Início Notícias Programa da TV Brasil analisa a relação do cinema com a ciência...

Programa da TV Brasil analisa a relação do cinema com a ciência e a tecnologia

Ciência é Tudo aborda técnicas e destaca a evolução das produções da sétima arte

0
Divulgação: TV Brasil

A edição inédita do programa Ciência é Tudo discute a relação do cinema com a ciência e a tecnologia neste sábado (16), às 8h30, na TV Brasil. A produção traça um panorama sobre a história da evolução da sétima arte.

Apresentada pela jornalista Priscila Rangel, a atração recorda a primeira exibição pública, realizada pelos irmãos Lumière em 1895, e aborda até os filmes da atualidade, que surpreendem pelos efeitos especiais. Essa edição pode ser conferida, ainda, no aplicativo TV Brasil Play.

O programa destaca películas famosas que são referência até hoje como as estrangeiras “Viagem à Lua” (1902), “2001 – Uma Odisseia no Espaço” (1968), as sagas “Guerra nas Estrelas” (1977) e “Jurassic Park” (1993), além de obras mais recentes como “O Curioso Caso de Benjamin Button” (2008) e o longa nacional “Malasartes e o Duelo com a Morte” (2017).

Gênero preferido por uma parcela significativa do público, a ficção científica consegue muitas vezes projetar situações do futuro e despertar o interesse pela ciência. O programa mostra como o gênero se relaciona com essa área de conhecimento.

A atração da TV Brasil ainda trata das inovações possíveis a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Desde as grandes produções com dinossauros, aquelas com explosões e guerras estelares até os filmes independentes, praticamente todas contam com efeitos visuais.

Esses recursos podem tornar visualmente reais as mais impressionantes ideias no mundo do entretenimento. As técnicas digitais inovadoras contribuem não apenas como os blockbusters, mas também como as produções mais modestas desenvolvidas por pequenos realizadores.

No quadro Ciência é Universo, o programa destaca longas que foram inspiradas nos mistérios do universo e no fascínio pelas questões espaciais. A entrevista traz uma conversa sobre o cinema de animação, gênero querido pelo público infantil com desenhos que fazem parte do imaginário da infância, mas também é admirado por muitos adultos.

Sobre o programa

Atração semanal na programação da TV Brasil, o programa Ciência é Tudo tem uma linguagem acessível para levar ao público reflexões sobre o impacto da tecnologia no cotidiano, além de curiosidades sobre pesquisas científicas.

A cada semana, a produção aborda temas de relevância na atualidade e busca esclarecer as dúvidas dos telespectadores. A jornada pelo universo do conhecimento revela as tendências para quem deseja seguir carreira no campo científico e tecnológico.

O programa da emissora pública traz quadros sobre a origem de objetos e ferramentas que foram ou são fundamentais para humanidade no “Ciência é Invenção”. A jornalista Adrielen Alves desvenda os mistérios e mostra as curiosidades sobre os estudos do Universo no quadro “Ciência é Astronomia”.

No ar aos sábados, às 8h30, o Ciência é Tudo é uma atração educativa que também levanta dados a respeito do investimento em políticas públicas na área.

No ar aos sábados, às 8h30, a revista eletrônica está com suas edições anteriores no site da emissora pública em http://tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo e no YouTube https://www.youtube.com/tvbrasil. Para quem preferir, as reportagens ainda podem ser conferidas no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço

Ciência é Tudo – sábado, dia 16/1, às 8h30, na TV Brasil

Ciência é Tudo – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Ciência é Tudo – site da TV Brasil, http://tvbrasil.ebc.com.br/cienciaetudo

Ciência é Tudo – YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui