Início Notícias Digital Serasa Experian Podcast debate fraudes digitais e métodos de prevenção para empresas...

Serasa Experian Podcast debate fraudes digitais e métodos de prevenção para empresas e consumidores

Especialistas dão dicas sobre como identificar golpes cibernéticos; primeiro semestre de 2021 registou 1,9 milhão de tentativas de ataques

179
0

O novo episódio do Serasa Experian Podcast aborda um tema que preocupa consumidores e empresas que atuam digitalmente, os golpes cibernéticos. Com o aumento das transações, impulsionadas pelo distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o tráfego de dados pessoais também cresceu. Nesse sentido, a transformação digital se refletiu num crescimento dos crimes online – o novo indicador de tentativas de fraudes da Serasa Experian mostra que foram registrados 1,9 milhão de ataques no primeiro semestre deste ano no Brasil, crescimento de 15,6% em relação a 2020. Identificar as situações de risco e os melhores métodos de prevenção são ações fundamentais para qualquer um que navegue na internet. É possível escutar o Serasa Experian Podcast em todas as plataformas digitais e no site da Serasa Experian.

Participaram da conversa o diretor de soluções de identidade e prevenção a fraude da Serasa Experian, Jaison Reis, e o fundador da BrScan, empresa recém adquirida pelo Grupo Experian, Julio Faiad. De acordo com os especialistas, o avanço da tecnologia faz com que os golpes estejam cada vez mais inteligentes e não existe uma solução única que garanta proteção integral, já que estes evoluem assim como as medidas de segurança. É importante que o consumidor saiba como se prevenir e que as empresas continuem dando a devida atenção para essa área, investindo em pesquisas, desenvolvendo e adaptando soluções, pois a cada 8 segundos uma tentativa de fraude acontece no Brasil.

Para Jaison Reis, os consumidores podem tomar algumas atitudes durante as transações digitais para proteger seus dados. “As principais dicas de prevenção se baseiam em tomar cuidado com a exposição de suas informações pessoais, verificando, por exemplo, a credibilidade de sites de compras online. Isso é importante, pois uma das principais ferramentas do fraudador é a engenharia social, que personaliza o modelo de golpe de acordo com o que foi coletado”. Ele também explica que, “depois da pessoa ter sofrido uma fraude ou tentativa, é necessário mudar todas as suas senhas, já que esse continua sendo um dos principais canais de entrada para os golpistas. Além disso, é possível usar serviços de bloqueio de cadastro, oferecidos pela Serasa Experian, para evitar que os criminosos tomem crédito em seu nome”.

Já para as empresas, segundo Julio Faiad, é preciso utilizar uma abordagem de camadas para lidar com os crimes digitais, agrupando soluções capazes de possibilitar aspectos diferentes de proteção. “Os donos de negócios precisam investir em produtos que utilizam a inteligência de dados e Machine Learning para conseguir detectar situações de risco, agindo de forma preventiva e eficaz”. Faiad também reforça que a experiência do cliente é outro ponto importante. “Amenizar o impacto do usuário com as soluções de fraude garante que as empresas possam manter um relacionamento mais positivo e seguro com seus clientes”.

Ainda nesse capítulo, os especialistas dão dicas sobre tipos específicos de golpes digitais e contam novidades relacionadas a junção de tecnologias da Serasa Experian e BrScan, que estão investindo em novas soluções para o mercado de fraude. O Serasa Experian Podcast pode ser acessado em https://www.serasaexperian.com.br/podcast .

Artigo anteriorGrupo Tigre amplia processo de destinação correta de embalagens
Próximo artigoVivo patrocina espaço dedicado à prática feminina de esportes “Nossa Arena”, em São Paulo
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui