Início Notícias Localiza cria eletrocaminhograma, se inspira na arte e convida o público a...

Localiza cria eletrocaminhograma, se inspira na arte e convida o público a viver experiências transformadoras

Campanha integrada, criada em parceria com a Artplan, estreia nesta segunda-feira (9), durante o Jornal Nacional

0
Reprodução

A arte tem o poder de materializar os sonhos, que são a forma mais genuína de expressar seus mais diversos desejos. Com o propósito de abrir caminhos que transformam, a nova campanha da Localiza se inspira na arte para representar diferentes jornadas e, assim, incentivar as pessoas a viverem experiências inesquecíveis e transformadoras.

Desenvolvida para anunciar o início de um novo momento, a campanha, criada em parceria com a agência Artplan, apresenta a Localiza como uma marca realizadora de experiências e sonhos, que levam o público a lugares onde paixões se materializam.  Refletindo parte de um processo de mudanças internas feitas nos últimos anos, a nova campanha integrada, que estreia nesta segunda-feira (9), é a concretização de transformações que colocam o cliente em primeiro lugar e trazem valor para a sua jornada

Com ampla abrangência, veiculação em tevê e mídias sociais, a estratégia integrada de comunicação da Localiza contempla: um filme-manifesto veiculado em tevê aberta e ambiente digital; uma inédita iniciativa produzida a partir das emoções extraídas de um eletrocaminhograma, que analisará os sentimentos de viajantes por meio de um dispositivo instalado em carros, e virará uma websérie para diversos canais; peças para diversos tipos de público feitas por artistas que transformaram sonhos em arte; inserção no projeto “Descubra o Brasil” da Globo; amplificação de histórias com influenciadores nas mídias sociais; entrada da marca no TikTok trazendo conteúdos dinâmicos e cocriados com influenciadores.

“A Localiza nunca para de inovar. E para nossa marca, não é diferente. Somos obcecados por compreender nosso cliente e o amadurecimento desta compreensão nos trouxe um insight que, apesar de simples, é muito poderoso. Somos uma marca para todos e há um elemento comum a qualquer ser humano: todos sonhamos. Não importa sua história ou onde você está. Você sonha. Apesar do sonho ser inerente a todos, não sonhamos com a frequência que gostaríamos. Mas existem dois momentos em que nos permitimos sonhar acordados: quando contemplamos a arte e quando fazemos planos para viajar. Foi da junção destes elementos, resultando da escuta ativa do cliente, que criamos este novo posicionamento. Um convite a realizar sonhos que se tornam experiências transformadoras a cada quilômetro”, disse Antonio Augusto, Diretor de Marketing da Localiza.

Filme-manifesto

Desenvolvido para ser um convite otimista a olhar pra frente, o filme-manifesto assinado em parceria com a Artplan estreia nesta segunda-feira (09), durante o Jornal Nacional da TV Globo,  mídias sociais da marca, e será reforçado com veiculação no digital. De maneira emocional, a produção divide uma mensagem de retomada com segurança à vida normal. Por meio de imagens que mostram a alegria das mais diversas pessoas que começam a voltar a viverem experiências transformadoras, ele encanta ainda mais por apresentar um narrador que surpreende ao mostrar a sua identidade apenas ao final do vídeo. 

“É uma alegria poder falar sobre caminhos e jornadas, sobre tudo de incrível e transformador que pode acontecer entre o sair e o chegar. ‘Seu melhor caminho é o próximo’ é mais do que um conceito, é uma injeção de otimismo e sonho num momento tão necessário”, comenta Dani Ribeiro, Diretora de Criação da Artplan.

Eletrocaminhograma

Unindo inovação e tecnologia, a Localiza desenvolveu uma ideia criativa a partir de um dispositivo que registra os melhores momentos de uma viagem de um jeito único: pela emoção. Chamado de Eletrocaminhograma, a tecnologia consegue gravar toda a viagem e capturar os momentos que mais emocionaram cada pessoa.

De maneira inédita e com o objetivo de contar histórias, a Localiza instalou sensores de batimento cardíaco no volante ligados por bluetooth a uma câmera 360º no topo do carro. A partir daí, toda vez que os batimentos dos motoristas se alterarem, a câmera vai registrar os momentos mais emocionantes do caminho. Todos esses dados vão gerar uma timeline em formato de um Eletrocaminhograma que virará um websérie que será compartilhada nas redes de parceiros, editoria Descubra o Brasil no G1 e mídias sociais da Localiza.

A websérie terá cinco episódios com cerca de quatro minutos de duração. Cada capítulo mostrará a aventura pelo Brasil dos influenciadores Cris Marques do canal Raízes Pelo Mundo, Nina e Josy do Nina e Josy Por Aí,  Daniel e Paula do Num Pulo, e Pepe Fiamoncini.

Com data estreia já para o final do ano, a série compartilhará as experiências e descobertas de cada influenciador durante a sua viagem. Com período de duração de, aproximadamente, dois meses, os outros quatro episódios serão veiculados até o início de janeiro de 2021.

Além disso, toda a experiência se transformará em um hotsite que terá todos os episódios e detalhes da aventura.

Identidade Visual da Campanha

Para reforçar a aspiração da campanha em transcender o real com o imaginário e mostrar que os sonhos são possíveis, foram desenvolvidas peças impressas que demonstram a possibilidade das pessoas se tornarem quem quiser nos próximos quilômetros.

Unindo fotos de pessoas reais com desenhos feitos por renomados artistas, as peças mostram por meio da imaginação os engenheiros se tornando exploradores de trilhas nos finais de semanais após 90km e namorados sendo produtores de luau particular na praia em 90km.

Compostas por dez peças, as criações feitas em parceria com a Artplan são assinadas pelo ilustrador com referências de HQ Daniel Semanas, o designer de street art Denis Freitas, a artista argentina Augustina Celesti e a ilustradora Adriana Bittar.

Descubra o Brasil

Criado em 2017, o projeto Descubra o Brasil da Globo nasceu como uma iniciativa para fomentar o turismo no Brasil, apresentando toda a riqueza cultural e ambiental do país. Alinhada com o novo momento do mundo pós pandemia, toda a estratégia foi pensada para incentivar a conhecer regiões de maneira segura sem deixar o lazer de lado. Estruturada em três pilares, a parceria falará sobre a retomada do setor do turismo com segurança, o carro assumindo protagonismo nesse momento e se apresentando como uma opção viável aos viajantes, e como despertar o interesse para viagens, mostrando os destinos possíveis e incríveis ao redor do país, como as Serras Gaúchas e a Velha Estrada do Mar.

O material, se desdobrará em programetes de 60’’ que serão exibidos durante a programação da Globo e na TV por assinatura (Globonews, Multishow e Viva), além de inserções no digital. Os filmes ainda contam com QR Code que direcionam para uma editoria completa no G1 sobre o projeto, com conteúdo exclusivo.  

Estratégia nas mídias sociais

As mídias sociais da Localiza, gerenciadas pelo A-Lab – laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers – e pela Artplan, também são parte importante da campanha para estimular conversas e sonhos. Com conteúdos inspirados em Experiências, Liberdade e Conexões, os canais oficiais da Localiza compartilharão todos os conteúdos como da identidade visual , vídeos e vídeos da campanha.

Alinhado ao novo momento da marca de se tornar viabilizadora de experiências inesquecíveis e transformadoras, a marca estreou no final de outubro a sua página no TikTok. Pensada como parte integrante de toda a sua estratégia, a página @voudelocaliza utiliza influenciadores da plataforma como @AngeloMaragno, @Kauaober e @raízesdomundo para compartilharem conteúdos que promovam experiências ligadas tanto aos destinos como a territórios como a gastronomia.

Além disso, no Instagram e Facebook, conteúdos proprietários e influenciadores parceiros como Cris Marques do canal Raízes Pelo Mundo, Nina e Josy do Nina e Josy Por Aí, 
Daniel e Paula do Num Pulo, a Família Maoli e Pepe Fiamoncini ajudarão a incluírem mais pessoas na conversa e contar histórias para um público maior

Sobre a Localiza 

A Localiza é a maior empresa de aluguel de carros na América do Sul. Companhia de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa, a Localiza traz em sua história resultados extraordinários de protagonismo e inovação. Fundada em Belo Horizonte, em 1973, ao longo do tempo consolidou-se como uma plataforma de negócios de mobilidade composta por Localiza, Localiza Gestão de Frotas e Localiza Seminovos sendo hoje uma das 20 marcas mais valiosas do país. A companhia reúne uma série de premiações e reconhecimentos do mercado ligados a relacionamento com clientes e investidores. A sinergia das áreas de eficiência aliada à excelência operacional permite à Companhia oferecer as melhores soluções de mobilidade por meio de 605 agências, distribuídas em 6 países da América do Sul.

Ficha Técnica

FICHA TÉCNICA

Agência: Artplan e A-Lab

Anunciante: Localiza 

Campanha: SEU CAMINHO

Direção de Criação Artplan: Daniela Ribeiro.

Criação Artplan: Neca Bohrer, Danilo Yamanaka, João Magnus, Raissa Ferreira, Rodolfo Annechino, Marcelo Lobo e Daniela Ribeiro.

Gerente de Projeto: Cristiane Leal, Fabiana Delboni e Juliana Mendonça.

Criação A-Lab: A-Lab

Gerente de conteúdo: A-Lab

Direção de Atendimento: Flávia Bittencourt

Atendimento: Thaissa Mirabelli, Larissa Pereira e Larissa Araujo.

Direção de Planejamento: Liane Santi

Planejamento: Bruno Lopes, Mario Vieira e A-Lab

Direção de Mídia: Priscila Menezes

Mídia: Sara Gobbi, Bárbara Perrut, Allan Santana, Mariana Oliveira e Carolina Cardoso

Diretor de Creative Data: Eduardo Sumi

BI: Rachel Rimoli, Juliana Mol e Juliana Reis 

RTVC: Felipe Cunha, Tatiane Queiroz e Angela Felicio

Aprovação do Cliente: Antônio Augusto, Tatiana Rocha, Julia Resende, Thais Zepf, Rodrigo Sales, Lais Sousa e Mariana Rodrigues.

 PRODUTORA DE VÍDEO

Diretor de cena: Daniel Caselli
Diretor de Fotografia: Victor Ponce
Produção Executiva: Gilberto Pires (Gibinha) / Carlos Guedes (Cebola) / Roberta Reigado
Atendimento: Bárbara Matsuda
Direção Criativa: Vera Esteves
Diretor de Produção: Pedro Gomes / Hugo Castelo Branco

Coordenação de Produção: Cadu Dantas / Karin Greco / Adressa Miyasato
Assistente de Direção: Luciana Waszak / Ariela Hertel
Coordenador de Pós Produção: Rafa Hernandes
Montagem: Daniel Fiori
Pós Producao: Picma Creative Post

PRODUTORA DE AUDIO – SUPERSONICA

Produção Executiva: Gilberto Pires (Gibinha) / Carlos Guedes (Cebola) / Roberta Reigado
Atendimento: Bárbara Matsuda
Direção Criativa: Vera Esteves
Coordenação de Produção: Cadu Dantas / Karin Greco / Adressa Miyasato
Diretor de Produção: Pedro Gomes / Hugo Castelo Branco
Assistente de Direção: Luciana Waszak / Ariela Hertel
Produtora de Casting: Mariana Cillo
Figurinista: Camila Turrini
Coordenador de Pós Produção: Rafa Hernandes
Montagem: Daniel Fiori
Pós Producao: Picma Creative Post
Color : Marla Colour Grading

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui