Início Notícias Brasil é o primeiro país a receber o programa global do Spotify...

Brasil é o primeiro país a receber o programa global do Spotify na América Latina

Liderados por jovens criadores negros e indígenas, projetos apresentam contos infantis, histórias reais da comunidade negra com HIV/AIDS, folclore amazônico e ficção afrofuturista

0


O Spotify anunciou o lançamento de quatro podcasts selecionados a partir da primeira edição do programa Sound Up no Brasil. Liderados por jovens criadores negros e indígenas, os projetos apresentam contos infantis, histórias reais da comunidade negra com HIV/AIDS no País, folclore amazônico e ficção afrofuturista. Duas estreias já estão marcadas: a primeira é nesta sexta-feira, dia 20, com Calunguinha – O Cantador de Histórias; e a segunda é Preto Positivo, no dia 9 de junho. Conheça os podcasts:

Calunguinha – O Cantador de Histórias
Criado por Lucas Moura, este Original Spotify apresenta 12 histórias cantadas para crianças inspiradas em importantes figuras negras do Brasil e do mundo, como Rei Malunguinho, João Cândido, Ganga Zumba, Xica Manicongo, Zeferina e mais. Os episódios contam com a narração de artistas da música e da dramaturgia brasileira como Lázaro Ramos, Zudizilla, Naruna Costa, Yuri Marçal, Aretha Sadick, Luedji Luna, Ícaro Silva, entre outros. Estreia nesta sexta-feira, dia 20. Escute o trailer aqui.

Preto Positivo
Primeiro podcast brasileiro focado em discutir sobre o universo da AIDS/HIV, este Original Spotify é um espaço aberto para falar sobre a convivência com o vírus sem tabus. Com 10 episódios, o podcast conta com depoimentos de pessoas da comunidade negra que estão inseridas neste contexto, incluindo os apresentadores Emer Conatus e Raul Nunnes, além de especialistas e convidados historicamente importantes para a causa. Estreia dia 9 de junho.

Pavulagem – Contos da Floresta
Criado pelo indígena e jornalista Maickson Serrão, este é um podcast de não ficção sobre histórias do folclore amazônico. Em cada um dos 12 episódios, a bordo de canoas e bajaras, este Original Spotify desbrava esse lado assustador, maravilhoso e desconhecido da floresta, que está registrado apenas nas memórias de alguns antigos moradores. Contadores da região Norte do Brasil guiam os ouvintes entre rios e matas: Chegou a hora de saber do Taú, do Patauí, da Macaca Guariba e de outros tantos seres encantados e misteriosos da maior floresta do mundo.

Zumbir
Neste Original Spotify, a criadora Samara Costa destaca contos de ficção afrofuturistas. Em formato híbrido, o podcast se divide entre audiodramas originais e entrevistas com convidados sobre as temáticas abordadas nos episódios narrativos. As histórias fictícias são ambientadas tanto em espaços sonoros fantásticos, mas também em realidades muito parecidas com a nossa.

O Brasil recebeu a primeira edição do Sound Up na América Latina em 2020. Desde o seu início em 2018, o programa Sound Up, do Spotify, ajudou criadores de comunidades sub-representadas a colocar o pé — e o microfone — na porta da podosfera. O objetivo do programa é diversificar as vozes no espaço de áudio, fornecendo oportunidades educacionais, recursos e acesso a especialistas do setor aos participantes para construir e estabelecer carreiras em podcasting e para que suas ideias de conteúdo se tornem programas de sucesso no universo do áudio. Quatro anos após sua criação, o Sound Up está presente em 12 mercados (Japão, Itália, Estados Unidos, LatinX, Índia, México, Austrália, Suécia, Reino Unido, Alemanha, Brasil e Argentina) e ajudou centenas de graduados a encontrar oportunidades na criação de podcasts.

Como funciona o Sound Up?
Em cada mercado, 10 participantes são selecionados para fazer parte do programa. Os criadores passam por uma experiência imersiva virtual ou presencial, na qual aprimoram sua narrativa, obtêm mais experiência na produção de áudio e têm a chance de desenvolver suas ideias. Após o término da sessão, os participantes continuam a receber apoio do Spotify durante todo o ano, enquanto criam um piloto profissional de sua ideia, que tem a oportunidade de se tornar um Original Spotify.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui