Início Notícias CNN Brasil: “Os Segredos das Marcas” fala sobre globalização

CNN Brasil: “Os Segredos das Marcas” fala sobre globalização

O episódio mostra as estratégias de grandes marcas para conquistar novos mercados

0
Divulgação


No quinto episódio da série “Os Segredos das Marcas”, neste *domingo, 13 de março (22h30), o tema é “Globalização”. Num mundo cada vez mais sem fronteiras, o episódio mostra como exportar garantindo que a marca mantenha sua alma.

O episódio mostra como grandes empresas conseguiram se estabelecer em vários continentes. Um exemplo é a Volkswagen, que aproveitou a escassez para impulsionar seus negócios, levando o pequeno Fusca para outros mercados além da Alemanha, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Com essa estratégia, conseguiu se estabelecer nos Estados Unidos, onde o sucesso, até então, eram os carros enormes fabricados em Detroit. A empresa provou desta forma que uma das condições para globalizar uma marca com sucesso é o equilíbrio entre manter o padrão dos produtos e se adaptar à cultura local.

Outro exemplo é o Starbucks, que leva o mesmo padrão de café a qualquer lugar do mundo. Mas isso não impediu uma adaptação ao mercado asiático, onde a bebida preferida é o chá. A Nokia também soube se adaptar à Índia, adicionando funcionalidades aos seus celulares que são específicas da realidade local.

O episódio fala da importância das pesquisas sobre os novos mercados. A L’Oreal fez isso muito bem, descobrindo no mercado indiano a demanda por cosméticos masculinos Isso permitiu a criação de uma linha de produtos e a abertura de um novo mercado. O programa mostra, ainda, como a Samsung deixou de ser uma empresa de componentes eletrônicos local para se tornar uma das gigantes de tecnologia no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui