Início Notícias Globo lança solução de publicidade segmentada em canais lineares

Globo lança solução de publicidade segmentada em canais lineares

Ferramenta utiliza o simulcasting dos canais do Globoplay e o inventário de vídeo das plataformas digitais Globo para entrega de impactos segmentados

0


Solução amplamente adotada em ambientes digitais, a Globo está pronta para entregar publicidade segmentada no target também no conteúdo linear. A entrega é multidevice e cross-channel, através dos canais ao vivo distribuídos pelo Globoplay – no simulcasting –, da família G (G1, Gshow e GE.globo) e dos perfis da Globo no Youtube. A solução de inserção dinâmica de anúncios permite às marcas ofertar publicidade personalizada – ou seja, cada pessoa assiste a um comercial diferente de acordo com o seu perfil. E o anunciante tem a possibilidade de planejar impactos segmentados, mensurando esses resultados integrados, em múltipos devices e canais.

A solução da Globo é uma ferramenta pioneira no país e reforça a integração entre o broadcast e broadband, possibilitando estratégias que atinjam o consumidor em canais lineares, propriedades digitais e streaming, na tela grande ou pequena e na melhor conveniência para o consumidor, seja através de conteúdo on demand ou da grade da TV. E consolida a Globo como um ecossistema seguro e único, para que as marcas possam entregar suas mensagens, independentemente do tamanho de tela. A oferta tem um grande potencial para ajudar os anunciantes a contarem suas histórias com uma visão única, acompanhando a jornada de consumo do público. Segundo o estudo ‘Vídeo por streaming: Comportamento do consumidor no Brasil’, da KPMG, 86% dos respondentes possuem pelo menos um serviço de vídeo por streaming e 71%, mais de um. Além disso, 51% assistem aos conteúdos por streaming através de aparelhos televisores. A previsão é que, nos próximos meses, o parque de smart TVs com o DTVPlay – middleware que faz a integração entre a TV conectada e o streaming – seja bastante ampliado, favorecendo ainda mais a comunicação direcionada e de nicho.

“Esse produto tangibiliza muito bem a transformação digital da Globo em uma empresa mediatech. Neste caso, usando sua capacidade de dados e tecnologia a serviço do mercado de publicidade. Nossa visão de futuro é ter entregas cada vez mais assertivas, à medida que essas fronteiras entre os ambientes linear e digital estão se dissolvendo”, afirma Manzar Feres, diretora de Negócios Integrados em Publicidade da Globo.

L’oréal e Santander participaram da fase beta do projeto, entre outubro e novembro. Para cada uma das marcas, foi formado um grupo controle e um grupo exposto – de acordo com os targets definidos pelos clientes – e listados oito atributos para análise. Para a L’oréal, que fez uma campanha para uma fragrância La Vie est Belle de Lancôme, o reconhecimento e entendimento da marca tiveram evolução média de sete pontos percentuais na avaliação desses atributos. O aproveitamento em associação de imagem foi de 89,8%. E houve uma evolução para 90% em conexão positiva, zerando as percepções negativas. Mesmo 24h depois da veiculação para o grupo exposto, houve 80% de lembrança de marca.

A campanha Seguros Santander teve uma evolução média de 10 pontos percentuais entre os dois grupos, quando analisados os oito atributos, e um aproveitamento de 88% em associação de imagem. A marca teve uma evolução de 12 pontos percentuais em sua conexão emocional positiva e reduziu pela metade as percepções negativas que existiam antes da campanha. Além disso, obteve um índice de 81% em lembrança de marca, 24 horas depois da veiculação.

Neste primeiro momento, fizeram parte da fase beta o sinal ao vivo da TV Globo na Grande SP, GNT e Viva transmitidos pelo Globoplay, os portais da família G e perfis Globo no Youtube. A previsão de lançamento comercial da próxima etapa de expansão do beta é para o primeiro trimestre de 2022 com a adição do sinal das cinco emissoras da TV Globo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui