Início Livros Caminhando contra o vento: você é empreendedor, mas pode não saber

Caminhando contra o vento: você é empreendedor, mas pode não saber

Emerson de Almeida é o autor do livro “Caminhando Contra o Vento” onde conta a trajetória de 14 empreendedores que lutaram contra as incertezas para abrirem o próprio negócio

0

Apresentado a convidados, nesta semana, o livro “Caminhando Contra o Vento” no campus da Fundação Dom Cabral em Belo Horizonte (MG). O livro ilustra, por meio das histórias de empreendedores, como criar um negócio próprio que proporcione sustento para a família, saindo do desemprego e gerando autoestima, como a opção de milhares de homens e mulheres em todo o país. E para conhecer a jornada de algumas pessoas que decidiram não cruzar os braços e hoje são donas do seu próprio negócio, o livro reúne 14 histórias inspiradoras. O autor do trabalho é o professor Emerson de Almeida, cofundador da Fundação Dom Cabral (FDC), que há anos dedica sua vida ao tema. Disponível para venda online no site da Amazon, o livro também pode ser adquirido em livrarias físicas distribuídas em todo o Brasil.

“São verdadeiros heróis em um país que conceituados estudos internacionais reiteram ser adverso aos negócios, dificultando o empreendedorismo e a legalização de pequenos empreendimentos. A iniciativa dessas pessoas é tratada como um procedimento ilícito, sendo autuadas e chegando ao extremo de serem detidas. O que resta a destacar é a disposição dessas pessoas, investindo às vezes a pequena economia de uma vida, outras vezes recorrendo a um empréstimo, e, com coragem, esforço e dedicação, se tornarem independentes e construir uma nova vida. Algumas delas, inclusive, se tornaram referência em sua própria área”, conta o autor.

Segundo o autor as pessoas ouvidas para a produção do livro foram pessoas modestas, simples, que muitas vezes não tiveram acesso a escolaridade, mas que criaram negócios e venceram as dificuldades, entre elas o excesso de burocracia para se abrir um negócio no Brasil. Algumas características são apontadas no livro e que aparecem nos entrevistados. “Identificamos características sempre presentes nestas pessoas empreendedoras são elas: ter iniciativa, persistência, tenacidade, disposição para trabalhar, saber cativar o cliente e, sobretudo, gostar do que faz e gostar de gente”, afirma professor Emerson de Almeida.

O prefácio do livro foi escrito por Janete Ana Ribeiro Vaz, cofundadora e presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin. “Por meio de um texto envolvente, recheado de histórias de personagens reais, o professor Emerson passeia por todo o Brasil para nos mostrar o que leva as pessoas a empreenderem em diferentes atividades comerciais ou mesmo no empreendedorismo social. Os exemplos certamente vão impactar tanto quem já experimentou, quanto quem ainda sonha em abrir o próprio negócio”, escreveu a executiva.

Sobre o autor
Emerson de Almeida é cofundador e presidente da Diretoria Estatutária da Fundação Dom Cabral (FDC), da qual foi presidente executivo por 35 anos. Na sua gestão, a escola de negócios criou alianças internacionais, parcerias com empresas e sob sua liderança obteve a quinta posição no ranking de Educação Executiva do Financial Times, dentre as escolas que participam da avaliação. Recebeu por três vezes a Medalha da Inconfidência, a mais alta honraria do governo do Estado de Minas Gerais. Em 2020, liderou a criação do Centro Social Cardeal Dom Serafim (FDC) instituído com o objetivo de dar potência à educação social da FDC, um dos pilares da instituição. Autor de outros três livros, é torcedor do América Mineiro e produtor do vinho Gracias a la Vida, em terras Argentinas.

 

Caminhando Contra o Vento
Lançado pelo Grupo Editoral Alta Books, o livro aborda que o empreendedorismo não diz respeito apenas ao conceito econômico, mas sim uma questão de desenvolvimento social, tendo como prioridade o combate à pobreza, tema fundamental em um país como o nosso, diverso, de dimensões continentais e de desigualdades sociais gritantes, com urgência de serem endereçadas. O autor nos provoca a refletir de que tudo se inicia com o sonho, mas que é preciso transformar o sonho em ações. Nas primeiras páginas do livro, conhecemos a trajetória do autor, da sua família e de duas mulheres que não desistiram de vencer.

Serviço: Lançamento do livro “Caminhando Contra o Vento”, por Emerson de Almeida
Disponível para venda na Amazon e em diversas livrarias em todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui