No Brasil, dados apontam que o etarismo começa antes mesmo das pessoas chegarem à terceira idade. De acordo com uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2021, aproximadamente 20% dos brasileiros com 50 anos ou mais já se sentiram vítima de algum tipo de discriminação por estarem envelhecendo. Pensando nisso, o Boticário, a marca de beleza mais amada entre os brasileiros*, comemora seus 45 anos de história convidando o público maduro a celebrar suas trajetórias, vivências e aprendizados em uma campanha especial, que busca incentivar a criação de novas formas de interpretação da maturidade por meio da abertura de diálogos sobre autoconhecimento, liberdade e aceitação.
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Além de contribuir com o combate do etarismo, a campanha idealizada pela AlmapBBO, “O Tempo não me para. O Boticário 45 anos. É só o começo” traz em seu cerne a valorização dos aprendizados e conquistas após os 45. O objetivo é destacar a idade como uma oportunidade para novos começos, não apenas para as pessoas, mas também para O Boticário – que entra nessa nova fase de olho no futuro, se posicionando como uma marca que está sempre inovando, se renovando e evoluindo, assim como a sociedade. Para construir essa narrativa, a campanha conta com a participação de celebridades brasileiras engajadas na causa e que fomentam debates importantes sobre o envelhecimento sem julgamentos: as apresentadoras e jornalistas Fátima Bernardes e Maria Cândida, a cantora Pitty, e a atriz Cacau Protásio.
“No Boticário, temos o amor como um dos nossos principais pilares. Acreditamos que esse sentimento contribui — e muito — para uma sociedade mais justa e igualitária para todos e que, enquanto marca, temos um papel importante para fomentar o debate de temas sociais relevantes, como é o caso do preconceito baseado na idade”, afirma Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário. “Todas as nossas campanhas, ações e iniciativas buscam impactar positivamente as pessoas em torno das mudanças que queremos ver na sociedade. Queremos gerar conversas saudáveis e reflexões propositivas, movimento que permeia também a nossa relação com consumidores, colaboradores e parceiros”.
“Se eu dependesse do que dizem para mim, esse seria meu último ano (…) para escrever as músicas que sonhei, tocar os ritmos que imaginei, realizar tudo aquilo que pensei (…). Só alguns meses… É quanto falta para os meus 45. Mas eu não vou parar. Vou escrever músicas, gravar álbuns, fazer shows. Vou mudar, me reinventar, fazer o que EU quiser, quando bem entender. Porque o tempo…o tempo não me para. Não deixe ele te parar também”, é um trecho do vídeo-manifesto gravado pela Pitty, divulgado nesta segunda-feira (8). Os demais vídeos, gravados pelas demais personalidades da campanha, serão divulgados nos próximos dias.
Renata ressalta que as ações de comemoração de 45 anos têm como principal objetivo contribuir com a construção de uma perspectiva positiva sobre a maturidade, mostrando que recomeços são sempre possíveis independentemente da idade. “Queremos fortalecer cada vez mais nossas mensagens prioritárias, como o amor, a equidade racial e a igualdade de gênero e de idade – temas importantes não só para a marca, mas para uma sociedade mais justa para todos. Esse posicionamento é fundamental para impactar toda a nossa rede, entendendo o nosso papel e envolvendo o mercado na evolução necessária para essa transformação social”, finaliza.
Boticário, uma marca 45+
Em 1977, o farmacêutico Miguel Krigsner se instalou em uma portinha, numa rua secundária de Curitiba, cidade do Sul do Brasil. Chamou a pequena farmácia de manipulação de o Boticário, nome ideal para traduzir o espírito de alquimista capaz de colocar amor em potinhos. Desde o começo, “Dr. Miguel” percebeu que seu verdadeiro amor eram os cosméticos. Os primeiros que criou foram um creme à base de colágeno, um creme de elastina para estrias, um xampu e um banho de algas marinhas. O boca a boca foi poderoso, e de repente a farmácia passou a atrair cada vez mais apaixonados por aquelas formulações especiais. Logo veio o primeiro perfume, Acqua Fresca, lançado em 1979 e vendido em um frasco em formato de Ânfora, que hoje é o maior símbolo da marca.
O Boticário completa 45 anos com portfólio completo nas categorias de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. É a maior rede franqueada do país e está presente com pontos de venda em mais de 1650 cidades brasileiras, além de outros 15 países.
FICHA TÉCNICA
Anunciante: O Boticário
Agência: AlmapBBDO
Título: 45 anos
Produto: Institucional
Anunciante: O Boticário
CCO: Luiz Sanches e Pernil
Diretores de Criação: Rafael Gil e Rodrigo Almeida
Criação: Daniell Rezende, Igor Cabó, Pedro Hefs
RTV: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Bruna Rocha
Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Monique Costa, Nataly Barros e Pedro Miranda
Planejamento: Rita Almeida, Tiago Tateyama, Daniela Ferrari, Giovanna Schiavon, Maria Eduarda Menezes
Mídia: Everton Ulisses Maciel dos Santos, Ana Carolina da Silva, Willian Carvalho de Araujo
Artbuyer: Stephanue Biekarck
Banco de imagem: Getty Images e Shutter Stock
PRODUTORA DE IMAGEM:
Produtora: CINE
Diretora: Cris Vida
Direção de Fotografia: Andre Faccioli
Prod. Executivo: Raul Doria e Deo Borba
Assistente de prod. Executiva: Renata Jarud
Atendimento: Fernanda Mormanno e Jordana Ribeiro
Coordenador de produção e assistentes: Jair Costa e Roseli Sabino
Diretor de produção: Tatiana Ueda
Assistente de direção: Toni Diniz
Direção de arte: Gabriela Valverde
Prod. de objeto: Thais Torlize e Maria Helena Alvarenga
Finalização: CINE X
Finalizadora: Juliana Silva
Coordenador de pós: Lucas de Paula e Sergio Cicinelli
Coordenador de Ilha: Marcos Rodrigues
Montador: Rafael Mesquiara
PRODUTORA DE AUDIO:
Produtora de som: Antfood Music & Sound Design
Direção de Produção Musical: Lou Schmidt e Fernando Rojo
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Luis Bergmann e Vinicius Nunes
Produção Executiva: Christiane Rachel e Renato Castro
Coordenação: Monique Munhoz
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge, Pablo Homem de Mello e Tiago Lins
Aprovação: Alexandre Bouza, Renata Gomide, Marcela De Masi