Início Notícias Lisa Ling explica como vivem os novos chineses nos Estados Unidos

Lisa Ling explica como vivem os novos chineses nos Estados Unidos

O estereótipo do chinês que trabalha muito e ganha pouco está prestes a ser desconstruído

0
Divulgação


Os chineses na América é o tema do “Lisa Ling – quebrando tabus” deste domingo, 24 de abril (21h). Esses asiáticos formam um dos maiores grupos de imigrantes que chegam aos Estados Unidos todos os anos. Mas o estereótipo do chinês que trabalha muito e ganha pouco está prestes a ser desconstruído pela jornalista americana. Ela explica como as mudanças das últimas décadas na China influenciaram o perfil dos imigrantes.

O episódio mostra que filhos de chineses milionários emergentes são enviados aos Estados Unidos para conseguirem uma educação de qualidade. Muitos desses jovens moram em mansões e colecionam carros caríssimos. Mas isso não significa que os imigrantes explorados não sejam mais a maioria.

A história da imigação chinesa é familiar para Lisa Ling, cujo avô também trabalhou muito nas cozinhas de pequenos restaurantes, apesar de ser de uma família abastada na China. Uma das personagem deste episódio, Vincent Chow, refaz os passos desse avô. Chow chegou aos Estados Unidos como imigrante clandestino, com uma mão na frente outra atrás e, depois de dez anos, muito trabalho e de ter formado uma família, ainda corre o risco de deportação.

O programa explica o que é o “turismo de nascimento”, modalidade de entrada das chinesas que pagam milhares de dólares para que seus bebês nasçam em solo americano. Isso facilita o retorno dessas crianças no futuro para estudar. Neste episódio, Lisa conta como isso funciona, quem recebe essas mulheres e por que algumas decidem não voltar para a China.

A série “Lisa Ling – Quebrando Tabus” é exibida aos domingos, às 21hs, pela CNN Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui