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Valor Econômico lança Curso de Jornalismo Econômico com inscrições abertas

Jornalistas recém-formados têm até 20 de agosto para entrar no processo seletivo; aulas presenciais começam em outubro

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Reprodução/Site

Estão abertas as inscrições para o Curso Valor de Jornalismo Econômico 2023. São 25 vagas para jornalistas formados desde o início de 2018 ou com expectativa de conclusão do curso em 2023, que participarão gratuitamente de seis semanas de aulas presenciais sobre temas do universo do jornalismo econômico, na redação do Valor Econômico, em São Paulo. Os interessados têm até o dia 20 de agosto para fazer o cadastro no site. O processo seletivo inclui prova de múltipla escolha, redação e entrevista.

A iniciativa, a primeira do veículo desde 2011, tem por objetivo formar e identificar novos talentos do jornalismo econômico. As aulas, que terão início em 9 de outubro e terminam em 17 de novembro, serão ministradas por um time que combina jornalistas da casa e professores e palestrantes considerados referência em suas áreas de atuação.


Para cada tema os alunos terão aulas mais técnicas com esses especialistas, seguidas de uma apresentação e treinamento prático de como o Valor Econômico faz a cobertura daquele assunto.

O curso proporcionará aos jornalistas selecionados uma imersão de seis semanas em torno de quatro blocos temáticos: macroeconomia, empresas e negócios, finanças e investimentos e políticas públicas.

Dentro desses temas, o treinamento será organizado em aulas e palestras voltadas a desenvolver habilidades técnicas, como aprender a navegar e criar bases de dados de contas públicas, de indicadores macroeconômicos e a interpretar balanços financeiros, mas que também terá entre as prioridades promover um aprendizado a partir das experiências dos jornalistas da casa e momentos de inspiração com grandes nomes do universo das finanças e dos negócios.

Além de palestras e conversas com o diretor-geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, Frederic Kachar, e com a diretora de redação do Valor Econômico, Maria Fernanda Delmas, os alunos terão aulas também com editores-executivos, editores e repórteres especiais do veículo, entre outros jornalistas da casa, que compartilharão seus conhecimentos sobre a cobertura de temas tradicionais como PIB, Copom, mercado de capitais, balanços, investimentos, e outros mais novos e transversais como ESG, cripto e inteligência artificial.

Fazem parte do programa também temas como jornalismo de dados, SEO, noções de matemática financeira, técnicas de entrevista, oficinas de texto e uma visão do negócio do jornalismo e da mídia na era digital.
“Será uma grande oportunidade compartilhar nossa experiência com jovens jornalistas, mas também ouvir suas ideias sobre novas abordagens e uso da tecnologia para a produção de notícias”, afirma a diretora de redação do Valor.

O projeto do Curso Valor de Jornalismo Econômico está sendo conduzido internamente pelos editores-executivos Fernando Torres e Catherine Vieira, além de Edward Pimenta, gerente-executivo do G.Lab, estúdio de branded content da Editora Globo, e pela área de recursos humanos da empresa, liderada pela gerente-geral Andressa Motta.

A coordenação do curso ficará a cargo de Ligia Guimarães, jornalista que trabalhou na editoria de Brasil do Valor por seis anos e nos últimos cinco anos foi editora da BBC News Brasil. Ela também é mentora de negócios digitais do International Center For Journalists (ICFJ) e fellow do programa de jornalismo sobre primeira infância do Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia.

“Programas para jornalistas recém-formados são sempre uma porta de entrada para quem sonha com uma carreira no jornalismo, mas também uma excelente oportunidade de as empresas se renovarem e aprenderem com novos talentos”, afirma Ligia, que diz que o objetivo do curso é também provocar os jornalistas a pensar sobre o futuro da profissão, que enfrenta inúmeros desafios em meio à desinformação, ao avanço da inteligência artificial e à necessidade de as empresas responderem a esses desafios com inovação e consciência social.

 

As inscrições poderão ser feitas pelo site do curso, e o processo seletivo envolverá quatro etapas: validação às cegas de currículos (análise que exclui informações pessoais sobre os candidatos para evitar vieses, mas checa se o candidato ou candidata atende aos critérios de ano de formatura e se o curso é de jornalismo), teste de múltipla escolha de conhecimentos gerais e econômicos, raciocínio lógico e língua portuguesa (remoto); redação (remoto) e entrevistas presenciais e remotas.

Enel, Mercado Pago e Microsoft são patrocinadores do curso.

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