Início Notícias Após renuncia, Petrobras recebe indicação de Prates para exercer o cargo de...

Após renuncia, Petrobras recebe indicação de Prates para exercer o cargo de Presidente

João Henrique Rittershaussen assume interinamente o cargo de Presidente da Petrobras

0
Unidade de hidrotratamento da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC). Divulgação

Caio Paes de Andrade renunciou ao cargo de Presidente da Petrobras para integrar governo de São Paulo abrindo espaço para o conselho administrativo analisar a indicação do senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Segue nota da Petrobras sobre os fatos:

“A Petrobras informa que recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia, na data de hoje, informando que o Senhor Jean-Paul Terra
Prates será indicado para exercer o cargo de Presidente e de membro do Conselho de Administração da Petrobras.

De acordo com o ofício, o nome do Senhor Jean-Paul Terra Prates foi encaminhado à Casa Civil da Presidência da República, conforme dispõe o Decreto 8.945, de 27 de dezembro de 2016, e tão logo a documentação seja analisada e retorne ao Ministério das Minas e Energia, será encaminhada à Petrobras.

A indicação, após efetivada, será submetida ao processo de governança interna, observada a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Elegibilidade, nos termos do artigo 21, §4º, do Decreto 8.945/2016, alterado pelo Decreto 11.048/2022.

Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.”

Sobre a nomeação de Rittershaussen para o cargo de Presidente:

“A Petrobras informa que seu Conselho de Administração, em reunião levada a efeito nesta data, aprovou o encerramento antecipado do mandato do Sr. Caio Mário Paes de Andrade como Presidente da Petrobras, com efeitos a partir de hoje.

Em decorrência da vacância do cargo, o Presidente do Conselho de Administração nomeou como Presidente interino da companhia o Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, com base no §4º do art. 27 de seu Estatuto Social, até a eleição e posse de novo Presidente nos termos do art. 20 do Estatuto Social.

A Petrobras informa também que o Sr. Caio Mário Paes de Andrade renunciou hoje ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia.

João Henrique Rittershaussen é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e em engenharia de petróleo pela Petrobras, com MBA em Gestão de Negócios pela Coppead (UFRJ) e Advanced Management Program pela Insead (Institut Européen d’Administration des Affaires) na França. Atua na Petrobras há 35 anos, ocupando diversas funções gerenciais. Atuou como Gerente Executivo, ocupando a Gerência Executiva de Sistemas de Superfície e em de novembro de 2018 tornou-se Gerente Executivo de Sistemas de Superfície, Refino, Gás e Energia, área que responde pela construção dos novos ativos da companhia nas áreas de E&P e RGN.

Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui