Muitos recursos visuais populares se concentram em imagens de trabalho e estilo de vida, mas o equilíbrio pode estar errado para os brasileiros – especialmente para aqueles de níveis de renda mais baixos. Equilibrar trabalho e vida pessoal é um desejo principal dos consumidores brasileiros, mas em vez de priorizar hobbies ou saídas criativas fora do trabalho, os brasileiros tendem a favorecer o tempo com a família.
Entre as imagens testadas, representações da vida fora do local de trabalho criam histórias visuais atraentes, especialmente ao destacar momentos alegres – e realistas – com a família e entes queridos. O equilíbrio entre trabalho/vida pessoal para as mães é especialmente difícil, pois a pandemia afetou consideravelmente o emprego das mulheres. Com isso em mente, a pesquisa Visual GPS da Getty Images realizou uma pesquisa ampla sobre a relação dos brasileiros com a família e o resultado foi surpreendente.
Veja os principais dados obtidos pelo Visual GPS:
- Entre os brasileiros de baixa renda, 43% citam como fonte de preocupação / agravamento a falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; 18% de renda média; 29% de alta renda
- Para pessoas de baixa e alta renda (esses dados podem ser muito pequenos para serem incluídos), ter um melhor equilíbrio entre vida e trabalho é uma meta (42% de baixa renda, 32% de renda média, 39% de renda alta)
- Entre os brasileiros de baixa renda, hobbies criativos têm menos foco do que pessoas de alta renda (9% contra 18%).
- No geral, 94% dos brasileiros procuram maneiras de celebrar as coisas boas de suas vidas. Embora concordem fortemente vs. concordem de forma diferente por faixa de renda, o percentual que concorda é praticamente o mesmo – na verdade, mais alto para pessoas de baixa renda do que para pessoas de renda mais alta
As imagens de mais alto desempenho, conforme o levantamento do Visual GPS no Brasil, apresentavam a família e os objetivos como fundamentais para uma vida realista e equilibrada. Os melhores desempenhos são de imagens que apresentam um elenco mais diversificado, modelos de pele mais escura e cenários realistas. O fato de essas imagens terem um desempenho melhor do que outras, mostra uma preferência crescente do consumidor por imagens naturalísticas com diversos modelos e paletas de cores mais robustas.
Depois da segurança financeira, ‘a educação dos meus filhos’ é uma prioridade para os brasileiros. Isso pode explicar porque tantas imagens de alto desempenho mostram pais ativamente envolvidos com seus filhos.
Dentre os principais motivos para a seleção dessas imagens, estão:
- Parece natural, como fotos que posso tirar
- Parece realista; não encenado
- A maneira como isso me faz sentir
- As pessoas mostradas na foto
As preferências geracionais ditam os desejos de mudança entre os consumidores brasileiros:
- Geração Z sobre índice na seleção de imagens com modelos de pele mais escura
- A geração do milênio sobre o índice na seleção de imagens relacionadas ao trabalho de casa
- Geração X e Boomers são mais propensos a selecionar imagens que incluem representações da vida familiar