Início Notícias Governo decreta ponto facultativo para torcer pela Seleção na Copa do Mundo...

Governo decreta ponto facultativo para torcer pela Seleção na Copa do Mundo Feminina

Documento dita que expediente terá início em até duas horas após o fim das partidas. Orientações valem para administração direta, autarquias e fundações, na primeira fase da competição

0
Foto: Mariana Raphael/MEsp

A portaria que estabelece orientações relativas ao expediente nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023 foi publicada nesta segunda-feira (18.07). A norma, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, oficializa a adoção do ponto facultativo a servidores federais quando houver partidas. A competição terá sede na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.


O documento estabelece orientações a órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional relativas ao expediente em dias de jogos da Seleção, como servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários.

A norma permite que os funcionários se ausentem e cheguem ao trabalho em até duas horas depois do fim dos jogos. Nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente se iniciará às 11h, horário de Brasília. Nos dias em que os jogos forem às 8h, o a jornada começará às 12h.

A compensação das horas não trabalhadas será no período de 1º de agosto a 29 de dezembro de 2023. É a primeira vez que será implementado o ponto facultativo durante o campeonato feminino. Essa prática normalmente é adotada em dias de jogos da Seleção Masculina.

“Estamos focados em dar visibilidade ao futebol feminino. O ponto facultativo é sobre dar a mesma importância para a seleção feminina que tem a seleção masculina. É um novo tempo que o governo do presidente Lula traz, em um momento que o Brasil precisava”, declarou a ministra do Esporte, Ana Moser.

A estreia do Brasil na 9° edição da Copa do Mundo Feminina da Fifa será dia 24 de julho, às 8h, horário de Brasília, contra o Panamá. A Seleção está no grupo F, que conta ainda com França e Jamaica.

Atual e tetracampeã, a seleção dos Estados Unidos está no grupo E, com Vietnã, Holanda e Portugal. O Mundial tem partidas em nove cidades da Nova Zelândia e da Austrália. É é a primeira vez que o evento será realizado no Hemisfério Sul.

https://open.spotify.com/show/4khMKzP3FgFRWVwb73xicc?si=252fe5bff2b34909

 

Essa é a maior Copa Feminina de todos os tempos, porque será a primeira edição com 32 países participantes. Antes eram 24 seleções. O formato será igual ao do torneio masculino: oito grupos de quatro países, em que os dois primeiros se classificam para as próximas fases, de mata-mata.

CidadeMarketing com informações da MEsp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui