Início Notícias Grupo Renault traça estratégias administrativas nas áreas de finanças, digital e de...

Grupo Renault traça estratégias administrativas nas áreas de finanças, digital e de mobilidade

O Conselho de Administração também decidiu propor a renovação, por quatro anos, dos mandatos de administradores de Miriem Bensalah Chaqroun, Marie-Annick Darmaillac, Yu Serizawa e Thomas Courbe.

0
Divulgação

O Grupo Renault continua sua estratégia de renovação de seu Conselho de Administração iniciada em 2019, reforçando suas competências nas áreas de finanças, digital e de mobilidade.
 
O Conselho de Administração da Renault decidiu, mediante recomendação do Comitê de Governança e Remuneração, propor à Assembleia Geral dos Acionistas de 23 de abril de 2021 a nomeação de dois novos administradores independentes, Bernard Delpit e Frédéric Mazzella.
 
Com o objetivo de acompanhar a evolução do Conselho limitando o número de seus membros, Patrick Thomas comunicou sua decisão, com antecipação de um ano, de colocar seu mandato à disposição do Conselho a partir da Assembleia Geral de 2021.
 
O Conselho de Administração também decidiu propor a renovação, por quatro anos, dos mandatos de administradores de Miriem Bensalah Chaqroun, Marie-Annick Darmaillac, Yu Serizawa e Thomas Courbe.
 
Por fim, o Conselho de Administração submeterá à votação da Assembleia Geral a nomeação de Noël Desgrippes, candidato ao posto de administrador representante dos funcionários acionistas, em substituição a Benoit Ostertag cujo mandato chega ao fim.
 
“Gostaria de agradecer a Patrick Thomas, que foi um pilar do Conselho de Administração nestes últimos anos e que, hoje, está antecipando o término de seu mandato para acompanhar a aceleração da transformação do Grupo Renault. As nomeações de Bernard Delpit e Frédéric Mazzella, propostas pelo Conselho de Administração, se inserem em uma nova dinâmica. Bernard Delpit tem uma longa experiência em desafios financeiros tanto na esfera pública como em grandes grupos cotados na bolsa de valores, tendo exercido responsabilidades operacionais na indústria automotiva. Frédéric Mazzella tem uma posição de protagonista como empreendedor inovador, além de ser o criador de uma das empresas mais emblemáticas de novas mobilidades do mundo. Sua ampla experiência e perfil constituirão valiosos diferenciais, dando suporte à implementação do plano estratégico do grupo Renault. Também estou muito feliz que a nomeação de Noël Desgrippes tenha sido proposta para o posto de administrador representante dos funcionários acionistas. Seus conhecimentos a respeito da empresa e seu engajamento junto às instâncias representativas do pessoal serão grandes diferenciais para o Conselho de Administração, que se empenhará em ouvir, com especial atenção, a voz dos funcionários”, declarou Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho de Administração.
 

Biografias

Bernard Delpit é vice-presidente executivo e CFO do grupo Safran. É bacharel em Direito, formado pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Institut d’Études Politiques de Paris, IEP) e pela Escola Nacional de Administração (École Nationale d’Administration, ENA). Iniciou sua carreira em 1990 na Inspeção Geral de Finanças, tendo posteriormente assumido diferentes funções no Ministério da Economia e Finanças. Em 2000, entrou para o grupo PSA Peugeot Citroën, onde exerceu, a partir de 2001, a função de diretor geral adjunto da Dong Feng Peugeot Citroën Automobiles na China e, depois, diretor do Controle de Gestão do grupo PSA, em 2004. Em 2007, passou a fazer parte do gabinete do presidente da França, como assessor econômico. Em 2009, tornou-se vice-CEO e CFO do Grupo La Poste (a empresa de correios da França) e, depois, entrou para o Grupo Crédit Agricole como CFO, em 2011. É CFO do Grupo Safran desde 2015, tendo sido nomeado vice-CEO em janeiro de 2021.

Frédéric Mazzella é presidente e fundador da BlaBlaCar, e copresidente empreendedor da France Digitale, a maior associação de startups na Europa. Após uma trajetória que incluiu as áreas de Física, Informática e Música na Escola Normal Superior de Paris (ENS Ulm), Stanford, INSEAD, na NASA e no Conservatório Superior de Paris, Frédéric criou a primeira versão do aplicativo BlaBlaCar, para tornar o conceito de caronas prático e popular. Assim que o conceito foi testado e comprovado na França, a empresa realizou um forte crescimento internacional, tornando-se o primeiro “unicórnio” francês e líder mundial em sua área, reunindo uma comunidade de 90 milhões de motoristas e passageiros, em 22 países. A BlaBlaCar se posiciona atualmente como campeã do segmento de mobilidade compartilhada, sustentável, acessível e multimodal, incluindo à sua oferta histórica de caronas de longa distância a carona casa-trabalho e o transporte por ônibus. Paralelemente, desde 2018, Frédéric Mazzella tem como foco a energia da associação France Digitale em relação aos temas da soberania tecnológica, impacto e talento.

Noël Desgrippes é formado em Eletrônica-Eletrotécnica-Automação, além de ter um Diploma de Estudos Superiores Especializados (DESS) em Controle Industrial e Gestão da Qualidade pela Universidade de Clermont-Ferrand. Após um ano como bombeiro de Paris, iniciou sua carreira na Renault há 25 anos, no Departamento de Engenharia Mecânica, como piloto do sistema de gestão da qualidade e, depois, entrou para a Direção do Meio Ambiente, onde supervisionou a implantação da certificação ISO 14001 em diferentes fábricas do grupo. Entrou depois para a Direção do Polo Imobiliário e Serviços Gerais, como secretário técnico. Atualmente, é responsável por uma equipe de Suporte Técnico no Centro Técnico de Lardy. Noël Desgrippes também detém o mandato de presidente do Conselho Fiscal do Fundo Mútuo de Investimento de Empresa (“Fonds Commun de Placement d’Entreprise, FCPE”) da Renault Franca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui