Início Notícias Especial Arte1 aborda o legado da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz

Especial Arte1 aborda o legado da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz

O Especial Arte1 vai ao ar todos os domingos, às 21h30, no canal Arte1.

0

O canal Arte1 exibe neste domingo (4), às 21h30, o Especial Arte1 dedicado à trajetória da lendária Companhia Cinematográfica Vera Cruz, hoje Pavilhões e Estúdios São Bernardo do Campo. O Especial Arte1 desta semana destaca como a empreitada de Franco Zampari e Ciccilo Matarazzo, iniciada em 1949, segue reverberando pelas telas brasileiras até os dias de hoje.

O pesquisador e documentarista Sérgio Martinelli e a historiadora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, especialistas quando o assunto é Vera Cruz, refletem como a ambiciosa vontade de instaurar a indústria cinematográfica e uma escola voltada às telonas atingiu seu ápice no curto período de cinco anos. Os entrevistados também comentam como, mesmo com a bancarrota, a companhia permanece não só no imaginário popular como construiu um legado para se pensar o país e a sétima arte.

Já o documentarista Celso Sabadin destaca a relação de sucesso entre Amácio Mazzaropi e Vera Cruz, e o crítico de cinema Inácio Araújo pensa a qualidade dos filmes produzidos no período, com um olhar especial para o filme “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, clássico inconteste que permitiria imaginar uma produção tipicamente brasileira com inspiração hollywoodiana e europeia. Além de Mazzaroppi e Lima Barreto, passaram pelo Vera Cruz estrelas nacionais como Ruth de Souza, Tonia Carrero, Anselmo Duarte, Adoniran Barbosa, Renato Consorte e Eliane Lage.

Os Pavilhões e Estúdios São Bernardo do Campo, o maior espaço para produção audiovisual da América Latina, estão mais operantes do que nunca, recebendo produções de canais de televisão, plataformas de streamings e grandes eventos do entretenimento.

O Especial Arte1 vai ao ar todos os domingos, às 21h30, no canal Arte1. E segue com reprises ao longo da semana: terças, às 12h30; quarta, às 14h30; quinta, às 19h, e sábado às 19h30.

Estreia: Domingo (4/12), às 21h30
Reprises: 6/12, às 12h30; 7/12, às 14h30; 8/12 às 19h; e 10/12, às 19h30

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui