Início Notícias Centauro promove programa de profissionalização para ONGs com foco no esporte

Centauro promove programa de profissionalização para ONGs com foco no esporte

Iniciativa contempla aulas e consultorias online para membros das instituições, ministradas pelos próprios colaboradores da varejista; só em agosto, mês do Dia Nacional do Voluntariado, serão mais de 25 encontros

0
Divulgação

Desde o início da pandemia de covid-19 no Brasil, em março de 2020, centenas de organizações da sociedade civil que acolhem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social precisaram diminuir ou até suspender suas atividades presenciais. Contudo, o trabalho, mesmo que à distância, não parou. Pensando nesse apoio tão necessário e, na maioria das vezes, fundamental à existência dessas instituições, a Centauro decidiu promover de forma remota, com o apoio voluntário de seus colaboradores, programas de capacitação, gestão e consultoria para os profissionais que trabalham nessas organizações.

O projeto é parte do Centauro Transforma, iniciativa de responsabilidade social da rede, que tem como compromisso apoiar organizações que fazem do esporte uma alavanca de inclusão educacional e social. Até agora, foram realizados 71 encontros de capacitação online e mais de 365 horas de consultoria online para as organizações. Desde o ano passado – quando o projeto nasceu ainda como um piloto -, o programa alcançou mais de 50 profissionais das organizações, em mais de 500 horas de aulas ministradas pelos funcionários voluntários da Centauro. Só em agosto, marcado pelo Dia Nacional do Voluntariado (28), estão previstos mais de 25 encontros ao longo do mês tanto de capacitações quanto de consultorias.

O programa está dividido em três pilares: Capacitação (já em sua quarta edição), Consultoria Estratégica – Olhar Transforma (na terceira edição) e o novo Transforma Tech (realizado exclusivamente por colaboradores da área de tecnologia, pela primeira vez), com o objetivo de incentivar cada vez mais o pilar tecnológico e de inovação, trazendo mais agilidade à rotina de trabalho das instituições. Para que os membros das ONGs consigam ampliar cada vez mais sua atuação e acelerar o crescimento das instituições que atuam, além de se profissionalizarem, os encontros abordam temas relacionados à gestão e são essenciais no dia a dia como, por exemplo, gestão de pessoas, financeiro, editais, marketing, ferramentas e indicadores.

Hoje, através do Transforma, a Centauro apoia 20 organizações da sociedade civil, espalhadas por 7 estados brasileiros. Todas trabalham pela inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio do esporte e de atividades culturais e de lazer. Trata-se de um investimento financeiro de R$ 1 milhão por ano da empresa, revertidos em um impacto positivo para pelo menos 6 mil pessoas por mês. O Transforma ainda inclui, além de investimento financeiro, doações de artigos esportivos, que até junho de 2021 já somam mais de 25 mil itens, e o comprometimento em ampliar a visibilidade das instituições por meio dos canais e campanhas da varejista e, agora, o projeto de profissionalização.

“Sabemos o quanto a pandemia impactou diretamente a vida de muitas famílias que têm crianças e jovens assistidos por essas ONGs. Por isso, não poderíamos deixar de intensificar nossos esforços para continuar contribuindo, agora em uma nova frente, para que os projetos sociais possam se estruturar melhor, crescer e ajudar a transformar a vida de mais e mais pessoas”, comenta Claudio Assis, VP e General Manager da Centauro. 

Para Robson Costa, gestor na Fundação EPROCAD, uma das beneficiárias do projeto, “as capacitações realizadas pelo Transforma têm um significado muito grande, pois sabemos que quanto mais capacitados estivermos, mas impacto social poderemos gerar. Isso porque a ponta do nosso trabalho, as crianças, os jovens e suas famílias são diretamente beneficiados, e saber que a Centauro se preocupa com isso nos enche de alegria. Termos toda a nossa equipe engajada, não só nas capacitações, mas em todos os demais programas e processos promovidos pela empresa, de gestores a educadores expandindo seus conhecimentos, para serem aplicados em prol de tantas pessoas, faz desses trabalhos algo de extrema relevância para a nossa instituição”.

Nos projetos de voluntariado da Centauro, os funcionários da empresa têm direito a quatro horas de trabalho remunerado para serem utilizadas a serviço da comunidade, pois a companhia acredita que, além de contribuir para uma sociedade menos desigual, o trabalho voluntário também desenvolve aptidões profissionais e, sobretudo, pessoais para a trajetória dos colaboradores. Os voluntários fazem parte das mais variadas áreas da empresa, incluindo a participação de lideranças e do CEO do Grupo SBF, ecossistema que detém a Centauro, Pedro Zemel, que participa da apresentação final de todos os projetos de consultoria realizados para as ONGs. 

Para conhecer mais sobre o Centauro Transforma, acesse: http://transforma.centauro.com.br

Conheça as 20 ONGs apoiadas pelo programa Transforma, da Centauro: 

– Arrastão Movimento de Promoção Humana (@projetoarrastao)

– Associação Ballet Manguinhos (@ballet_manguinhos)

– Associação Batista da Penha (@abapeoficial)

– Associação São Mateus em Movimento (@saomateusemmovimento)

– Associação Educacional de Desenvolvimento Esportivo Cultural (@aedecbrasil)

– Associação Maestro Esporte Clube (@projetomaestrodabolaricardinho)

– Associação Nagai (@associacaonagai)

– Associação Seara (@associacaoseara)

– Associação Ser Parte (@programaserparte)

– CDD Skate Arte (@cddskateart)

– Centro Medianeira (@centromedianeira)

– Fundação Catarinense de Assistência Social (@fucassc)

– Fundação EPROCAD (@fundacaoeprocad)

– Instituto Patrícia Medrado (@institutopatriciamedrado)

– Instituto SECI (@institutoseci)

– Nasce (@ongnasce)

– NEAC (@ong.neac)

– Organização Skate Solidário (@skatesolidario)

– Santa Fé Hunters (@santa_fe_hunters)

– Social Skate (@ongsocialskate)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui