Início Notícias Sebrae divulga vencedores do 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo etapa Rio de...

Sebrae divulga vencedores do 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo etapa Rio de Janeiro

Evento aconteceu na sede do Sebrae Rio

0
Divulgação

Considerado o maior prêmio do jornalismo empreendedor realizado no Brasil, a 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – etapa estadual Rio de Janeiro, foi realizada pelo Sebrae Rio na noite desta sexta-feira, dia 15, na sede da instituição. Dos 105 trabalhos inscritos – nas categorias vídeo, texto, fotojornalismo e áudio, 10 foram selecionados pelo júri estadual e além da premiação local, que conta com placas e vouchers para aquisição de equipamentos. Em 2023, houve um aumento de 42% do número de inscrições em relação ao ano passado. Os vencedores da etapa Rio de Janeiro foram: Ana Carolina Diniz, O Globo; Arlete Heringer, TV Globo; e Jorge Ramos, Rádio Roquette Pinto. Os primeiros lugares nas categorias de áudio, texto e vídeo estão automaticamente classificados para a etapa Regional Sudeste, podendo chegar a concorrer com os melhores de cada região, na etapa Nacional, em Brasília.

“O Sebrae valoriza muito o trabalho da imprensa em geral. Mas, pela nossa missão de apoiar o empreendedorismo, temos especial reconhecimento aos profissionais voltados para o mundo dos pequenos negócios. Não preciso me aprofundar sobre a importância desse segmento na criação de emprego e renda. E como o jornalismo pode contribuir para isso” garante Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.

A noite de homenagens contou com todos os jornalistas finalistas e seus respectivos editores e gerentes de jornalismo. Participaram equipes dos jornais da TV Globo, GloboNews, TV Rio Sul, Rádio Roquette Pinto, Revista DiverCidades, UOL, O Globo e A Voz da Serra.

Na categoria Fotojornalismo, a finalista foi a matéria “Jovens Empreendedores”, da Revista DiverCidades. Bianca Costa falou da importância da premiação para os veículos do interior. “Esse é o primeiro prêmio que a revista recebe, além disso, é muito importante profissionalmente para mim como empreendedora e fotógrafa. Tenho um sentimento de realização em poder contar histórias de quem empreende em Macaé. Sabemos que empreender não é fácil, mas sinto que esse prêmio fortalece o nosso caminho nessa jornada do empreendedorismo”.

Na categoria Vídeo, a reportagem campeã foi “A Força do Coletivo”, da TV Globo. Gisele Machado disse sobre a satisfação que a equipe teve em produzir o conteúdo. “O programa reuniu novas iniciativas pelo Brasil com mulheres e jovens empreendedores. Essa experiência foi duplamente satisfatória, por termos trabalhado com tantas pessoas espalhadas pelo país. Assim, pudemos conhecer histórias de pessoas buscando empreender, procurando conhecimentos, encontrando maneiras de ganhar o seu dinheiro e falando sobre amor-próprio. Quando a pessoa investe em si, ela quer se amar”.

Na categoria Texto, a reportagem ganhadora foi “Letramento e ancestralidade estimulam o afroempreendorismo”, do Jornal O Globo. Ana Carolina Diniz explicou como surgiu a ideia da pauta. “Essa matéria fez parte de uma série de reportagens para o Dia da Consciência Negra. Cubro empreendedorismo há muito tempo e fiquei responsável por conta histórias de empreendedores. Cinquenta e seis por cento da nossa população é negra, e esses empreendedores são os que mais enfrentam dificuldades na obtenção de crédito. Mostramos pessoas que conseguiram vencer apesar das dificuldades. Muitos negócios estão usando a ancestralidade para gerar novos negócios. É uma felicidade ter ganho e tido a oportunidade de dar voz a esses empreendedores”.

Na categoria Áudio, a matéria vencedora “Entrevista com Tião Santos – Lixo Extraordinário”, foi da Rádio Roquette Pinto. Jorge Ramos contou como foi a entrevista. “O compromisso de uma emissora pública é o povo. Fico emocionado ao lembrar sobre a história vencedora. A pessoa nasceu em um lixão e o seu trabalho era recolher o lixo. Com o passar do tempo, ele passa a representar toda essa categoria, buscando uma melhora na sua qualidade de vida. Ao longo do nosso bate-papo, ele não centralizou apenas no eu individual. Ele sempre buscou o coletivo. Essa história virou uma lição de vida, que vou passar esses ensinamentos aos meus filhos e netos”.

O tema central da 10ª edição do PSJ é “a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A iniciativa contempla conteúdos que abordam temáticas relacionadas à atividade empreendedora no Brasil, como inovação, digitalização, acesso a crédito, startups, entre outros.
Além das quatro categorias tradicionais (Texto, Áudio, Vídeo e Foto), este ano haverá uma premiação especial voltada ao tema “Empreendedorismo Social”, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo (escolhido entre os vencedores nacionais de cada categoria). Na última etapa, as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul serão representadas na grande final. Na etapa Nacional, os ganhadores receberão equipamentos de trabalho (notebook e/ou celular de última geração).

 

Confira os vencedores:
Prêmio Sebrae de Jornalismo – 10ª edição Etapa Estadual – Rio de Janeiro
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
– 1º lugar:
Matéria: Letramento e ancestralidade estimulam o afroempreendorismo
Veículo: O Globo
Representante do trabalho: Ana Carolina Diniz
Equipe: Alexandre Rodrigues

– 2º lugar:
Matéria: Empreendedoras se unem para se fortalecerem
Veículo: A Voz da Serra
Representante do trabalho: Christiane Coelho

– 3º lugar:
Matéria: Hotel no Rio só contrata pacientes do Caps: ‘Meu transtorno não me define’
Veículo: UOL
Representante do trabalho: Fabiana Batista

CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO
– 1º lugar:
Matéria: A Força do Coletivo
Veículo: TV Globo
Representante do trabalho: Arlete Heringer
Equipe: Patricia Casanova / Carlos de Lannoy / Lariza Relvas / Gisele Machado / Alex Monteiro / Ana Dorneles / Ana Flavia Pinheiro / Carla Suzanne / Cleriston Santana / Camila Marinho / Patricia Trigueiros / Luciano Ribeiro / Rodrigo Nogueira / Andre Ramos / Raphael Rodrigues / Adriano Ferreira / Neto Lima / Tiago do Carmo / Jeová Luz / Anna Paula Ferreira

– 2º lugar:
Matéria: Veja como funcionam as ‘dark stores’, setor impulsionado pela pandemia
Veículo: GloboNews
Representante do trabalho: Mateus Marques
Equipe: Flávia Freitas, Priscilla Moraes

– 3º lugar:
Matéria: Copo Vivo
Veículo: TV Rio Sul
Representante do trabalho: Rosa Costa
Equipe: Bruno Monteiro, Sebastião Menezes

CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO
– 1º lugar:
Matéria: Entrevista com Tião Santos – Lixo Extraordinário
Veículo: Rádio Roquette Pinto
Representante do trabalho: Jorge Ramos
Equipe: Alice da Silveira

– 2º lugar:
Matéria: Global Experience, Exportando!
Veículo: Rádio Roquette-Pinto
Representante do trabalho: Claudia Barcellos
Equipe: Vitoria Beatriz

– 3º lugar:
Matéria: Entrevista com Ana Brittis, curadora e produtora do projeto “Olhares Cariocas”
Veículo: Rádio Roquette-Pinto
Representante do trabalho: Alice Silveira
Equipe: Amanda Ferreira

CATEGORIA FOTOJORNALISMO

Trabalho classificado
Matéria: Jovens Empreendedores
Veículo: Revista DiverCidades
Representante do trabalho: Bianca Costa
Equipe: Renato Palmisciano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui