Início Notícias Nesta terça (10/8), Série América Latina Selvagem estreia na TV Brasil

Nesta terça (10/8), Série América Latina Selvagem estreia na TV Brasil

Produção documental revela desafios de três espécies da fauna que sobrevivem a adversidades

0
America Latina Selvagem Baleia Jubarte. Crédito: Blink Films

A TV Brasil apresenta a série documental América Latina Selvagem a partir desta terça (10), às 21h30. Com três episódios, a obra inédita na emissora pública destaca espécies da fauna que desafiam as condições naturais para sobreviver em alguns dos habitats mais intactos do planeta.

Com edições semanais, o seriado revela um continente de contrastes. A região contempla ecossistemas que têm copas tropicais exuberantes na Floresta Amazônica até encostas áridas e agrestes como na Cordilheira dos Andes. Apesar dessas diferenças, a América Latina conserva áreas naturais bem preservadas.

A produção acompanha os primeiros meses da vida de uma baleia-jubarte recém-nascida nas águas da orla colombiana. Exibe uma viagem pelas profundezes da floresta tropical onde é a época de acasalamento para alguns dos macacos mais inteligentes do mundo. Também mostra as únicas espécies de ursos que vivem na América do Sul.

A série América Latina Selvagem tem horário alternativo na programação da TV Brasil. O público pode assistir aos três documentários aos sábados, às 17h. O programa ainda pode ver visto na madrugada de terça para quarta à 1h45 e de sábado para domingo, às 2h45. A produção também fica disponível por 30 dias no aplicativo TV Brasil Play.

Primeiro episódio: baleia-jubarte

A série documental estreia com uma edição que revela o desafio das baleias-jubarte. A produção mostra o nascimento de um mamífero marinho da espécie na costa da Colômbia, no Oceano Pacífico. O animal gigante mede 5 metros de comprimento, mas as adversidades que enfrenta são monumentais. A baleia deve ganhar peso antes de iniciar uma das migrações mais longas do globo.

Nas águas cristalinas, uma baleia recém-nascida durante o inverno surge na superfície quando respira pela primeira vez. Ela deve mamar constantemente o leite rico em gordura de sua mãe para crescer. Também precisa aprender as habilidades da vida que vai precisar colocar em prática antes da jornada de cinco mil milhas ao sul até as águas geladas da Antártica onde a comida é abundante.

Os primeiros meses de vida de qualquer animal são repletos de perigos, mesmo para um gigante do oceano. O filhote de baleia deve encarar machos adultos turbulentos, levados ao frenesi de acasalamento enquanto perseguem sua mãe. Eles lutam criando um perigo real à pequena baleia de ser pega e esmagada.

Para escapar da ameaça, a mãe leva o filhote para o oceano em busca de paz e sossego, mas os mares mais profundos trazem novos perigos como o ataque das baleias assassinas, um dos maiores predadores marinhos.

Esses encontros estressantes cobram seu preço ao queimar preciosas calorias do filhote. Fraco e exausto, ele chega a ser vítima de uma das menores criaturas do oceano, os piolhos das baleias, que se incrustam em sua cabeça e ameaçam acabar com sua curta vida.

Só ao ganhar força e ao aprender a nadar rápido, o filhote poderá se salvar. Para isso, ainda necessita da orientação da mãe e sua fonte de leite rico em calorias. Durante esse período crítico, a grande baleia nunca sai do seu lado, cuida da cria durante a doença, apoia seu corpo e o protege sob ataque.

A baleia-jubarte tem apenas cerca de quatro meses para preparar o filhote para encarar essa incrível jornada épica. Se ela conseguir ajudar o filhote a se desenvolver nessa fase, a tendência é que ele possa sobreviver o resto da vida sozinho.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Ficha Técnica

Título Original: Wild Latin America

Produtora: Blink Films

Ano: 2019

Episódios: 3

Duração: 48 minutos

Gênero: documentário

Classificação indicativa: Livre

Serviço

América Latina Selvagem – terça-feira, dia 10/8, às 21h30, na TV Brasil

América Latina Selvagem – terça, dia 10/8, para quarta, dia 11/8, à 1h45, na TV Brasil

América Latina Selvagem – sábado, dia 14/8, às 17h, na TV Brasil

América Latina Selvagem – sábado, dia 14/8, para domingo, dia 15/8, às 2h45, na TV Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui