Início Notícias Renault: Mobilize acelera seu desenvolvimento, para uma mobilidade sustentável e responsável

Renault: Mobilize acelera seu desenvolvimento, para uma mobilidade sustentável e responsável

Nova denominação dos serviços com a assinatura mobilize: a solução de mobilidade zity passa a se chamar “zity by mobilize”; novo nome da Renault mobility é “mobilize share” e as soluções da elexent agora se chamam “mobilize power solutions”.

0
Divulgação

A mobilidade de amanhã deve ser inteligente, mais verde, mais bem compartilhada e mais acessível, para todos e em qualquer lugar, em um mundo sustentável.

A marca Mobilize vai além do automóvel e incentiva a transição ecológica por meio de soluções de mobilidade e energia flexíveis e sustentáveis, orientadas para o uso. 

Facilitar a adoção de veículos elétricos, permitir uma melhor gestão da energia, oferecer uma segunda vida e reciclar baterias, oferecer serviços de mobilidade pertinentes e acessíveis, conceber veículos para usos específicos, desenvolver plataformas de software de ponta… A Mobilize está apresentando toda esta cadeia de valor durante o Salão VivaTech. 

“Os temas da mobilidade e transição energética estão no coração das preocupações de consumidores, empresas, cidades e territórios. Graças a uma gama de serviços integrada e bastante completa, a Mobilize tem a ambição de contribuir para um mundo mais sustentável, oferecendo tanto soluções de mobilidade como serviços associados à energia e dados. Ao nos basearmos em ecossistemas de parceiros complementares, queremos oferecer soluções concretas para incentivar a transição ecológica e tornar a mobilidade das pessoas e mercadorias mais acessível, principalmente em meios urbanos complexos e congestionados”, declarou Clotilde Delbos, CEO da Mobilize.

Acompanhar a transição energética dos territórios

Para contribuir para um futuro mais sustentável, a Mobilize oferece soluções e serviços de mobilidade complementares ao esquema tradicional de compra de um carro, favorecendo o maior uso dos bens graças à economia circular e ao compartilhamento, concebendo soluções de recarga inteligentes e soluções de armazenagem de energia.

A marca Mobilize responde a problemas concretos, com um conjunto de soluções que podem ser integradas em “Smart Islands” (ilhas inteligentes) ou outros territórios inteligentes, para ajudá-los a atingir a neutralidade de carbono. 

A Mobilize lançou um projeto em parceria com a Prefeitura da Ilha de Yeu, na França, a distribuidora de energia Enedis e a empresa de soluções de recarga Qovoltis, para ajudar a ilha em sua política de transição energética. Esta estratégia de coconstrução com o município e outros parceiros do projeto permite oferecer orientação personalizada e soluções adaptadas em torno de três eixos principais: 

  • Acelerar a conversão para a mobilidade elétrica na ilha;
  • Avaliar as necessidades e desenvolver um plano para a implantação de infraestruturas de recarga inovadoras;
  • Integrar a mobilidade elétrica na transição energética da ilha (otimizar a utilização local da energia solar por meio de uma comunidade energética, graças aos veículos elétricos: V2G, armazenagem estacionária, etc.).

Este ambicioso projeto comprova a capacidade da Mobilize de enfrentar os desafios da transição energética dos territórios, por meio de uma visão colaborativa.

O Renault Group é pioneiro no desenvolvimento de projetos “Smart Island”. A iniciativa lançada em 2018 em Porto Santo foi reconhecida pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) como sendo capaz de contribuir para o alcance da neutralidade de carbono do território em 10 anos.

Conceber e industrializar soluções inovadoras de armazenagem de energia, para prolongar a vida das baterias de veículos elétricos

Quando não atendem mais o uso veicular, as baterias de veículos elétricos ainda têm muito valor. Entre a primeira vida em um veículo e sua reciclagem, as baterias ainda podem continuar fornecendo energia para várias aplicações. 

A Moblilize firmou um acordo com a betteries, startup alemã fortemente envolvida na economia circular, para desenvolver e montar um sistema de energia móvel, modular e multiuso formado por módulos de baterias retiradas de veículos elétricos.

Facilmente transportável, este sistema é formado por 1 a 4 elementos (betterPacks) de 2,3 kWh, podendo atingir uma capacidade de 9,2 kWh, o equivalente ao consumo médio de uma residência durante um dia. Ele oferece a vantagem de ser zero emissão e silencioso, antecipando a transição energética dos geradores elétricos transportáveis para sistemas elétricos limpos e móveis. 

São inúmeros os usos e aplicações deste sistema, para situações em que a ligação com a rede elétrica é impossível: canteiros de obras, food trucks, armazenagem de energia solar, filmagens e eventos, ou ainda a bordo de pequenos barcos elétricos…

A produção deste inovador sistema de armazenagem será iniciada em setembro de 2021, na Re-Factory do Renault Group, na cidade francesa de Flins.

Oferecer serviços de mobilidade compartilhada com veículos dedicados

A Mobilize oferece três opções de mobilidade 100% elétrica, para transporte de pessoas e mercadorias, com veículos concebidos “sob medida” e uma concepção centrada no serviço e na experiência dos usuários.

Os veículos Mobilize seguem uma visão inovadora, desde a concepção até a comercialização: eles não estão à venda! Na verdade, os usuários pagarão apenas pelo uso, calculado pelo tempo ou quilometragem.

  • Mobilize DUO é o nome do veículo que estará disponível para mobilidade compartilhada:
    • O Mobilize DUO é um veículo 100% elétrico, compacto e conectado, para 2 pessoas.
    • Criado para serviços de carsharing, o Mobilize DUO é uma solução de mobilidade compartilhada adaptada às necessidades das cidades e operadores de mobilidade.

Concebido segundo os princípios da economia circular, o Mobilize DUO tem o objetivo de integrar 50% de materiais reciclados em sua fabricação e ser 95% reciclável no fim de vida, graças à Re-Factory do Renault Group em Flins.
Mobilize BENTO é o nome do veículo que será oferecido para entrega ou transporte de mercadorias de menor volume:

  • O Mobilize BENTO é um veículo 100% elétrico, concebido com base no Mobilize DUO.
  • Sua área para transporte de pequenas cargas oferece um volume total máximo de 1m3.
  • Como é compacto, o Mobilize BENTO vai facilitar a vida de entregadores e pequenas empresas, podendo ter acessar e estacionar em centros urbanos.
  • Mobilize HIPPO é o nome do veículo modular que será oferecido para entregas no último quilômetro:
    • O Mobilize HIPPO é um veículo utilitário leve 100% elétrico, concebido para responder às restrições de entrega tanto nas áreas urbanas e periurbanas como em áreas “zero emissão”.
    • O Mobilize HIPPO é um veículo modular. Seus módulos de carga intercambiáveis permitem atender as necessidades dos usuários – transporte refrigerado, pacotes, etc. –, com uma capacidade de carga de 200 kg e aproximadamente 3 m3 no máximo.

Nova denominação dos serviços Mobilize 

A marca Mobilize reúne várias iniciativas e startups em torno de mobilidades e ecossistemas energéticos, batizando alguns deles com o nome Mobilize:

  • Zity, o serviço de carsharing em autosserviço da Mobilize, agora se chama “Zity by Mobilize”:
    • A joint venture entre o Renault Group e a Ferrovial oferece o serviço Zity by Mobilize em Madri (desde 2017) e Região de Paris (desde 2020);
    • O serviço Zity by Mobilize conta com 1.250 veículos elétricos (750 em Madrid e 500 em Paris), com mais de 430.000 clientes;
    • A implantação do serviço Zity by Mobilize em outras cidades está prevista para este ano de 2021.
  • A Renault Mobility, o serviço de locação em agência e em autosserviço da Mobilize, passa a se chamar “Mobilize Share”:
    • O Mobilize Share oferece o aluguel de uma ampla gama de veículos Renault (compactos, sedãs, carros para a família, utilitários…), incluindo modelos elétricos, para responder às necessidades de clientes particulares e profissionais. As locações em agência vão de um dia a um mês e, para as necessidades pontuais, a Mobilize Share também oferece a locação de veículos por hora em sistema de autosserviço disponível 24 horas, sete vezes por semana;
    • O Mobilize Share já tem uma forte presença na Europa, com um parque de 15.000 veículos (sendo 4.000 veículos elétricos) e mais de um milhão de clientes;
    • Com o ‘Mobilize Share’, em junho de 2021 a Mobilize está lançando o primeiro serviço de carsharing 100% elétrico na cidade italiana de Bergamo e em outras quatro cidades vizinhas.
  • As soluções Elexent, dedicadas à recarga de frotas elétricas, passa a se chamar “Mobilize Power Solutions”:
    • Por meio de orientação, concepção, instalação e operação de terminais de recarga, a Mobilize Power Solutions oferece soluções sob medida, integradas e completas, cobrindo todas as necessidades dos clientes profissionais.
    • O Mobilize Power Solutions é um verdadeiro parceiro, com o objetivo de otimizar o custo total de propriedade (TCO) de uma frota e contribuindo para a expansão das operações de seus clientes.
    • O Mobilize Power Solutions também integra estratégias de otimização energética e integração de energias renováveis.
    • O Mobilize Power Solutions já está disponível em 11 países da Europa.

Contando com ecossistemas de parceiros 

Além dos vários clientes particulares e profissionais, os territórios também têm buscado soluções de mobilidade flexíveis, sustentáveis e limpas. 

Com uma ambição de acompanhar a transformação do setor automotivo, a Mobilize se apoia em ecossistemas de parceiros complementares. O projeto ‘Mobilité360’ ilustra perfeitamente esta visão, reunindo grandes players da mobilidade, como BlaBlaCar, Mobilize, o grupo RATP e a Uber em torno de uma visão comum da mobilidade do amanhã. Juntos, estes líderes da mobilidade pretendem tirar proveito de suas expertises complementares com uma estratégia coordenada, para oferecer soluções de mobilidade mais simples, verdes, sustentáveis e compartilhadas, a serviço das cidades e seus cidadãos.

Uma marca com uma missão, para atender um número cada vez maior de pessoas

Além do automóvel, a marca Mobilize oferece soluções e serviços relacionados à mobilidade, energia e dados, promovendo um ecossistema energético sustentável, para responder às expectativas de consumidores, empresas, operadores e territórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui