos saudáveis, destacando o afeto e o carinho que existem em família. Com essa homenagem, queremos honrar as emoções tão únicas e genuínas quanto o amor entre avós e netos. Em todas as nossas ações buscamos valorizar o fator humano e assim nos aproximamos cada vez mais dos nossos consumidores”, diz Luciana Buzolin, Head de Marketing Consumer Care Nestle Health Science.

As fotografias foram feitas pelo fotógrafo Marcos Alberti. O filme foi criado pelo Content Studio Nestlé, agência in house da Ogilvy na Nestlé, em parceria com a Nestlé Nutren Senior, e foi produzido com o apoio do film maker Alex Batista Filho. Todo o conteúdo será direcionado para o Youtube e Instagram da marca. A marca também vai contar com posts nos stories como complemento para a divulgação do filme.

FICHA TÉCNICA:
Agência: Ogilvy
Cliente: Nestlé
Campanha: Nutren Senior – Dia dos Avós
Aprovação: Samantha Bull, Marina Asfora, Thiago Cesar
Produção Executiva: Juliana Bastos
DCs: Valéria Desideri e Rafael Lemos
Atendimento: Indra Sestini
Redatora: Jessyca Azevedo
LD: Alexandre Romão
CS: Paula Garcia
CM: Richara Eleuterio
Fotógrafo: Marcos Alberti
Direção: Alex Batista Filho
Produção: Lucas Zalla
Imagens: Nicolas Ongarato, Lucas Guimarães, Alex Batista Filho
VFX: Leonardo Simões
Edição e Finalização: Alex Batista Filho
PR: Raphaela Brito

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Hotmart anuncia maior edição presencial do FIRE Festival

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Está de volta um dos maiores festivais de empreendedorismo digital, marketing, tecnologia e inovação da América Latina: o FIRE Festival. Em sua sexta e maior edição presencial, o evento acontecerá no Expominas, em Belo Horizonte, dos dias 1 a 3 de setembro de 2022. Cerca de 6 mil pessoas devem participar do festival.

Organizado pela Hotmart, empresa global de tecnologia e líder na Creator Economy, o festival neste ano traz o mote “Viva tudo de novo” como convite às pessoas que já participaram de outras edições e reforça o retorno do presencial para quem ainda não viveu a experiência. “Poder reunir empreendedores digitais, criadores de conteúdo, agências e marcas globais novamente nos motivou com ainda mais novidades e perspectivas. Acreditamos que o evento será único em cada detalhe e na imersão dos participantes”, comenta Nathalia Cavalieri,  General Manager da Hotmart.

Serão mais de 120 atrações durante o evento, entre palestras, painéis e ativações. A venda já está no terceiro lote dos ingressos, com a categoria VIP já esgotada e disponibilidade na modalidade BIZ, a partir de R$ 1.807 com vendas na página do evento.

Nomes e espaços confirmados na edição

O FIRE Festival 2022 contará com 4 palcos simultâneos e mais de 90 palestras, trazendo nomes do empreendedorismo digital, especialistas da Hotmart, grandes marcas e criadores de conteúdo. Repetindo o sucesso de 2019, o FIRE volta ainda com o Espaço Fun, com praça de alimentação, DJ e ativações; a Área VIP, que este ano ganha um restaurante exclusivo; Foodpark; e a Hotmart Store, com com uma coleção de peças especiais criadas para esta edição. Como novidade este ano, os participantes poderão acompanhar, pela primeira vez:

  • O espaço Creators Hall, voltado para fomentar negócios entre patrocinadores e participantes, incluindo uma área exclusiva de exposição de agências parceiras Hotmart
  • Estúdio ao vivo, com gravações de entrevistas com os principais produtores do mercado digital

Dentre os palestrantes já confirmados estão Ana Paula Passarelli (COO da Brunch e cofundadora da TOAST), as apresentadoras do canal Avós da Razão, Bia Granja (fundadora e CCO da YOUPIX), Carlos Scappini (sócio e CEO da Music2!Mynd), Felipe Godoy (Growth Lead LATAM no Pinterest), Flávio Santos (CEO da MField), a influenciadora digital Gkay, Daniel Garcia, a Gloria Groove, os cofundadores de Mundo Bita (Chaps e Felipe Almeida) e Nina Silva (CEO do Movimento Black Money).

No universo de produtos digitais e clientes Hotmart, também estarão presentes nomes como Bárbara Bruna (diretora do Instituto Brasileiro de Tráfego Online), Ellen Salomão (estrategista digital e CEO da Agência Vê), Erico Rocha (especialista de marketing digital e cofundador da Ignição Digital), Leandro Ladeira (CMO da We do Care), Micha Menezes (especialista em estratégias de produtos perpétuos), Pedro Sobral (especialista de anúncios online), Priscila Zillo (CEO do Grupo Permaneo e do Grupo Sobral), Rodrigo Vinhas (estrategista digital), Thiago Nigro (CEO do Grupo Primo Rico), Valeska Bruzzi (especialista em marketing), Wendell Carvalho (CEO da Kairos Treinamentos) e o empreendedor e especialista em marketing digital americano, Billy Gene (CEO da Billy Gene Is Marketing LLC).

Outros grandes nomes de destaque e mercado serão divulgados nas próximas semanas. A programação exata com horários e palcos de cada palestra será anunciada próxima ao evento. Todos os nomes já anunciados podem ser consultados no site do evento.

“O FIRE é o evento de referência para experiências, casos de sucesso e tendências dos mercados de empreendedorismo digital, marketing e inovação. E agora vamos dar destaque também para a Creator Economy, a Economia Criativa, que já soma mais de 50 milhões de criadores de conteúdo no mundo, com ganhos crescentes e um grande potencial”, complementa Cavalieri.

O FIRE Festival 2022 possui patrocínio da AWS (Amazon Web Services), Buzzlead, Etus, Reportei, SEBRAE MG e Tactus. Além disso, na área exclusiva de agências parceiras Hotmart, conta com patrocínio da 4Multiplus, Agência Vê, Like Marketing, Produtora Power, e Rocket Lançamentos,  O evento também possui apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) e Belo Horizonte Surpreendente.

Serviço:
FIRE Festival 2022
Data: De 1 a 3 de setembro de 2022
Local: Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG)
Ingresso: R$ 1.807 no 3º lote, na modalidade VIP, compras pelo site

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Natura traz produtos exclusivos para o Rock in Rio Brasil 2022

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Natura e Rock in Rio se unem novamente e trazem a coleção exclusiva Rock in Rio, da marca Natura Faces, com 6 novos batons cremosos. Com uma embalagem especial comemorativa com assinatura exclusiva festival, os produtos apresentam ainda espelho na tampa, textura extra cremosa, cobertura cover up, que garante uma nova intensidade de cor a cada aplicação e óleo de mamona e cera de arroz, ingredientes que garantem hidratação e proteção dos lábios.

A novidade estará disponível nas cores nas cores, Pink Up, Nude Fresh, Cobre Sunset, Under Red, Rock’n’Red e Vinho Rocks a partir de 10 de agosto com as Consultoras de Beleza Natura, também em ambiente digital, nas lojas físicas da Natura na cidade do Rio de Janeiro, no e-commerce da Natura ou nas franquias Aqui Tem Natura.

Conheça a coleção Faces Rock in Rio

Natura Faces Batom Cremoso Rock in Rio (R$ 17,90 – 3,5g)

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Sebrae Paraná abre edital de até R$ 600 mil para inovação aberta com startups

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Startups do Brasil podem se inscrever no ON Sebrae: Inovação Aberta, até 04 de setembro. A intenção é atrair interessados, startups em estágio de comercialização, para o desenvolvimento de provas de conceito para a resolução de desafios internos com foco na excelência e melhoria contínua dos resultados da instituição. Ao todo, serão investidos até R$ 600 mil para contemplar projetos selecionados. Para acessar o edital e participar do processo, basta acessar o link: www.sebraepr.com.br/on-inovacaoaberta/
Os desafios propostos pelo edital são nas áreas de processo de contratações e relacionamento; dados para aumento da competitividade; experiência do usuário; e jornada de talentos.
De acordo com o consultor do Sebrae Paraná, Maurício Reck, a ação visa solucionar desafios internos. “Com a inovação aberta, queremos trazer ideias de fora para dentro e seguir tendo excelência e melhoria contínua nas atividades que desenvolvemos”, afirma.
A chamada pública é voltada para startups com soluções tecnológicas, em fase de comercialização, com capacidade de atuação em todo o Brasil, que estão em busca de expansão e que possuem produto com entregas realizadas no mercado.
As empresas contempladas terão, segundo o edital, a possibilidade de apoio financeiro, treinamentos, a inserção no ecossistema de inovação e oportunidades de fazer negócios futuros com o Sebrae Paraná.
Entre os benefícios esperados pelo Sebrae Paraná estão o fomento ao empreendedorismo, agilidade na adoção de novas tecnologias, redução no tempo de desenvolvimento, inovação para processos existentes e desenvolvimento de uma corporação inovadora.

Etapas do processo
Após o término do período de inscrição, serão avaliadas as candidaturas e selecionadas aquelas startups que estão aptas para seguir no processo. Na sequência, a segunda fase será marcada por entrevistas individuais e avaliação dos candidatos. Os selecionados participarão de mentorias do Sebrae que tem como objetivo a organização da proposta nos moldes necessários e a apresentação de sua ideia (pitch).
Dessa forma, a terceira fase do processo tem início com a apresentação do pitch e da proposta de serviço. Nesse momento serão escolhidos os finalistas, onde será realizada a apresentação da proposta final para a equipe de avaliação. A divulgação do resultado com os selecionados acontecerá até 28 de outubro.
“A nossa proposta é ter uma jornada rápida e dinâmica, com cerca de sete meses e duas semanas de relacionamento, considerando das inscrições até o demoday”, projeta Reck.

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iFood cria campanha com o movimento “Tem muito mais que um pedido nessa bag”

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Divulgação


Com o objetivo de criar um movimento de respeito e valorização dos entregadores, o iFood, empresa brasileira e referência em delivery na América Latina, se uniu à Gana, agência de publicidade formada 100% por pessoas negras de todas as regiões do país, para a criação da primeira campanha voltada aos entregadores – “Tem Muito Mais Que Um Pedido Nessa Bag”, no intuito de dar visibilidade ao dia a dia dos entregadores que trabalham na plataforma e as diferentes iniciativas que impactam positivamente sua rotina, como ganhos, condições de trabalho, segurança e oportunidades. Além disso, a campanha propõe mais consciência sobre a necessidade de respeito e valorização desses profissionais por todos.

A campanha apresenta diversas peças produzidas para o digital, dentre elas um filme principal e uma série de vídeos documentais sobre a rotina desses entregadores e entregadoras, trazendo como mensagem mostrar que dentro de cada bag estão também seus objetivos e sonhos que dependem dessa profissão, além das iniciativas da empresa para impactar positivamente no dia a dia dos profissionais e seu futuro.

A agência Gana está trabalhando em conjunto com o IFood desde janeiro de 2022 e tem atuado nas estratégias de comunicação com os entregadores com a finalidade de dar mais visibilidade para as iniciativas realizadas entre a categoria e a sociedade. A agência foi escolhida por ter proximidade com a realidade dos entregadores e compreender a narrativa coletiva e individual de cada um.

“Com o desafio de abraçar o conceito macro e mostrar porque o iFood é o melhor parceiro dos entregadores e que suas bags ” Tem Muito Mais Que Um Pedido”, o objetivo foi falar exclusivamente deste movimento e das ações da empresa com os entregadores. Então, tivemos um insight. Qual seria o símbolo que conecta os trabalhadores com o restante da sociedade? E, é a bag. Esse elemento é o que carrega não só as iniciativas da marca, mas os sonhos de toda uma família, os objetivos de alguém, o ganha-pão de muitos”, relembra Mycra Alves, Diretora de Estratégias da Gana.

A Gana foi responsável pela criação de todo o material visual, como o vídeo hero e a série de vídeos documentais, pensando toda a estratégia e o conceito para que essa campanha mostrasse de fato a realidade dos entregadores e os esforços da marca em tornar essa relação ainda melhor. “A campanha foi estrelada por entregadores reais do iFood, dentre eles, David, Bruno, Adriano e Damile. Nenhum modelo ou ator foi contratado. A ideia é que os próprios trabalhadores assumissem o papel de protagonistas da campanha, representando a realidade de muitos outros em todo o país”, conta Mycra.

“Tem Muito Mais Que um Pedido Nessa Bag” exemplifica também algumas das iniciativas que o iFood viabiliza aos entregadores como Seguro Acidentes Pessoais, Plano de Saúde, Pontos de Apoio para melhorar a qualidade em questões de segurança, educação, ganhos e condições de trabalho por meio da percepção dos próprios entregadores.

“O iFood tem plena consciência de que há muito espaço de melhoria, por isso estamos empenhados em ouvir, dos próprios entregadores, o que precisa mudar, melhorar ou continuar. O nosso grande sonho é ser sempre o melhor parceiro para quem entrega e que esse trabalho possa garantir flexibilidade, autonomia, dignidade e gere ganhos. Por isso, aproveitamos esta campanha para também mostrar que estamos junto com eles por mais respeito e valorização desse trabalho”, explica Leonardo Fabricio, Coordenador de Logística do iFood.

A campanha será lançada no dia 25 de julho no canal oficial do iFood no Youtube e nas plataformas digitais.

 

FICHA TÉCNICA

iFood – Muito Mais Que um Pedido Nessa Bag
Cliente: iFood

Título: Muito Mais Que um Pedido Nessa Bag
Produto: iFood

Cliente::
Branding – Ana Gabriela Lopes, Vivian Jung, Marina Moreira, Rafael Savone, Allana Layne.
Social – Felipe Ventura, Bianca Iaconelli, Larissa Maida.
Logística – Bruno de Andrade, Felipe Attílio, Leonardo Fabrício.
Políticas Públicas – Brenda Gonçalves.

Agência: Gana
Direção de Criação: Ary Nogueira e Felipe Silva
Criação: Jéssica Almeida, Thayná Moura , Victor Souza e Vitor Damasceno
Atendimento: Matheus Monte e Rose Sousa
Planejamento: Mylene Alves e Tatiane Rocha
Mídia: Ana Lopes e Iury Sousa
Conteúdo: Dayana de Souza
Gestão de influenciadores: Mairi Oliveira
Produção: Alexsandra Laura e Marcia Santos
Entregadores/Elenco: Adriano Cameu, Bruno dos Santos, Damile Pereira de Souza, e David Anastacia

Vídeo – Muito Mais Que Um Pedido Nessa Bag
Produtora de imagem: Dogs Can Fly
Direção: Pedro Furtado
Diretor Executivo: Thiago Balma
Produtor Executivo: Ricardo Whately
Head de Publicidade: Claudio Tolentino
Gerência de Projetos: Luja Casaro e Niry Usha
Assistente de Gerência de Projetos: Filippi Mazutti

Coordenador de produção: Rogério Maestro
Produtor Executivo: Gabriel Nogueira
Assistência Coordenação de Produção: Valquíria Lapa e Igor Luís
Assistente de Direção: Luciana Waszak
Direção de Fotografia: Fydell Botti
1o Assistente de Câmera: Jefferson Roberto Caveagna
2o Assistente de Câmera: Lucas Cardoso Costa e Silva dos Santos
Produtora de Figurino: Ana Lima
Assistente de Figurino: Luma Schoupal
Maquiadora: Caroline da Mata Conceição
Fotógrafo Still: Tick Oliveira
Assistente de Set: José Roberto Rodrigues
Elenco: Damile Lameu, Adriano Lameu, Bruno dos Santos e David Anastácia
Contrarregra: Thiago Araújo
Diretora de produção: Fabíola Andrade Lopes
Assistente de Produção: Bob Perônico

Coordenação de pós-produção: Paula Oliveira Solano
Diretor VFX: Caetano Drumond/ Safari Post
Motion Effects: Caetano Drumond

Assistente de pós: Mr. Hepa
Montagem: Caetano Drumond
Finalizador: Adriano Pedreira
Finalização: Dogs Can Fly

Produtora de som: Mandril Áudio
Atendimento: Kimani
Produção Executiva Som: Pedro Michelucci
Direção/Produção Musical: Johnny Bolzan
Sound Design/ Finalização: Bruno Pontalti
Coordenação de produção: Rodrigo Ramos

Vídeos – Abrindo a bag

Entregadores/Elenco: Adriano Lameu, Agnaldo Siqueira, Bruno dos Santos, Daniel Silveira, David Souza, Elaine Zulato, Jennifer Karakama e Paloma Miguel
Direção: Jonas
Diretor Executivo: Thiago Balma
Produtor Executivo: Ricardo Whately
Head de Publicidade: Claudio Tolentino
Gerência de Projetos: Luja Casaro, Niry Usha, Filippi Mazutti
Coordenador de produção: Rogério Maestro, Gabriel Nogueira
Assistente de Coordenação de Produção: Igor Luís, Valquíria Lapa
Assistente de Direção: Fernanda Rios de Melo
Coordenação de pós-produção: Paula Oliveira Solano
Montagem: Rob & Ariel
Motion Effects: Bruno Malaco e Zenner Henriques
Color: Diego Hayashi e Caetano Drumond
Assistente de pós: Mr Hepa
Finalizador: Adriano Pedreira, Igor Angelo
Finalização: Dogs Can Fly
Direção de Fotografia: Pedro Viana
1o Assistente de Câmera: Thiago Augusto Cunha
2o Assistente de Câmera: Larissa Gomes, Thiago Meira dos Santos, Matheus Mendes,
Video Assist.: Antoniel da Paixão Santos
Logger: Thiago Ribeiro Barbosa
Técnico de Som Direto: Samuel Braga
Ajudante de Arte: Renato Almeida da Silva, Ricardo de Carvalho Ferreira
Produtora de Figurino: Ana Paula Lima de Almeida
Assistente de Figurino: Luma Schoupal
Camareira: Maria Helena Lopes de Lima
Maquiador: Otávio Gabriel Almeida
Fotógrafo Still: Patrick Ferreira Oliveira da Silva
Assistente de Set: José Roberto Rodrigues
Elenco: Elaine Zulato, Jennifer Karakama, Paloma Nunes, Adriano Lameu, Bruno dos Santos, Agnaldo Siqueira, Daniel Silveira, David Anastácia
Contrarregra: Michael Coelho
Diretora de produção: Fabíola Andrade Lopes
Assistente de Produção: Bob Perônico

Produtora de som: Mandril Áudio
Atendimento: Kimani
Produção Executiva Som: Pedro Michelucci
Direção/Produção Musical: Johnny Bolzan
Sound Design/ Finalização: Bruno Pontalti
Coordenação de produção: Rodrigo Ramos

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Copa Energia cria hub de inovação e lança chamada para captar startups

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A Copa Energia, detentora das marcas Copagaz e Liquigás e líder de distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, na América Latina, criou o Copa Labs, um hub de inovação voltado para a modernização dos processos e melhoria da experiência do cliente. A nova área surgiu da necessidade de consolidar a empresa como referência de pioneirismo e inovação no mercado de GLP e no ecossistema de startups brasileiro, trazendo soluções alinhadas aos pilares estratégicos da companhia, às necessidades dos revendedores e clientes e garantindo a disseminação da cultura inovação para todas as unidades de negócio.

Em parceria com a Endeavor Brasil, o Copa Labs seleciona startups e scale-ups que possam contribuir com soluções para os desafios enfrentados pela distribuidora nas mais diversas áreas. Para desenvolver e testar soluções em parceria com a Copa Energia, as startups precisam se inscrever no site www.copaenergia.com.br/CopaLabs/Desafios. Foram estabelecidos quatro desafios no quais as candidatas devem se enquadrar: Processos Internos, GLP & Mercado, Renováveis & Adjacências e Outros. O último é destinado àquelas que não se encaixam nos quesitos propostos nas outras três categorias, mas que podem contribuir em demandas de outra natureza.

“A iniciativa foi desenvolvida para fomentar o ecossistema de startups e aportar investimentos naquelas que possam dar conta das necessidades dos setores da empresa. Atualmente, nós temos mais de 200 startups mapeadas e oito projetos piloto rodando na companhia, em menos de um ano”, explicou Otávio Thomé, gerente de Inovação, Transformação Digital e Novos Negócios da Copa Energia.

Um projeto piloto em curso na Copa Energia, ligado à disseminação dos valores da nova empresa, é a gamificação da jornada de cultura. Com a unificação das marcas Copagaz e Liquigás em uma nova companhia, surgiu a necessidade de reforçar os valores e o jeito de ser e fazer da Copa Energia. Com a iniciativa, o time espera engajar os colaboradores, por meio de um jogo de perguntas e respostas virtual, em uma jornada de conhecimento e aprofundamento na nova cultura.

O desenvolvimento da cultura de inovação dentro empresa é um dos pilares da nova área. Uma das finalidades do hub é fornecer capacitação aos colaboradores e transformar a cultura da empresa. “A modernização acontece de dentro para fora. Precisamos, antes de tudo, alterar a forma como o fluxo interno está estabelecido. Um levantamento interno apontou que 60% das demandas estão relacionadas à digitalização dos processos. É o principal desafio a ser vencido”, afirma Otávio Thomé.

Para mapear precisamente as oportunidades da empresa e implantar as melhorias necessárias, foi criado um time com 21 integrantes de todas as áreas que são responsáveis por reunir os desafios de seu setor e relatá-los à equipe do hub de inovação. “Criamos os Copa Makers para termos dimensão dos desafios e enfrentá-los estrategicamente. São realizadas reuniões regulares com o grupo para discutirmos as soluções, além da elaboração de eventos, treinamentos e atividades para disseminar a cultura de inovação”, finalizou Thomé.

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CNN suspende realização de debate entre candidatos à Presidência; Lula e Bolsonaro não confirmaram presença

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Divulgação


A CNN Brasil suspendeu a realização do debate com os candidatos à presidência da República que estava programado para o dia 6 de agosto. A decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não confirmaram as presenças de ambos.

Sem os dois candidatos que estão à frente nas pesquisas realizadas por institutos de opinião, o encontro não refletiria o atual cenário da corrida presidencial.

A CNN reforça seu interesse em estimular o amplo debate entre os postulantes à presidência e considera fundamental que eles se comprometam com o comparecimento para prestar informações aos eleitores tendo como objetivo único o fortalecimento da democracia brasileira.

Em paralelo, a CNN analisa a possibilidade de formar um pool com veículos de comunicação de credibilidade para que o evento seja realizado. As premissas para a definição deste formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado.

Enquanto as negociações com partidos e veículos acontecem, a CNN segue com sua ampla cobertura eleitoral já programada.

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Linktree lança aplicativo próprio para aumentar a conexão entre criadores e suas audiências

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A Linktree, empresa líder da categoria ‘link na bio’, está lançando seu novo aplicativo para iOS e Android para otimizar e agilizar o gerenciamento do perfil pelos usuários, promovendo assim mais tempo livre para que eles invistam em suas criações. O lançamento do aplicativo é mais um marco da empresa à medida que avança para ir além da categoria ‘link na bio’ em que é líder. Recentemente, foram lançados o Linktree Marketplace, com acesso a diversos aplicativos e integrações, além da NFT Gallery, novo recurso relacionado à web3.

Com a maioria dos cadastros e logins dos mais de 25 milhões de usuários do Linktree globalmente sendo feitos a partir de um dispositivo móvel, a empresa reconheceu a necessidade de criação de um aplicativo. Sendo assim, incluir o Linktree onde os usuários passam a maior parte do tempo e as comunidades interagem foi um passo orgânico do negócio para valorizar uma experiência mobile-first. O aplicativo permite que os usuários atualizem seus links com menos cliques, otimizando os processos e diminuindo a distância entre criadores e suas audiências.

Atuando como uma porta de entrada para conectar as muitas facetas do universo digital de um indivíduo, o aplicativo servirá como uma espécie de lar onde os criadores podem realmente conectar a sua essência e divulgar suas paixões. O app foi projetado para reduzir o tempo que os usuários gastam atualizando seu perfil e, em vez disso, passarem mais tempo criando seus conteúdos. Seja atualizando o tema do Linktree para combinar com o humor ou projeto atual, seja acessando a página de análise para otimizar canais e conteúdos que estão convertendo vendas e pagamentos, a comunidade de criadores do Linktree agora está muito mais acessível.

Os benefícios do aplicativo para os criadores são:
• Compartilhamento: os recursos do aplicativo permitem aos usuários compartilharem os conteúdos de forma mais rápida e fácil, como incorporar uma nova música do Spotify no perfil Linktree e até promover um vídeo exclusivo do YouTube.
• Monetização: os usuários podem aproveitar o Linktree para direcionar tráfego e gerar engajamento e também monetizar suas paixões, vendendo produtos e serviços, coletando dicas e doações, gerando leads e muito mais.
• Crescimento: os criadores podem aumentar seus seguidores conectando todas as suas redes sociais em um só lugar, para que seus fãs possam – em uma única plataforma – ter acesso a todos os canais e se inscrever em seus mailings.
• Personalização: é possível projetar seu Linktree com temas, planos de fundo personalizados, botões estilizados, fontes, cores e muito mais para se adequar à marca e ao estilo do usuário.
• Analise: com acesso a métricas de tráfego e conversão, os criadores podem rastrear picos de cliques em links e conhecer seu público. Eles podem, ainda, visitar a página de análises para entender o que está funcionando, quais canais e conteúdos estão convertendo, rastrear vendas e pagamentos, bem como ampliar o sucesso de seu Linktree completamente.
“Estamos entusiasmados em lançar o aplicativo do Linktree à medida que continuamos a ampliar a categoria ‘link na bio’, oferecendo aos criadores novas maneiras de vincular tudo o que eles são, onde quer que estejam. Eles poderão configurar e gerenciar seus perfis em qualquer lugar, tudo a partir de seus dispositivos móveis, tornando os processos mais rápidos e fáceis. O aplicativo Linktree é a atualização mais recente que atende às necessidades dos nossos usuários que estão em constante evolução.” pontua Alex Zaccaria, CEO e cofundador da marca.

O lançamento do aplicativo vem logo após os anúncios recentes da empresa, incluindo o Linktree Marketplace, a NFT Gallery e a nova estratégia da marca à medida que a plataforma se reinventa como uma ferramenta de auto-expressão, descoberta, conexão e comunidade além do ‘link na bio’.

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