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Credicard e Olivia lançam solução para ajudar clientes a alcançarem seus objetivos financeiros

Após dois meses de piloto, parceria para assistência financeira personalizada será expandida para todos os clientes Credicard On

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Cerca de 29% dos clientes Credicard On têm como objetivo aumentar economias, 29% querem reduzir dívidas e 13% querem equilibrar o fluxo de caixa, apontam dados da assistente financeira Olivia. Testada inicialmente por 3 mil clientes da comunidade Beta – que têm acesso às soluções da marca em primeira mão, em um trabalho de cocriação – Olivia está disponível a partir desta quarta-feira (6) para toda a base de Credicard On, diretamente em seu app – permitindo que eles usem os recursos da ferramenta para otimizar suas finanças e aprender a gastar melhor.

A parceria faz parte do trabalho de orientação e inclusão financeira que é um dos pilares de Credicard. Durante pouco mais de dois meses de piloto, os clientes utilizaram ativamente a solução da empresa de inteligência financeira Olivia AI, Inc, o que permitiu insights e aprendizados que serão levados para a expansão para todos os clientes Credicard On.

“Essas primeiras interações realizadas durante o piloto nos ajudaram a refinar e aprimorar a interação de nossos clientes com a assistente, permitindo personalizar cada vez mais a experiência a partir do entendimento dos perfis – que reforçam que a saúde financeira ainda não é um tema tão presente no dia a dia das pessoas. Nosso próximo passo é desenhar conversas específicas para cada perfil, reorganizando o fluxo para que a pessoa que tem como objetivo poupar mais, por exemplo, receba conversas que a ajudem nesse sentido, criando metas e reconhecendo as conquistas”, explica Priscilla Ciolli, líder da unidade de negócios de Credicard.

Durante o piloto, as conversas que tiveram mais interações foram as que tratam de benefícios (apontando uma curiosidade dos clientes em ver onde podem economizar mais), resumo do último mês (para entendimento melhor de gastos) e o quiz sobre finanças. Nestes casos, 100% das conversas iniciadas foram realizadas até o fim, com avaliação final por parte dos clientes.

“Dinheiro é o principal motivo de estresse dos brasileiros, e a Olivia foi criada justamente para mudar essa realidade. Em parceria com Credicard, estamos utilizando IA e ciência comportamental em benefício de cada cliente, elevando o autoconhecimento sobre seu perfil de gasto, trazendo dicas e ofertas super direcionadas e, no limite, ajudando na conquista de seus objetivos financeiros”, diz Gustavo Ribeiro, Head de Produto da Olivia.

Como funciona

A partir do histórico de transações dos clientes, Olivia aprende sobre seus hábitos de consumo e traz recomendações personalizadas que impliquem em melhores escolhas na hora de gastar e como usar os benefícios do seu cartão da melhor forma possível. Entre os temas que a assistente pode abordar os clientes Credicard estão informações sobre parceiros específicos da loja de benefícios (em diversos setores, como eletrônicos, bem estar, esportes, farmácias etc.), sobre uso e aumento de limite, resumos financeiros, cartão virtual, entre outros.

Ela consegue analisar dados da fatura do cliente para ajudá-lo a ter mais consciência de seus gastos e eventualmente economizar. Por exemplo, em uma das conversas, Olivia compila todos os serviços de streaming que o usuário assina com seu cartão Credicard On e faz a conta de quanto é o gasto mensal e por ano com as assinaturas – fazendo com que reflita se realmente está utilizando os serviços e se vale a pena mantê-los.

“Ao longo das interações, a assistente passa a conhecer melhor os gastos e os objetivos dos clientes, permitindo o envio de insights personalizados e relacionados aos seus hábitos, e gerando conversas mais assertivas. Por exemplo, quem em algum momento respondeu sim para interesse em comprar eletrônicos vai receber avisos sobre ofertas especiais em parceiros dessa categoria. Assim, conseguimos ajudar a economizar ao mesmo tempo em que realiza seus sonhos, construindo uma relação mais consciente com o dinheiro”, detalha Raphael Paes Fernandes, gerente de engajamento do cliente de Credicard.

Todas as interações só começam após o aceite do cliente – e ocorrem em uma interface de chat dentro do app Credicard On e por meio de notificações via push personalizadas que evoluem de acordo com os hábitos de consumo de cada pessoa.

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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