Início Notícias Multilaser seleciona AWS para acelerar seu projeto de transformação digital

Multilaser seleciona AWS para acelerar seu projeto de transformação digital

Referência brasileira no setor de eletrônicos aposta na nuvem para apoiar seu crescimento e migrará 100% de sua infraestrutura no próximo ano

591
0

A Multilaser, uma das maiores empresas brasileiras do setor de eletrônicos, escolheu a Amazon Web Services (AWS) como sua principal provedora de nuvem. A companhia tem direcionado seus investimentos para se consolidar como referência no mercado de tecnologia e vai utilizar a estabilidade e escalabilidade da AWS para dar suporte ao lançamento de uma média de cinco novos produtos por dia, vendidos para milhares de clientes em todo o Brasil.

Com um catálogo extenso de ofertas nos segmentos de informática, telecomunicações, esportes, itens automotivos e brinquedos, a Multilaser tem registrado um grande crescimento na área de equipamentos domésticos. Em 2020, o segmento registrou uma expansão de 144% em relação a 2019 e, em 2021, representou 20% da receita total da empresa durante o primeiro trimestre fiscal. Hoje, a companhia conta com cinco mil itens em linha, distribuídos por 20 marcas e expostos em 40 mil pontos de venda no País.

“Essa operação ágil só funciona se contarmos com uma área de TI muito robusta. Na Multilaser, o setor não só recebeu um nome e uma identidade visual – Multitech , como tem em sua engrenagem mais de 30 sistemas distintos, todos desenvolvidos internamente, sob medida para o negócio. Assim, entendemos que a tecnologia de computação em nuvem não é apenas uma necessidade, mas sim questão de sobrevivência, e confiamos na AWS por sua infraestrutura de qualidade incontestável. Também temos nesta relação um ganho no atendimento de excelência, o diferencial de uma companhia que tem o cliente no centro”, afirma Danilo Deus Dará, head de Transformação Digital e Inovação da Multilaser.

Após anunciar um projeto audacioso de  migrar de seu ERP para o SAP S/HANA, a escolha da Multilaser pela AWS garantiu agilidade para que a companhia de eletrônicos estivesse com as aplicações funcionando na nuvem no período de um mês. A plataforma da AWS permite ainda rapidez para lançamento de novas marcas e ferramentas, acompanhamento em tempo real dos processos e escalabilidade para o crescimento. 

“Pelo tipo de operação que construímos, a empresa simplesmente não existe sem nossos sistemas. Por isso, contamos com a resiliência e segurança da AWS para sustentar nosso crescimento. Hoje, tudo que é novo já é nativo na plataforma de nuvem da AWS e o sistema legado vai migrando aos poucos. Com isso , até 2022 queremos ter 100% de nossas operações rodando em cloud. Também estamos capacitando nosso time cloud com os treinamentos e certificações da AWS”, completa o executivo.

Na plataforma, os dados da Multilaser são armazenados no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), já o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) fornece capacidade de computação segura. A companhia ainda utiliza o Amazon EKS como serviço Kubernetes totalmente gerenciado e o Amazon RDS, que facilita a configuração, a operação e a escalabilidade de bancos de dados relacionais na nuvem, e conta também com o Amazon EC2 Mac Instances para o desenvolvimento de sistemas, por meio do qual é possível executar cargas de trabalho do macOS sob demanda na nuvem, estendendo a flexibilidade, escalabilidade e benefícios de custo da AWS a todos os desenvolvedores. 

Como próximos passos de seu projeto de transformação digital, a Multilaser tem como objetivo mover para nuvem um conjunto de sistemas que vai desde as informações para o controle e automatização de processos para pós-venda, passando pelos dados de inteligência detalhada dos clientes, até o cadastro centralizado dos produtos, aprovação e inteligência de riscos financeiros,  e a intranet. Além disso, toda a arquitetura de aplicações da companhia está sendo migrada para microsserviços dentro do Amazon EKS.

“É gratificante auxiliar a Multilaser em sua jornada de evolução digital tendo a nuvem como cerne de sua estratégia de crescimento. Mais do que nunca, empresas que souberem utilizar a tecnologia para entregar melhores experiências se destacam no mercado. Na AWS, trabalhamos para desenvolver novas soluções e permitir que as companhias continuem evoluindo de forma segura e escalável”, afirma Cleber Morais,  Country Manager da AWS.

Artigo anteriorGuaraná Antarctica conquista 1 milhão de seguidores no TikTok
Próximo artigoComunicação de IPO da Smart Fit é implementada pela Innova AATB em tempo recorde
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui