Início Notícias ECOA, do UOL, lança premiação para reconhecer pessoas e empresas transformadoras

ECOA, do UOL, lança premiação para reconhecer pessoas e empresas transformadoras

Prêmio será decidido por júri multisetorial e votação popular; Vencedores serão conhecidos em evento ao vivo em dezembro

0

A fim de fortalecer iniciativas de pessoas, movimentos sociais e empresas que estão promovendo transformações positivas no Brasil, o UOL, maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia e serviços digitais, anuncia a primeira edição do Prêmio ECOA.

A premiação, que conta com o respaldo editorial de ECOA – a plataforma do UOL por um mundo melhor -, irá homenagear iniciativas que buscam superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico, ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade. A ação conta ainda com uma parceria técnica com a ponteAponte, consultoria que qualifica o investimento social e amplia o impacto positivo de projetos Brasil afora.

“É muito importante reconhecermos trabalhos exemplares e, quem sabe, ajudar a criar outras oportunidades para eles e, com suas histórias e ensinamentos, inspirar novas iniciativas”, explica Murilo Garavello, Diretor de Conteúdo do UOL.

CATEGORIAS

No total, serão cinco categorias, sendo três delas definidas por um júri multisetorial, e duas por voto popular. 

Em “Causadores”, os indicados são pessoas que possuem trajetórias inspiradoras e ações que impactam positivamente a vida de outras pessoas. “Iniciativas que inspiram” reúnem coletivos, movimentos sociais, redes e organizações da sociedade civil (OSCs) que desenvolvem projetos criativos e inovadores para melhorar o bem-estar coletivo. Por sua vez, em “Empresas que mudam” foram pré-selecionadas histórias de empresas e negócios de impacto social que promovem ações propositivas para solucionar problemas sociais, econômicos e ambientais.

As iniciativas serão pré-selecionadas por ECOA a partir das histórias que foram retratadas na plataforma, desde sua criação, em outubro de 2019, até junho de 2021.

A ponteAponte, parceiro técnico do prêmio, fará uma pré-análise dos projetos a partir de ampla pesquisa sobre história, impacto, relevância, entre outros critérios. Os pré-selecionados deverão preencher um formulário confirmando interesse na candidatura, e os documentos então passarão por uma nova avaliação.

Os vencedores e vencedoras dessas três categorias serão escolhidos a partir de um júri, que analisará fatores como capacidade inspiracional da iniciativa, seu compromisso com uma agenda sustentável, a relevância e impacto dessa atuação nas demandas da comunidade ao redor e, por fim, quais dessas ações tratam de temas necessários, mas que ganham pouco espaço na mídia e em outras premiações.

“O Prêmio Ecoa pretende ser uma vitrine para as iniciativas que têm transformado o campo social brasileiro e permitir que pessoas diversas sejam reconhecidas como autoridades dentro de suas áreas de atuação”, completa Murilo Garavello.

VOTO POPULAR

Para estimular a participação do público, mais duas categorias foram criadas e terão voto popular. Em “Vozes que Ecoam”, internautas poderão indicar nas redes sociais de ECOA e do UOL quem são as personalidades públicas que têm contribuído com pautas sociais e ambientais no país.

Uma curadoria da redação avaliará os indicados e selecionará cinco finalistas que participarão de uma votação aberta no UOL para que o vencedor seja escolhido. No site de ECOA, o público também poderá votar na categoria “Fizeram História”, que homenageia pessoas que já morreram, mas que deixaram um legado que inspira até hoje.

PREMIAÇÃO

Os vencedores serão anunciados em 2 de dezembro, em uma cerimônia de premiação transmitida ao vivo pelo UOL.

O Prêmio ECOA reconhecerá com oportunidades e prêmios todas as pessoas, iniciativas e empresas envolvidas, e não apenas os vencedores. Todos poderão participar de um workshop de estratégia em Rede Sociais, treinamento de fotografia digital e uma consultoria de SEO, com dicas e instruções de como melhorar o alcance online.

Além disso, os finalistas ganharão um treinamento com o Instituto Amani com foco em desenvolvimento pessoal e das iniciativas, participarão de programas do UOL, do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU), de encontros, articulações e plataformas de colaboração da rede Ashoka de Agentes de Transformação. Ainda poderão escrever um artigo para a Coluna Prêmio UOL ECOA, além de terem a produção de um vídeo para divulgar oficialmente as ações realizadas pela pessoa, iniciativa ou empresa. Com o Prêmio, ECOA cumpre seu propósito de informar, educar e engajar as pessoas, transformando a maneira como o brasileiro consome conteúdo sobre temas e ações que estão mudando o mundo. Criada em 2019 para unir a audiência em um período de polarizações, a plataforma tem seu conteúdo alinhado aos objetivos da ONU para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e cobre assuntos como educação, saúde, meio ambiente, aquecimento global, diversidade, desigualdade, trabalho, vida urbana e gestão pública. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui