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Indicações para o Prêmio “Sim à Igualdade Racial 2020” estão abertas

Iniciativa do ID_BR, Instituto Identidades do Brasil, evento vai reconhecer os principais nomes e iniciativas em prol da igualdade racial no Brasil

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Reprodução

As indicações para o Prêmio “Sim à Igualdade Racial 2020” já estão abertas. Iniciativa do Instituto Identidades do Brasil, o ID_BR, a premiação busca reconhecer os principais nomes e instituições que atuam em prol da igualdade racial no Brasil. A premiação, que marca a terceira edição do evento, será realizada no dia 19 de maio no Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro, e terá transmissão digital do GNT.

O Prêmio possui 11 categorias, divididas entre os pilares de educação, empregabilidade e cultura. Dez delas podem receber indicações populares através do site do evento até o dia 13 de fevereiro. A proposta da premiação é que todos possam indicar uma pessoa e/ou empresa que seja um agente da mudança na questão da igualdade racial. A expectativa do ID_BR é receber cerca de 5.000 indicações.

Após as indicações, o ID_BR fará uma curadoria dos nomes, dividindo-os em suas respectivas categorias. Na sequência, os finalistas serão enviados para um júri especializado, formado por pessoas de conhecimento notório em cada pilar, que definirá os vencedores e vencedoras. Cada júri conta com cinco pessoas. Apenas a categoria “Representatividade em novos formatos” é decidida por voto popular, algumas semanas antes da data do evento. Neste caso, a banca define quatro finalistas e o público vota.

Entre os vencedores da edição de 2019 estão nomes como Tia Maria do Jongo, as jornalistas Flavia Oliveira e Maju Coutinho, o influenciador digital Yuri Marçal e o antropólogo Kabengele Munanga, além de projetos como UNEAFRO e Afrogooglers.

Conheça as categorias do Prêmio “Sim à Igualdade Racial” 2020

Pilar Cultura

·         Arte em movimento

Cantores, produtores culturais/musicais e artistas negros e indígenas que geram impacto social com o seu trabalho e relevância para o seu grupo racial.

·         Destaque Publicitário

Agências e empresas que produzem peças e filmes que tratem da temática racial. As peças deverão ter sido lançadas em 2019.

·         Raça em Pauta

Pessoas que pautam com frequência e relevância assuntos de temática racial. Podem ser jornalistas, colunistas, produtores de conteúdo, apresentadores, de qualquer cor ou raça.

·         Representatividade em Novos Formatos

Influenciadores digitais negros e indígenas, sejam eles youtubers, blogueiros, instagrammers, facebookers ou expoentes das demais redes sociais. 

Pilar Educação

·         Educação e Oportunidades

Iniciativas que buscam promover a Igualdade Racial por meio da educação, criando novas formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado.

·         Inspiração

Pessoas negras e indígenas que, por meio do seu trabalho, inspiram outros negros e indígenas a criarem narrativas. Esta categoria também tem o objetivo de homenagear grandes nomes que se tornaram referência de representatividade no Brasil, independentemente da área de atuação.

·         Intelectualidade

Grandes pensadores, escritores, doutores e estudiosos negros e indígenas sobre a temática racial.

Pilar Empregabilidade

·         Comprometimento Racial

Empresas que possuem práticas em prol da equidade racial, desde programas internos e grupos de trabalho até posicionamentos perante o público externo.

·         Liderança

Pessoas negras e indígenas que possuem status de liderança em suas áreas de atuação e são referência para o mundo corporativo.

·         Trajetória Empreendedora

Empreendedores negros e indígenas que possuem negócios inspiradores e de sucesso e que geram impacto no seu grupo racial.

·         Melhores práticas culturais étnico-raciais

Desenvolvida em parceria entre o Instituto Identidades do Brasil e o Great Place to Work (GPTW), autoridade global no mundo do trabalho. Voltada para empresas que preencheram o questionário étnico-racial desenvolvido pelo ID_BR em parceria com o GPTW

Instituto Identidades do Brasil

Criado em 2016, o Instituto Identidades do Brasil foi o responsável por criar a campanha “Sim à Igualdade Social”, que no ano seguinte deu origem ao Prêmio. Na época, a Diretora-Executiva do ID_BR Luana Génot teve a ideia de criar um modelo de negócio que estimulasse a diversidade étnico-racial do mundo corporativo.

“A ideia é que pudéssemos desenvolver ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade, com o objetivo de reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho. A criação do Prêmio “Sim à Igualdade Racial” foi uma forma de homenagearmos os agentes dessa mudança no Brasil, que são exemplos de engajamento, comprometimento e influência na causa”, afirma Luana.

As indicações podem ser feitas até o dia 13 de fevereiro pelo site http://idbr.simaigualdaderacial.com.br/indicacoespremiosim2020. O Prêmio “Sim à Igualdade Racial” acontece no dia 19 de maio no Fairmont Copacabana, no Rio de Janeiro.

Sobre o ID_BR

O Instituto Identidades do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da campanha “Sim à Igualdade Racial”, o IDBR desenvolve ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade, buscando reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objetivo dez da agenda 2030, da ONU, que reúne as 17 metas de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos.

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