Início Notícias TIM e AgTech Garage anunciam projetos selecionados em primeira chamada de startups...

TIM e AgTech Garage anunciam projetos selecionados em primeira chamada de startups para 5G

Voltada para desenvolvimento de equipamentos e inteligência de irrigação para cultivos de alto valor, iPonia foi escolhida para testar solução nos laboratórios da TIM

0


Com 45 projetos inscritos e oito finalistas, a TIM e o AgTech Garage, hub de inovação sediado em Piracicaba (SP), anunciam o projeto da startup iPonia como selecionada para realizar testes de Prova de Conceito no Centro de Pesquisa da TIM. A startup de São Paulo tem aproximadamente um ano de operação e se destacou por oferecer uma proposta de teste sobre a solução de controle de irrigação inteligente que já está disponível no mercado em culturas protegidas e de alto valor, como flores, morangos e tomates, além de hidropônicas.

Os primeiros testes da iPonia em ambiente 5G devem acontecer ainda no primeiro trimestre e contarão com especialistas da TIM para suporte e coordenação. Para o vice-presidente de Estratégia e Transformação da TIM Brasil, Renato Ciuchini, o trabalho da operadora para impulsionar soluções de startups é essencial para o desenvolvimento de produtos voltados para o 5G: “Percebemos a crescente importância do 5G para startups e empresas de tecnologia de pequeno e médio porte. Abrir nossos laboratórios para testes de conceito de soluções pensadas para o 5G é uma iniciativa única no setor de telecomunicações. Temos a inovação em nosso DNA e acreditamos na força das parcerias com startups brasileiras”.

Esta é a segunda chamada realizada pela TIM, em parceria com o AgTech Garage, em busca de projetos inovadores para o mercado brasileiro. A primeira foi feita em setembro de 2020 e selecionou três projetos para o agronegócio, na busca de eficiência para o controle de pragas e doenças, direcionados para empresas parceiras da TIM participantes da seleção, como Amaggi, Citrosuco e Jalles Machado.

Átila Xavier, diretor de arquitetura e evolução tecnológica da TIM Brasil, destaca o trabalho realizado pelo TIM Lab com redes 5G: “Na TIM acreditamos na inovação como uma das principais ferramentas na busca pela eficiência, que passa por pesquisa, desenvolvimento, dedicação e a oportunidade de parcerias com startups, que buscam seu espaço no mercado. Estamos satisfeitos em colaborar com a iPonia e podermos ajudar a evoluir uma solução com grande potencial para o agronegócio brasileiro”.

“É com muita satisfação que ampliamos nossa parceria com a TIM em busca de soluções e projetos de startups em todo o país. Ao abordarmos o futuro da tecnologia móvel, com o 5G, conseguimos dar visibilidade a iniciativas que podem fazer a diferença não só para o agronegócio brasileiro, mas para toda a economia. Seguimos firmes em nosso propósito que é alimentar os empreendedores que irão alimentar o mundo”, avalia José Tomé, CEO do AgTech Garage.

Thiago Peres, CEO e fundador da iPonia, destaca a importância da iniciativa liderada por AgTech Garage e TIM para democratizar projetos com a tecnologia 5G: “Estamos muito honrados por ter sido escolhidos na primeira chamada de startups em 5G, e isso mostra que estamos no caminho certo. Nossa proposta é tornar soluções com o 5G acessíveis para produtores rurais, reduzindo a distância entre a tecnologia e pessoas, e esse incentivo é essencial nesse momento”.

Além da iPonia, os projetos da Auros Robotics (inteligência artificial e robótica para fruticultura), da Quickium (gerenciamento de dados e predição de falhas, inclusive com monitoramento de segurança do trabalho) e da Umgrauemeio (tecnologia de combate e monitoramento de incêndios florestais) também terão o Centro de Pesquisas da TIM à disposição para testes no decorrer de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui