Início Notícias Stellantis apoia a 21ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios...

Stellantis apoia a 21ª edição da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato e apresenta o novo projeto Vem Pra Roda

Fenearte acontece até 19 de dezembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE)

0


Com o propósito de fomentar e incentivar a cultura local, a Stellantis apoia mais uma vez a Fenearte, considerada a maior feira de artesanato da América Latina. Desta vez, a marca traz mais uma novidade em parceria com a iniciativa de economia circular Roda: o Vem Pra Roda, projeto que em moda sustentável que utiliza resíduos do setor automotivo do Polo de Goiana (PE), para a criação de novos produtos únicos e diferenciados. Os itens do projeto estão expostos e são comercializados na feira.

“Essa parceria reforça dois pilares muito importantes para nós, que é a valorização da cultura local e o incentivo ao consumo sustentável.  Apoiar a feira é fomentar o artesanato regional e valorizar as pessoas que movem arte popular. Tudo isso fica ainda melhor, porque estamos levando a Roda, projeto de economia circular e sustentável. Temos muito orgulho de ser parceiros dessas duas iniciativas que trazem importantes movimentos socioambientais e culturais para a região”, destaca Fabrício Biondo, Diretor da Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul.

Mochilas, bolsas, sandálias, entre muitos outros itens da Roda, produzidos com couro, borrachas, cintos de segurança e até airbags como matérias-primas podem ser encontrados na 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato acontece até dia 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Mais informações sobre a Fenearte podem ser encontradas em: https://www.fenearte.pe.gov.br/site/21-edicao/a-feneartehttps://www.fenearte.pe.gov.br/site/21-edicao/a-fenearte

E para aqueles que não podem ir até a feira, as peças da Roda também estão disponíveis para a comercialização em todo o país pelo e-commerce: https://www.roda.eco.br/

Roda

A Roda é uma empresa criada há um ano, com foco no impacto social. Antes da parceria com a Stellantis, já produzia roupas no mesmo sistema de economia circular com o objetivo de gerar impacto socioambiental. A empresa foi criada com propósito de criar uma via sustentável para moda, hoje uma das maiores indústrias geradoras de impacto ambiental.

“A economia circular é exatamente a resposta que encontramos. Melhor do que comprar uma roupa de algodão orgânico, é utilizar um tecido que já iria virar lixo e transformar com técnicas de upcycling, criando um processo positivo de reciclagem e não demandando a extração de mais recursos naturais. Criamos uma cadeia de circularidade com aquela matéria prima”, conta Mariana Amazonas, Ecodesigner e cofundadora da Roda.

Fenearte

A 21ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato, a Fenearte, acontece de 10 a 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com o tema “É Festa no Reino da Arte”, o evento homenageia o Movimento Armorial, iniciativa artístico-cultural idealizada pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que teve como propósito criar uma arte erudita por meio dos elementos e riqueza da nossa cultura popular. Ao longo dessas duas décadas, a Fenearte tem contribuído substancialmente para elevar Pernambuco ao patamar de excelência no setor cultural, contribuindo para ampliar a visibilidade e o potencial de negócios, criando redes de contato que permitem aos artesãos comercializarem seus produtos não apenas durante os 12 dias de evento, mas por todo o ano, dentro e fora do Brasil. A Fenearte, entre outras iniciativas do Governo do Estado, é, atualmente, a principal plataforma de geração de negócios do setor, e consolida-se como a maior feira da América Latina. E funciona como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local. Seu objetivo é valorizar e difundir os saberes tradicionais e estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs. Em 2019 recebeu o prêmio Rodrigo Melo Franco, como uma iniciativa de preservação do patrimônio cultural imaterial, importante por valorizar e difundir os saberes tradicionais.

A Fenearte é uma realização do Governo do Estado, da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui