Início Notícias Oi anuncia projetos selecionados pelo Edital de Cultura

Oi anuncia projetos selecionados pelo Edital de Cultura

Como novidade desta edição, projetos de todos os estados contemplados realizarão ações em suas regiões de origem e, de forma inédita, promoverão extensões artísticas dentro da programação do Centro Cultural, transformando o espaço carioca em um hub de conexões de todas as regiões do Brasil

0


A Oi e o Oi Futuro divulgam nesta quarta-feira, 26 de janeiro, o resultado do 17º Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, com projetos realizados em todas as regiões do Brasil e que vão compor a programação do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, ao longo de 2022 e 2023.

O anúncio dos selecionados faz parte das ações comemorativas dos 20 anos do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade para impacto social da Oi, que promove o edital desde 2003 e conta com um histórico de mais de 2.500 projetos apoiados. O programa destina recursos para financiamento total ou parcial de projetos de diversas naturezas artísticas (tais como festivais, espetáculos, exposições, performances e outras manifestações criativas) aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura.

A novidade desta edição é que todos os projetos contemplados, de sete estados (BA, CE, DF, PA, RN, RS, RJ), ampliarão suas ações no Centro Cultural Oi Futuro além da realização em suas respectivas localidades, transformando o espaço carioca em um hub de conexões artísticas de âmbito nacional, intensificando a troca de conhecimento e ideias. Além disso, a seleção tem como objetivo reunir iniciativas que colocam a diversidade em primeiro plano, que fomentam novas cenas artísticas e que propõem experiências híbridas, imersivas e formatos inéditos de interação com o público, em função dos desafios do cenário pandêmico.

“Com o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, o instituto contribui para a inovação da produção cultural brasileira, instigando novas linguagens, tecnologias e formatos, e também aposta na democratização da cultura como instrumento de transformação social e de construção de futuros mais diversos e inclusivos”, diz Sara Crosman, presidente do Oi Futuro. “Esta edição do programa celebra o aniversário do instituto, que há duas décadas antecipa movimentos da sociedade e traduz o compromisso da Oi com questões sociais, integrando a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia e endereçando de forma efetiva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, acrescenta.

Projetos selecionados

Nesta edição, 22 projetos foram selecionados pelo programa, com contratação e realização a serem efetivadas ao longo de 2022 e 2023. A lista inclui festivais, como a Semana Preta de 22 (RJ), Festival Brasil: Avenida de Possibilidades (RJ), Radioca (BA), Anima Ceará (CE), Favela Sounds (DF), Latinidades (DF), e outros. Entre as atrações que compõem a programação regular do centro cultural, estão o espetáculo “Terra Desce” (RJ), solo teatral com atuação de Eduardo Moscovis e texto de Pedro Kosovski, o musical infantil “O Planeta Lilás” (RJ), adaptação da obra homônima de Ziraldo, e a exposição “Ano-Luz” (RJ), com obras do coletivo francês Le Collectif Scale.

A seleção traz ainda iniciativas que combinam arte e consciência ambiental de forma inovadora – como Amazônia Mapping (PA), Se Rasgum Labverde (PA), Festival Cine Bike-In (RJ), Festival Morrostock (RS) – e projetos focados no estímulo a novas cenas artísticas independentes e à economia criativa, como Queremos Lab (RJ), Residência Artística MMS (RJ) e Novíssimos Lab (BA).

Segue abaixo a lista completa dos selecionados:

NOVÍSSIMOS LAB | BAHIA
Plataforma de aceleração da novíssima cena artística brasileira e da cadeia sonora, com foco na amplificação das novas vozes negras e periféricas.

RADIOCA | BAHIA
O projeto promoverá uma experiência híbrida de ocupação com artes visuais, audiovisual, música e performance, combinando pesquisa e comunicação.

ANIMA CEARÁ | CEARÁ
Festival de Animação, Game e Web com palestras e workshops para fomentar troca de experiências entre público de animação, games e novas mídias.

FAVELA SOUNDS | DISTRITO FEDERAL
O festival conecta a indústria criativa de periferias a agentes de mercado e artistas, com oportunidades de inclusão produtiva a jovens realizadores.

LATINIDADES | DISTRITO FEDERAL
Festival de mulheres negras da América Latina em formato híbrido, com plataforma de literatura, moda, audiovisual, artes visuais, atividades infantis e conhecimento.

AMAZÔNIA MAPPING | PARÁ
O festival promove obras audiovisuais expandidas por meio de macroprojeções em cidades da Amazônia, conectando mundo real, metaversos, realidades virtual e aumentada.

SERASGUM LABVERDE | PARÁ
Unindo o Labverde e o Se Rasgum, o projeto vai selecionar artistas para uma residência na floresta, que vai culminar em um espetáculo inédito de som e imagem.

MADA – MÚSICA ALIMENTO DA ALMA | RIO GRANDE DO NORTE
O festival é uma plataforma de cultura e empreendedorismo, com foco na equidade de gênero e programação voltada para a representatividade feminina.

MORROSTOCK | RIO GRANDE DO SUL
Em formato híbrido, o festival conta com shows, oficinas, teatro, vídeo mapping, rodadas de negócios, pitchings e residência de cocriação produtiva.

MATE – MÚSICA, ARTE, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO | RIO GRANDE DO SUL
Encontro internacional de arte e economia criativa com programação híbrida, incluindo apresentações artísticas, showcases, palestras, rodadas de pitching e outras atividades.

AI – AMBIENTE IMERSIVO | PROGRAMAÇÃO
Instalação audiovisual imersiva com um jogo de espelhos, projeções e sensores de movimento, que juntos criam um efeito singular de imersão e interação do público.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA MMS | PROGRAMAÇÃO
Residência artística de formação profissional com foco nas mulheres atuantes no cenário da sonoridade popular brasileira.

QUEREMOS LAB | PROGRAMAÇÃO
Com um line up de artistas periféricas, LGBTQIA+, negros e mulheres de várias regiões do país, o projeto prevê uma série de apresentações artísticas on-line e presenciais.

SEMANA PRETA DE 22 | RIO DE JANEIRO
Festival multicultural e multiplataforma composto de intervenções de artistas pretos/as/es da poesia, artes visuais, fotografia, música, dança, moda e artes virtuais.

CINE BIKE IN | RIO DE JANEIRO
Projeto de exibições promovidas com bicicletas que geram energia para a projeção. Exibição de curtas em 10 cidades de pequeno porte do RJ sem salas de cinema.

FESTIVAL BRASIL: AVENIDA DE POSSIBILIDADES | RIO DE JANEIRO
O Festival reúne coletivos da área da Avenida Brasil, com exposição na Favela da Maré e intervenções artísticas em pontos de ônibus e passarelas distribuídas nos 58 km da via.

ZONA DE PROPULSÃO | RIO DE JANEIRO
Plataforma híbrida e gamificada de inovação, tecnologia, games e arte, que promove a diversidade e acessibilidade.

ANO-LUZ | PROGRAMAÇÃO
A exposição apresentará obras interativas do coletivo francês Le Collectif Scale e do brasileiro Pedro Veneroso, explorando arte, ciência e tecnologia.

TERRA DESCE | PROGRAMAÇÃO
Peça teatral da Aquela Cia., solo teatral com atuação de Eduardo Moscovis, texto de Pedro Kosovski e direção de Marco André Nunes, dando continuidade à Trilogia Carioca.

ANGU | PROGRAMAÇÃO | PROGRAMAÇÃO
O espetáculo teatral mergulha no universo do corpo do homem gay negro, com dois atores gays e negros em cena, Alexandre Paz e Orlando Caldeira, e direção de Fabrício Boliveira.

O PLANETA LILÁS | PROGRAMAÇÃO
Musical infantil baseado na obra de Ziraldo e uma homenagem aos 90 anos do célebre autor infantil, comemorados em 2022.

ULTRASONIDOS | PROGRAMAÇÃO
Com residências artísticas que conectam artistas da América Latina, o festival desdobra sua programação com apresentações, debates e conteúdos multiplataformas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui