Início Notícias LATAM transporta Arara-Azul-de-Lear ameaçada de extinção em missão de conservação

LATAM transporta Arara-Azul-de-Lear ameaçada de extinção em missão de conservação

Animal batizada de “Maria Eugênia” estava sob os cuidados do Zoológico de São Paulo e foi enviada ao Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte para o Programa de Conservação coordenado pelo CEMAVE/ICMBIO

0
Divulgação

Com o intuito de parear e conservar a espécie ameaçada de extinção, Maria Eugênia, fêmea de arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) recebeu um novo lar nesta quinta-feira (28) após ser transportada gratuitamente de São Paulo/Congonhas para Belo Horizonte/Confins pelo Avião Solidário. Há mais de 10 anos, o programa da LATAM coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes.

A ave chegou ao Zoológico de São Paulo ainda jovem em 2006 por uma apreensão da Polícia Federal e agora foi encaminhada ao Jardim Zoológico de Belo Horizonte para o pareamento com um macho adulto, uma vez que a espécie, endêmica da caatinga baiana, está classificada como Em Perigo (EN) de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) com uma população de aproximadamente 2200 aves em vida livre.

A arara-azul-de-lear faz parte do programa de conservação coordenado pelo CEMAVE/ICMBIO com o objetivo de estabelecer uma população de segurança para reserva genética e com casais reprodutores para subsidiar o programa de revigoramento populacional na Região do Boqueirão da Onça, na Bahia.

Maria Eugênia foi embarcada pela LATAM Cargo em um voo direto que partiu de São Paulo/Congonhas às 12h45 e pousou em Belo Horizonte/Confins às 14h05. O transporte aéreo, resultante do acordo de cooperação entre a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil-AZAB e a LATAM, foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 600 quilômetros entre as duas instituições, reduzindo para 1h20 um percurso que levaria mais de nove horas via terrestre, gerando estresse e cansaço desnecessários ao animal.

 

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

Com o transporte da arara-azul-de-lear, chega a 57 o número de animais transportados gratuitamente no Brasil em 2023 pelo Avião Solidário da LATAM para preservar suas espécies e contribuir com os ecossistemas brasileiros.

Em 10 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes ONGs no Brasil, como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui