Início Notícias MPT propõe salvaguardas para trabalhadores da CAOA em Jacareí (SP)

MPT propõe salvaguardas para trabalhadores da CAOA em Jacareí (SP)

Representantes da empresa devem consultar diretoria e retornar com posicionamento oficial na próxima segunda-feira, 23 de maio

260
0


Em audiência de mediação realizada na manhã dessa sexta-feira (20), o Ministério Público do Trabalho (MPT) apresentou para os representantes da empresa Caoa Chery uma proposta para reduzir o impacto social das possíveis demissões de mais de 400 trabalhadores da fábrica da empresa em Jacareí (SP). O encontro teve a participação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

Segundo informado pela empresa, a planta de Jacareí será provisoriamente fechada, resultando no desligamento dos trabalhadores que atualmente se ativam na linha de produção, com o objetivo de planejar um reposicionamento de mercado. A intenção da Caoa é reabrir a fábrica em meados de 2023, com foco na manufatura de carros elétricos.

Um acordo chegou a ser proposto pelo sindicato, de manter os empregados em sistema de lay-off, mas a empresa declinou dias depois. Na audiência, os representantes da Caoa afirmaram ao MPT que a concessão de lay-off esbarra em um “impedimento jurídico”, e que anuir a tal proposta representaria uma “fraude ao governo”.

Proposta – A procuradora Celeste Maria Ramos Marques Medeiros, que conduziu a mediação, propôs que a Caoa Chery pague aos trabalhadores demitidos uma indenização individual que inclua um período de 20 salários para quem sair no primeiro mês, com redução de um salário a cada mês até 15 salários para quem sair posteriormente.

A proposta também contém a manutenção dos planos de saúde, odontológicos e vale refeição por período não inferior a 18 meses; o compromisso da empresa em priorizar a contratação dos trabalhadores desligados quando houver o início da produção dos carros elétricos; o treinamento destes trabalhadores para a realização das atividades na nova planta; e a preservação das estabilidades legais e convencionais nos empregos.

A proposta será levada para apreciação da diretoria da empresa e uma nova audiência foi designada para a próxima segunda-feira, 23 de maio, às 15 horas.

Artigo anteriorNeutrox patrocina aniversário de 50 anos da Ivete Sangalo
Próximo artigoCasa Fiat De cultura promove ação inédita na bienal mineira do livro, com leitura acessível de obras de arte por meio do toque
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui