Início Notícias Taxa de voluntariado cai em 2020 e Transfoma Brasil promove prêmio com...

Taxa de voluntariado cai em 2020 e Transfoma Brasil promove prêmio com objetivo de aumentar o engajamento cívico

SocialTech do grupo Rede Muda Mundo vai celebrar iniciativas sociais e voluntários espalhados pelo Brasil que mudam realidades

0
Divulgação


Segundo estudo realizado pela World Giving Index (WGI), da Charities Aid Foundation (CAF), representada no Brasil pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, o Brasil ocupa apenas o 54º lugar no Ranking Global de Solidariedade, sendo que, no último ano, a proporção de pessoas a partir de 14 anos de idade dedicadas ao trabalho voluntário caiu de 4,3% para 4%.

Diante desse cenário o Transforma Brasil, social tech do grupo Rede Muda Mundo que conecta projetos sociais de todo o país a voluntários, de acordo com perfil e áreas de interesse, e desenvolve iniciativas de engajamento cívico e responsabilidade social, está promovendo a primeira edição do prêmio “Voluntariado Transforma”.

Lançado em 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, quando a premiação foi apresentada em cerimônia no Cristo Redentor, o “voluntariômetro” está rodando e contabilizando as ações sociais realizadas pelos participantes da plataforma, marcando os dados que serão a base para o reconhecimento das três pessoas com mais horas de trabalho voluntário nas categorias Empresas, Voluntários, Setor Público (cidades, municípios), ONG’s, Instituições Religiosas e Personalidades. Além disso, 17 projetos ou iniciativas que mais estimularem ações de voluntariado e engajamento também serão premiados.

Segundo prévia do “voluntariômetro”, cerca de 3,8 milhões de horas de trabalho voluntário foram realizados até o momento e a expectativa é de ultrapassar 5 milhões até a premiação. Os vencedores ganharão, entre troféus, medalhas e reconhecimentos, uma viagem de experiência que proporcionará uma verdadeira imersão no ecossistema social do Rio de Janeiro (RJ) e, claro, vão participar da cerimônia de entrega em evento no Cristo Redentor.

Para Fábio Silva, presidente do Transforma Brasil, o prêmio é mais uma das formas encontradas para estimular a participação de pessoas no ecossistema do voluntariado. “A Covid-19 acentuou ainda mais a vulnerabilidade das comunidades mais pobres e aumentou as diferenças econômicas e sociais. Mas, ao mesmo tempo, fez surgir uma nova conjuntura social, onde as pessoas são codependentes e a arma mais poderosa para vencer uma crise humanitária é a solidariedade. Ajudar o próximo nunca foi tão importante como está sendo agora. Somos mais de 212 milhões de brasileiros, mas temos apenas 6,9 milhões de pessoas voluntárias. Precisamos ampliar, ainda mais, essa rede do bem”, comenta o empreendedor social.

Quem tiver interesse em participar do Voluntariado Transforma deve inscrever projetos, iniciativas e voluntários na plataforma (http://www.transformabrasil.com.br). As iniciativas precisam mostrar engajamento e abrir ações de voluntariado para estimular o “match do bem”, de forma a conectar pessoas que precisam de ajuda com pessoas que querem ajudar. A iniciativa também está aberta para a inclusão de patrocinadores, colaboradores e promotores.

“O objetivo é celebrar o resultado de tantas iniciativas e pessoas que fazem e ajudam milhares de pessoas no país para que eles continuem trabalhando por uma sociedade menos desigual, além de incentivar a participação de cada vez mais voluntários no Brasil”, finaliza Fábio.

Prêmio Voluntariado Transforma

Entrega aos vencedores no dia 28 de agosto de 2022 no Cristo Redentor

A contagem das horas é realizada entre os voluntários cadastrados na plataforma Transforma Brasil.

Para mais informações: https://www.voluntariadotransforma.com/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui