Início Notícias Consumidor Reajuste aplicado pelas empresas preocupa Procon-SP, planos coletivos foram reajustados em até...

Reajuste aplicado pelas empresas preocupa Procon-SP, planos coletivos foram reajustados em até 228%

Planos de saúde coletivos

385
0

Análise de reclamações registradas no Procon-SP revela reajuste de até 228% em planos de saúde coletivos. A avaliação tomou como base 402 demandas de consumidores feitas contra planos de saúde coletivos em janeiro deste ano.

As seis empresas com mais questionamentos foram: Qualicorp Administradora de Benefícios – com 154 reclamações e reajuste de até 228,90%; Amil Assistência Médica – com 44 reclamações e reajuste de até 161,93%; Sul América Companhia de Seguro – com 40 reclamações e reajuste de até 140%; Bradesco Saúde – com 25 reclamações e reajuste de até 104%; Unimed – com 23 reclamações e reajuste de até 66,60%; Notre Dame Intermédica – com 28 reclamações e reajuste de até 66,20% e

Os reajustes dos planos coletivos podem ter sido aplicados pelas operadoras em razão do reajuste anual, do reajuste por faixa etária e também da cobrança retroativa dos reajustes suspensos pela ANS (de setembro a dezembro de 2020) diluída em 12 parcelas em 2021.
“As operadoras não explicaram como chegaram aos reajustes que aplicaram, o que motivou alguns aumentos tão expressivos.”, afirma Fernando Capes, diretor executivo do Procon-SP. “O consumidor, que é o elo mais fraco nessa relação, não pode ser prejudicado. O Procon-SP, junto com a Procuradoria de Justiça do Estado, irá acionar a justiça”, avisa.

Apesar de já terem sido indagadas pelo Procon-SP, as operadoras não justificaram o aumento das despesas médico-hospitalares, nem informaram o índice de sinistralidade. Para o Procon-SP, é necessário que as empresas revejam os ajustes anuais dos planos de saúde coletivos.

Aumento nas reclamações

O Procon-SP observou um aumento expressivo com relação às demandas contra planos de saúde – foram 962 no primeiro mês de 2021, contra apenas nove no mesmo período de 2020.

Artigo anteriorAmericanas lança campanha especial do Dia do Consumidor estrelada por Rodrigo Faro
Próximo artigoKrona apresenta linha CPVC Ultraterm com produção em unidade 4.0
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui