Início Notícias Rádio MEC FM apresenta conteúdos especiais para comemorar 39 anos

Rádio MEC FM apresenta conteúdos especiais para comemorar 39 anos

Gravações exclusivas marcam festejos pelo aniversário da emissora pública

0
Equipamentos da Rádio MEC nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação - EBC, no Rio de Janeiro. Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil


Para celebrar os 39 anos da Rádio MEC FM conhecida nacionalmente como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a emissora prepara uma série de produções temáticas para o público conferir nesta terça-feira, dia 10 de maio.

#VemOuvir

Presente no Rio de Janeiro em 99,3 MHz e em Brasília no dia 87,1 MHz, a Rádio MEC FM pode ser acompanhada pelos ouvintes de todo o país por streaming no aplicativo Rádios EBC e no site. A audiência tem a oportunidade de consumir o conteúdo sob demanda. A emissora ainda está presente nas redes sociais, no Spotify e no YouTube.

A programação especial tem destaque na faixa Concerto MEC, ao meio-dia, que traz uma seleção de registros próprios feitos no estúdio da MEC FM. As gravações reúnem raridades, entrevistas exclusivas e performances emocionantes mantidas no rico acervo da estação.

Já às 22h, a emissora pública reapresenta o espetáculo comemorativo de 35 anos da MEC FM, realizado em 2018, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Com presença dos ouvintes, o recital combina atrações que embalam um espetáculo histórico. O concerto mobilizou diversas personalidades que apreciam e atuam no gênero musical a que a rádio se dedica.

As produções especiais incluem, ainda, interprogramas que entram no ar de hora em hora na programação da rádio com os melhores momentos dos 39 anos da MEC FM. As obras resgatam apresentações preservadas no vasto acervo do veículo.

Sobre a emissora

Criada em 10 de maio de 1983, a MEC FM integra a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão de veículos públicos como a Rádio Nacional, a TV Brasil, a Agência Brasil e a Rádioagência Nacional, por exemplo.

A MEC FM surgiu a partir da Rádio MEC AM, primeira emissora do país e sucessora da Rádio Sociedade que completava 60 anos no ar em 1983. Fundada por personalidades da radiodifusão como Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, ainda teve a atuação de grandes nomes da comunicação nas décadas mais recentes como Lauro Gomes e Servio Tulio.

Genuinamente brasileira, a MEC FM leva ao ar compositores do país e do exterior de todos os tempos, mas privilegia os artistas nacionais. Consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita, a estação dedica 80% de sua programação ao repertório voltado para a música clássica e também contempla faixas para o jazz, a MPB e a música instrumental.

Entre conteúdos exclusivos, com transmissões ao vivo e a valorização do rico acervo preservado pela emissora, a MEC FM oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

Programas importantes como o Sala de Concerto foram pioneiros ao trazer artistas da música clássica para o estúdio da emissora. Outra atração marcante, Ópera Completa, é o mais antigo programa de música clássica do rádio brasileiro, no ar desde 1953.

Com novos formatos e transmissões marcantes, a MEC FM está presente na história da música clássica no país. A emissora tem registros de sabatinas e depoimentos de grandes nomes da cena artística brasileira da música erudita.

Esse laço histórico com os ouvintes reverbera até hoje. Atualmente, a programação da MEC FM conta com mais de 20 programas diários ou semanais, além de faixas para as obras musicais. A emissora também tem parcerias para produções e transmissões com a UFRJ, a Deutsche Welle, a BBC e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Programação especial da MEC FM – 39 anos
– 12h – Concerto MEC – seleção de gravações feitas no estúdio da MEC FM
– 22h – Especial – reapresentação do concerto de 35 anos da MEC FM,
– Interprogramas – de hora em hora com melhores momentos de acervo dos 39 anos da MEC FM

Serviço:
Programação especial da MEC FM – 39 anos
Terça-feira, 10 de maio de 2022

Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br/mecfmrio
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537

Saiba como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Aplicativo Rádios EBC, disponível para Android e iOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui