Início Notícias Projetos sociais apoiados pelo Instituto Renault já transformaram 12 toneladas de materiais...

Projetos sociais apoiados pelo Instituto Renault já transformaram 12 toneladas de materiais pela economia circular

Produtos como bolsas, mochilas e necessaires podem ser adquiridos em 75 concessionárias de todo o Brasil.

351
0
Divulgação


Os projetos sociais Associação Borda Viva e Supera, ambos do Paraná e apoiados pelo Instituto Renault, superaram a marca das doze toneladas de materiais reaproveitados desde 2015, resultado da atuação em parceria com fornecedores da cadeia produtiva da Renault, como Autoliv e Faurecia. Os materiais são oriundos da produção de veículos da Renault, como sobras de tecido e de cintos de segurança.
Através do conceito de economia circular aplicado no processo, com esses materiais reaproveitados, os projetos produziram e comercializaram nos últimos dois anos, quando se iniciou a venda online e por meio da rede de concessionárias Renault, mais de quatro mil produtos, entre bolsas, mochilas, necessaires e outros itens, que são disponibilizados em 75 concessionárias da Renault em todo o Brasil.
Utilizando-se da técnica do upcycling, esses projetos transformam resíduos que antes seriam descartados em produtos de qualidade, ampliando assim o ciclo de vida dos materiais. Além disso, a venda destes produtos contribui para a geração de renda de cerca de 20 mulheres, nos dois projetos sociais. As coleções de produtos desenvolvidas pelos projetos já foram comercializadas até no icônico L’Atelier Renault, localizado na Champs-Élysées, em Paris, na França, e concessionárias Renault na França.
Os produtos também podem ser comprados na Boutique Renault, site nacional de vendas de produtos oficiais da marca, pelo endereço www.boutiquerenault.com.br.
“Esses projetos vão muito além da transformação de materiais em novos produtos. São responsáveis por transformar vidas e comunidades, resgatando famílias em situação de vulnerabilidade social com as frentes de geração de renda”, explica Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
A parceria do Instituto Renault com a Associação Borda Viva completou 15 anos em 2020 e já beneficiou mais de 96 mil pessoas no bairro da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, nos arredores do Complexo Ayrton Senna. Crianças, jovens e adultos tiveram suas vidas transformadas com os projetos da organização que tem objetivo o resgate das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Já o Supera, o braço de geração de renda da Unilehu (Universidade Livre para Eficiência Humana), é outro projeto apoiado pelo Instituto Renault. Eles trabalham na confecção de produtos com reaproveitamento de tecido automotivo doado por fornecedores Renault e a produção é feita por pessoas em situação de vulnerabilidade social, que recebem formações para aprender a costurar.
Os materiais cedidos para os dois projetos são oriundos dos fornecedores Autoliv e Faurecia: “O impacto da Autoliv transcende o âmbito da segurança dos brasileiros no dia a dia. É gratificante ver nossos materiais transformando a vida de muitas famílias, por meio da produção e dedicação de todos os beneficiados pelo Instituto Renault”, explica Patrícia Coimbra, diretora de Compras da Autoliv. Para o gerente geral da planta da Faurecia, Lucio Foltran, “a Faurecia reforça seu compromisso com a sustentabilidade buscando contribuir ações de incentivo a redução de geração de resíduos, bem com bem estar social. Sem dúvida continuaremos a incentivar e a apoiar a iniciativa”.

Artigo anteriorDomino’s Pizza chega em Ipanema no Rio de Janeiro
Próximo artigoBRF capta R$ 5,4 bilhões em processo de follow-on
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui