Início Notícias Consumidor Bancos encerram transferências via DOC a partir de hoje (15/1)

Bancos encerram transferências via DOC a partir de hoje (15/1)

Além do DOC, as instituições também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC).

0

Hoje, segunda-feira, 15 de janeiro, marca o fim de uma era para as transferências bancárias no Brasil. As instituições financeiras associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerram a partir de agora a realização de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos métodos mais tradicionais de pagamento no sistema bancário nacional, aplicável tanto a pessoas físicas quanto a jurídicas.


Os agendamentos para transferências via DOC poderão ser efetuados até as 22h, e a extinção definitiva desse sistema está programada para o dia 29 de fevereiro. Essa data representa o prazo máximo para que os bancos processem as transferências já programadas, dando aos usuários um tempo adequado para se adaptarem às mudanças.

Além da descontinuação do DOC, as instituições financeiras também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), um tipo de operação exclusiva para empresas que utilizam o método para efetuar pagamentos de benefícios a seus funcionários.

 

Essa decisão, embora impactante, está alinhada com a evolução constante do setor financeiro, que busca simplificar e modernizar seus serviços. Para os usuários, é fundamental estar ciente das mudanças e explorar as alternativas oferecidas pelos bancos para realizar suas transferências de maneira eficiente e segura. Essa transição marca um novo capítulo no cenário bancário brasileiro, evidenciando a contínua transformação digital do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui