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Final do Desafio Casas Bahia seleciona 5 startups criadas por jovens para serem aceleradas pelo Distrito

Os projetos escolhidos serão desenvolvidos na plataforma de inovação da Via; iniciativa faz parte do pilar protagonismo jovem da Fundação Casas Bahia

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Na imagem, o Centro de Distribuição da Via em Jundiaí; com iniciativas da Fundação, empresa estimula a inovação - Foto: Divulgação


O Desafio Casas Bahia escolheu cinco projetos de startups desenvolvidas por jovens para serem aceleradas, ou seja, colocadas em prática pelo Distrito, plataforma de inovação. As propostas vencedoras foram a Mais1 Link, Géros, Be Hope Education, TeenCash e StudyGo e contemplam iniciativas em educação, pesquisas, relacionamento e educação financeira.

As ideias foram selecionadas na final do concurso de startups, realizada no último dia 5 de novembro, na qual de dez finalistas, cinco foram escolhidos vencedores por uma banca composta por representantes da parceria Fundação Casas Bahia, expressão social da Via, e pela Junior Achievemen, que desenvolvem o projeto em parceria.

Ao todo, desde o início do Desafio, 1.522 jovens participantes do desafio criaram 297 startups. Eles foram passando por etapas eliminatória até chegar aos cinco vencedores. Todas as equipes semifinalistas, cerca de 188 jovens, recebem um reconhecimento financeiro.

Para desenvolverem as startups, os jovens passaram por um programa de aprendizagem prática e profissional onde puderam aprender e vivenciar mais de perto o empreendedorismo, além de conhecerem conceitos, ferramentas e desenvolveram habilidades para transformar suas ideias em soluções, visando à melhoria de vida das pessoas. “A proposta do Desafio Casas Bahia era conectar os jovens com o universo de inovação e estimular que criassem uma startup do zero, e que as melhores ideias tivessem nosso incentivo e reconhecimento”, destaca Natália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia.

Iniciado em maio deste ano, o projeto é realizado em parceria da FCB com a Júnior Achievement Rio de Janeiro. Para Graziella Castilho, presidente da entidade, “O maior ganho do Desafio é a possibilidade de levar conteúdos de educação empreendedora para jovens em todo o território brasileiro, possibilitando um aprendizado que possivelmente não estaria acessível e que pode ajudar a diminuir a desigualdade que vivemos em nosso país”.

Diversidade de candidatos

O Desafio surgiu para comemorar os 60 anos da Fundação, em 2021, e recebeu 8.256 inscrições de jovens com um perfil bem diverso. Eles têm idade entre 15 e 24 anos, são estudantes da rede pública de ensino em 1.143 municípios em 26 estados brasileiros e em maioria mulheres, pardos e negros.

Entre os candidatos, 58,53% são do sexo feminino mulheres, 35,23% do masculino, enquanto o restante se declara não-binário (0,27%) ou preferiu não informar (0,4%). Pardos e pretos representam, respectivamente, 41,17% e 19,5% das inscrições, enquanto brancos são 35,79% dos inscritos e indígenas, 0,45%, amarelos, 1,20% e 6,11% preferiu não declarar a etnia.

Expressão social da Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto, Extra.com e banQi, a Fundação Casas Bahia fica responsável por boa parte das políticas de ESG da empresa e, dentro do pilar “Protagonismo Jovem”, foca na formação profissionalizante e no estímulo à educação empreendedora – além de fomentar o ingresso no mercado de trabalho ou no mercado autônomo. No ano passado, os investimentos da instituição cresceram 74% em relação a 2019 em iniciativas sociais e apoiou mais de 4 mil jovens formados em cursos de capacitação

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