Início Notícias Turkish Airlines assina Declaração Global para uso de Combustível Sustentável de Aviação

Turkish Airlines assina Declaração Global para uso de Combustível Sustentável de Aviação

Com intuito de incentivar a redução das emissões de carbono na aviação, a companhia apoia a Global SAF Declaration

0
Turkish Airlines opera voos diretos entre o Brasil e a Turquia – Crédito: Divulgação


A Turkish Airlines continua apoiando o desenvolvimento de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF – Sustainable Aviation Fuel), que desempenham um papel fundamental na redução das emissões de carbono. A companhia, que passou a utilizar o combustível sustentável ativamente em suas operações a partir de 2022, enfatizou a importância do assunto para a empresa ao assinar a Declaração Global SAF.

A declaração representa a colaboração entre parceiros dos ramos da aviação, da engenharia aeroespacial e da produção de combustível e tem como objetivo descarbonizar completamente o combustível de aviação. A companhia aérea pretende aumentar o uso do combustível sustentável para níveis mais altos, consoante a viabilidade técnica, regulatória, de segurança e financeira.

Sobre o assunto, o Diretor de Investimentos e Tecnologia da Turkish Airlines, Levent Konukçu, afirmou: “Reduzindo significativamente suas emissões com a inclusão de aeronaves de nova geração em sua frota, otimizações operacionais e aplicações de economia de combustível de alto nível, a Turkish Airlines continuará seu apoio e investimento para combustíveis de aviação sustentáveis”.

O Diretor Comercial da Airbus International, Christian Scherer, destacou: “A Airbus está totalmente comprometida com o desenvolvimento de uma indústria de aviação sustentável, em toda a cadeia de valor, que reduzirá o impacto ambiental dos voos. A Declaração apoia exatamente isso e hoje, a Turkish Airlines tem respondido ao chamado para se juntar a esta iniciativa, inscrevendo-se para trabalhar com todas as partes interessadas em nossa jornada em direção a aeronaves de emissão zero. Estou orgulhoso que a Turkish esteja demonstrando seu compromisso neste empreendimento.”

Já a Diretora de Tecnologia da Rolls-Royce, Grazia Vittadini, declarou: “Trabalhar em conjunto com nossos parceiros do setor em toda a cadeia de valor para incentivar a adoção de combustíveis de aviação sustentáveis é uma parte fundamental da estratégia de sustentabilidade da Rolls-Royce. Saudamos o compromisso da Turkish Airlines em assinar a Declaração SAF e por seu apoio a esta importante iniciativa. Ao assinar este acordo, a companhia aérea também deu um sinal claro de que a Turkish está totalmente por trás do impulso e da colaboração necessários para uma transição bem-sucedida para um futuro mais sustentável para a aviação global”.

Com início das operações com combustível sustentável em 2022 na rota Aeroporto de Istambul – Paris Charles De Gaulle, a Turkish Airlines estendeu esse uso para Paris, Oslo, Gotemburgo, Copenhague, Londres e Estocolmo por um dia por semana. A companhia aéreas globais pretendem aumentar as frequências e destinos atendidos com combustível de aviação sustentável no futuro. Mais ainda, o combustível de aviação sustentável registra uma redução de até 87% nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com o querosene tradicional.

Além disso, a Turkish Airlines coopera com universidades no auxílio à pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis, na intenção de reduzir o uso de combustível fóssil na aviação. O projeto Bio-Jet Fuel Project baseado em microalgas (MICRO-JET) está sendo realizado com a Universidade de Boğaziçi e apoiado pela TUBITAK (Instituição de Pesquisa Científica e Tecnológica de Türkiye). Após a conclusão bem sucedida do projeto, o objetivo será usar este biocombustível, que será obtido de fontes sustentáveis nos voos, após os testes de motor realizados pela Turkish Technic em 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui