Início Notícias Digital WhatsApp: Combatendo a desinformação com informação confiável

WhatsApp: Combatendo a desinformação com informação confiável

Como parte do plano de enfrentamento à desinformação, o WhatsApp realizou diversas parcerias com as principais agências de checagem de fatos brasileiras, além da International Fact-Checking Network, que reúne mais de 90 organizações em mais de 70 países e, no Brasil, atua com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).

0

O WhatsApp acredita que a melhor forma de combater a desinformação é com informação confiável. No Brasil, a plataforma tem parcerias com organizações independentes de verificação de fatos, para que elas revisem conteúdos denunciados pelos usuários e enviem checagens sobre diversos assuntos.

Os parceiros do projeto de verificação de fatos no Brasil são Agência Lupa, Aos Fatos, Estadão Verifica e AFP Checamos (Agence France-Presse) – todas certificadas e auditadas pela International Fact-Checking Network (IFCN), a Rede Internacional de Checagem de Fatos. O WhatsApp também mantém parcerias com o Projeto Comprova, que reúne jornalistas de 28 veículos de comunicação no país, e com o Fato ou Fake, do Grupo Globo.

International Fact-Checking Network (IFCN)
Lançada em setembro de 2015, a Rede Internacional de Checagem de Fatos (International Fact-Checking Network – IFCN) monitora tendências, formatos e elaborações de políticas sobre fact-checking internacionalmente, publicando artigos com regularidade e auditando o trabalho de checadores em todo mundo por meio de seu Código de Ética. A IFCN reúne mais de 90 organizações que se dedicam à verificação de fatos em mais de 70 países. Em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), a organização desenvolveu uma versão em português do seu chatbot para enfrentar o desafio da desinformação, especialmente durante a pandemia do Covid-19, e aproximar os cidadãos dos checadores de fatos independentes.
Número: +1 (727) 291 2606
Link: http://wa.me/17272912606

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui