Início Notícias LATAM neutraliza emissão de carbono em transporte de passageiros e cargas pela...

LATAM neutraliza emissão de carbono em transporte de passageiros e cargas pela América do Sul

Nesta primeira etapa, 9 rotas emblemáticas da América do Sul participarão do programa Sextas Compensam, nas suas operações de sextas-feiras

0
crédito: divulgação LATAM

O Grupo LATAM dá início ao programa Sextas Compensam, que neutralizará a emissão de carbono dos voos da companhia, a partir de sexta-feira, 18/3 e em todas as sextas-feiras. A iniciativa faz parte do pilar de Mudanças Climáticas da agenda de sustentabilidade da companhia que tem o objetivo de ser carbono neutro até 2050 e proteger ecossistemas icônicos da América do Sul. Nesta primeira etapa do programa serão neutralizadas as emissões dos voos de sexta-feira em 9 rotas emblemáticas do Grupo LATAM.

No Brasil, fazem parte desta fase do programa as rotas de passageiros da ponte aérea Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Congonhas e de cargas Brasília-Belém. As rotas selecionadas representam as mais emblemáticas da companhia aérea ou que partem de regiões estratégicas, como Brasília que é um dos principais hubs da empresa e Belém pela importância de seu ecossistema.

“Este é mais um avanço da LATAM em sua estratégia no combate às mudanças climáticas. Por meio da compensação da emissão de carbono a empresa apoiará projetos de conservação de ecossistemas estratégicos na América do Sul, de forma a neutralizar essa emissão de carbono na atmosfera. O programa Sextas Compensam também reflete na proteção da biodiversidade e no desenvolvimento econômico das comunidades”, explica Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil.

Na rota Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Congonhas, nas sextas-feiras, passam uma média de 3 mil passageiros, em 14 voos com duração de até 1h05. Já a rota Brasília-Belém possui 1 voo a cada sexta-feira, com duração de até 2h35, em que podem ser transportados até 3.400 quilos de cargas.

O programa estipula que cada tonelada de dióxido de carbono (CO²) emitida nas rotas será compensada e resultará em um crédito de carbono, destinado aos projetos de conservação e restauração apoiados que captaram esta mesma quantidade de dióxido de carbono emitido. Todo o processo será auditado e certificado para aferir sua realização.

Além do Brasil, outros países também participarão do programa, como: Equador, com a rota doméstica San Cristobal/Ilhas Galápagos-Guayaquil e de cargas Guayaquil-Baltra/Ilhas Galápagos; Peru, com a rota doméstica Arequipa-Cusco e de cargas Iquitos-Lima; Chile, com a rota doméstica Santiago-Chiloé e de cargas Santiago-Ilha de Páscoa; e na Colômbia com a rota de cargas Bogotá-Miami.

Dentro do pilar de Mudanças Climáticas, a companhia se propõe a neutralizar 50% das emissões de voos domésticos até 2030 e chegar a ser carbono neutro até 2050, além de proteger ecossistemas icônicos da América do Sul. Neste pilar, além do programa Sextas Compensam, o Grupo LATAM trabalha para incorporar o uso de combustíveis sustentáveis e novas tecnologias. Na agenda de sustentabilidade a empresa também atua nos pilares de Economia Circular, que tem como foco eliminar o uso de plásticos de uso único até 2023 e ser resíduo zero para aterros sanitários até 2027; e Valor Compartilhado, que por meio do transporte de passageiros e cargas, busca agregar valor às comunidades da América do Sul, atuando nas frentes de saúde, meio ambiente e catástrofes ambientais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui