Início Notícias Prefeitura de Recife inicia reabertura gradual dos espaços públicos “Academias Recife”

Prefeitura de Recife inicia reabertura gradual dos espaços públicos “Academias Recife”

303
0
Cronograma de liberação terá início nesta quinta (3) e vai até o dia 15 de setembro; cautela é necessária para garantir a segurança sanitária e permitir avaliação dos protocolos (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

A Prefeitura do Recife inicia, nesta quinta-feira (3), a reabertura das Academias Recife, espaços públicos que proporcionam acesso gratuito a equipamentos de musculação com instrutores profissionais. A retomada das atividades é possível devido à melhora nos indicadores da pandemia da covid-19 na cidade, que já tem 110 dias de redução dos números. Com isso, a população ganha mais uma opção para praticar atividades físicas e cuidar da saúde. O programa tem cerca de 100 mil inscritos.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) reabrirá as Academias Recife de forma gradual, seguindo um cronograma que prevê a liberação de dois espaços por dia útil e um aos sábados. No primeiro dia, voltam a funcionar as academias da Mustardinha (pela manhã) e Santo Amaro (à noite). “Todas as nossas 18 Academias Recife serão reabertas até o dia 15 de setembro. O cuidado é necessário para que possamos fazer avaliar cada passo, com toda a segurança sanitária e avaliando os protocolos”, explica a secretária Ana Paula Vilaça.

As Academias Recife funcionam das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h (segunda a sexta) e das 6h às 10h (sábados), sempre com professor e estagiário para acompanhamento dos alunos. Nesta fase, serão permitidos 18 alunos por aula, sendo um por máquina. “Os protocolos para o retorno incluem distanciamento mínimo de 1,5 metro, não frequentar as academias caso tenha sintomas ou confirmação de contágio da covid-19, uso de máscaras, aferição da temperatura com termômetro a laser e higienização constante das mãos, materiais esportivos e equipamentos”, explica a secretária executiva de Esportes, Yane Marques.

Criadas pela atual gestão municipal, as Academias Recife beneficiam os moradores de todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) com acesso gratuito a equipamentos de musculação e a instrutores profissionais, que indicam e acompanham as atividades físicas a serem realizadas ao ar livre, pelos usuários, de maneira individualizada. 

LIBERAÇÕES – Na área de esportes, já haviam sido liberadas no Recife a prática de futevôlei, vôlei de praia, beach tennis, aulas em grupo com profissionais de Educação Física, pistas de BMX, caminhada, corrida, ciclismo, patins, patinetes e skate nos calçadões, parques e praças do Recife. Estão autorizados também o uso das pistas de skate e das quadras de tênis da orla.

CRONOGRAMA DE REABERTURA:

Quinta (3)

– Manhã – Mustardinha

– Noite – Santo Amaro

Sexta (4)

– Manhã – Guabiraba

– Noite – Casa Amarela

Sábado (5)

– Manhã – Barro

Terça (8) 

– Manhã – Coque

– Noite – Lagoa do Araçá

Quarta (9)

– Manhã – Engenho do Meio

– Noite – Torre

Quinta (10)

– Manhã – Ibura

– Noite – Água Fria

Sexta (11)

– Manhã – Ipsep

– Noite – Hipódromo

Sábado (12)

– Manhã – Várzea

Segunda (14)

– Manhã – Santana 

– Noite – Jaqueira

Terça (15) 

– Manhã – Boa Viagem 

– Noite – Macaxeira

CidadeMarketing com informações da Prefeitura de Recife.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui