Início Notícias No Curta!: Glenn Greenwald fala sobre o caso Snowden em episódio inédito...

No Curta!: Glenn Greenwald fala sobre o caso Snowden em episódio inédito da série ‘O Método’

Esta semana no canal Curta!, a central brasileira dos documentários relevantes: estreia de episódio da série "O Método"

0
O jornalista Glenn Greenwald participa da série ‘O Método’ (Foto: Divulgação/Curta!)

O jornalista americano Glenn Greenwald ganhou um Prêmio Pulitzer por ter revelado, ao lado de Edward Snowden, a existência de programas secretos de vigilância global realizados pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos. Seu trabalho investigativo foi apresentado no filme “Citizenfour”, vencedor do Oscar de melhor documentário de 2015. Além de mostrar o trabalho de Greenwald e sua colaboração no premiado longa, o episódio inédito da série “O Método” — exclusiva do Curta! — explora a importância de uma boa história para um documentário, as razões que motivam a feitura de um filme e a sua capacidade de provocar o envolvimento do público. 

No episódio, Greenwald revela detalhes sobre o encontro com Snowden, em 2013, na cidade de Hong Kong, e a repercussão gerada pela revelação dos arquivos sigilosos da NSA. “O trabalho com Snowden definitivamente mudou o mundo. Mudou como as pessoas pensam sobre privacidade e internet, mudou a forma como pensam sobre os segredos do governo e o papel do jornalismo na democracia”, afirma o jornalista.

No Brasil, Glenn também ficou conhecido pela publicação de uma série de reportagens que configuraram o escândalo apelidado de “Vaza-Jato”, que revelou conversas comprometedoras entre membros do Judiciário do país. O caso traz à baila outras discussões inerentes à produção documental: a possibilidade do cinema como denúncia contra grupos políticos ou empresas, além de questões éticas.

Em complemento ao depoimento de Greenwald, são exibidos trechos do próprio “Citizenfour”, o relato de Edward Snowden sobre o caso e matérias jornalísticas sobre os acontecimentos mencionados, além das considerações do crítico Bill Nichols e do documentarista Carlos Nader, que atua como apresentador da série. A estreia do episódio “A Ética e a História” é na Quarta do Cinema, 9 de junho, às 22h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui