Início Notícias TIM apresenta nova assistente virtual: Taís

TIM apresenta nova assistente virtual: Taís

Os atendimentos feitos por mensagem de texto pela Taís tiveram um aumento de 200% em relação ao ano passado. Já na unidade de resposta auditiva cognitiva (URA)

395
0

A TIM tem uma nova assistente de atendimento virtual. Apostando em tecnologias de ponta como o uso de inteligência artificial na central de relacionamento, a operadora conta agora com a TAÍS, que responde com texto, voz em linguagem natural e em tempo real às demandas dos clientes através de automações inteligentes e busca por análise de dados. 

A decisão de personalizar o serviço foi tomada após a realização de testes e avaliações com grupos em primeiro contato. Assim, o lançamento foi delineado a partir dessas informações positivas. A ideia é, constantemente, humanizar os atendimentos, optando por soluções que tragam conveniência e resultados rápidos para as demandas apresentadas pelos clientes de todo o Brasil. Taís nasce com o compromisso de levar agilidade, experiência e precisão no atendimento ao cliente”, aponta o diretor de relações com o cliente da TIM Brasil, Saverio Demaria

O executivo explica que a atendente virtual já tem informações táticas para essa evolução, como análises de sentimento e por região da chamada, motivo do contato do cliente e gestão do tempo real. Taís é constituída por duas frentes: atendimento ao cliente por texto e voz. 

O serviço textual por aplicativo, chat, whatsapp, mídias sociais ou mensagem por SMS tem como primeiro contato o atendimento do robô, que entende a solicitação do cliente e, se necessário, transfere para a interação humana. Este serviço é executado pela Youtility Center, multinacional italiana que fornece serviços de central de contato humano e digital. Já o atendimento por voz é feito pelo IBM Watson Assistant, na nuvem pública da IBM. Por conta do uso da inteligência artificial, o usuário pode dialogar e ter suas solicitações atendidas diretamente pela Taís. 

Em ambas as situações (texto ou voz), caso Taís não consiga resolver uma demanda, o cliente será transferido para um atendimento humano — que servirá também para retroalimentar a colega virtual, deixando-a cada vez mais inteligente e natural. Hoje, por exemplo, pedidos de segunda via de fatura são feitos totalmente por Taís, de forma ágil e assertiva, elevando a qualidade do serviço prestado. 

Os atendimentos feitos por mensagem de texto pela Taís tiveram um aumento de 200% em relação ao ano passado. Já na unidade de resposta auditiva cognitiva (URA), desde o início das suas operações até outubro, a atendente virtual registrou mais de 15 milhões de chamadas. Taís atende pelo telefone 1056, no chat do aplicativo ou site da operadora e no WhatsApp (41 4141-4141).

Evolução e acompanhamento 

Nos primeiros meses após a adoção da URA cognitiva em 2020, a TIM aumentou em 15 pontos percentuais a retenção definitiva em seu serviço de atendimento telefônico. Ou seja, reduziu-se significativamente o número de rechamadas para a central de relacionamento em até 24 horas após o primeiro contato. Esse índice reflete que os clientes estão mais satisfeitos e tiveram seus problemas solucionados pelo atendimento cognitivo da TIM. 

“Os dados são captados a partir de todas as interações com nossos clientes para planos onde temos já a Taís disponível, como pré-pago, pós-pago e controle, este último com uma opção de atendimento full-cognitivo. Toda essa integração de dados e gestão das demandas dos nossos clientes resulta na criação de um círculo virtuoso, onde buscamos cada vez maior assertividade, qualidade e agilidade no atendimento dentro de um processo de melhoria contínua no serviço, tendo nosso cliente no centro de tudo” destaca Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.

Artigo anteriorMil dias sem Marielle e Anderson: URBN Experience, Anistia Internacional e Instituto Marielle Franco fazem Despertaço para cobrar respostas
Próximo artigoWeWork lança iniciativa para empoderar o empreendedorismo preto
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui