Início Notícias Pesquisa de Mercado Estudo propõe desoneração temporária em novos contratos de trabalho, aponta Ipea

Estudo propõe desoneração temporária em novos contratos de trabalho, aponta Ipea

Medida possibilitaria criar 4,6 milhões de empregos com carteira em um ano

0

A desoneração temporária de novas contratações com jornadas de até 36 horas semanais poderia gerar mais 4,6 milhões de empregos com carteira assinada em 12 meses, elevando para 16,2 milhões o total de trabalhadores formais admitidos no período. A simulação consta em estudo publicado nesta sexta-feira (28) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Entre fevereiro e junho, com a pandemia da Covid-19, o país fechou 4,5 milhões de postos de trabalho formais, e a taxa de desemprego alcançou 14,1% em junho segundo as estimativas do autor.

A pesquisa Cinco Meses de Perdas de Empregos e Simulação de um Incentivo a Contratações propõe zerar a alíquota de 20% da contribuição previdenciária patronal nas novas contratações com carteira assinada e jornadas até 20 horas, e alíquotas reduzidas para aquelas com jornadas entre 21 e 36 horas. Se adotada, essa medida significaria uma renúncia previdenciária de R$ 1,7 bilhão por mês. “Com a desoneração temporária ficaria mais barato contratar duas pessoas com jornada de 20 horas em vez de um só trabalhador por 40 horas”, destaca o economista Marcos Hecksher, autor do estudo. A simulação não inclui empregados domésticos nem empresas do Simples Nacional, que já têm tratamento diferenciado, mas também poderiam ser alcançadas pela medida, a critério do Legislativo.

O pesquisador propõe revogar a atual desoneração a 17 setores, ao menos para as novas contratações, entre outras fontes de financiamento para viabilizar a medida. “Esses 17 setores atualmente desonerados não são os mais prejudicados nesta crise nem vão contribuir mais do que outras atividades para a retomada da economia. O objetivo da desoneração é o estímulo a um maior número de contratações formais, gerando mais empregos e ampliando a base contributiva”, pondera Hecksher. Para formatar a proposta, o pesquisador recorreu à Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018 e se baseou no comportamento do mercado de trabalho revelado nas pesquisas Pnad Contínua e Pnad Covid-19, de fevereiro a julho deste ano. 

CINCO MESES DE PERDAS DE EMPREGOS E SIMULAÇÃO DE UM INCENTIVO A CONTRATAÇÕES por Marcos Hecksher

De fevereiro a julho de 2020, já se acumularam cinco meses consecutivos de encolhimento do mercado de trabalho brasileiro nas estatísticas públicas. Isso é o que se observa até junho, a partir da mensalização das séries da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua) por trimestre móvel, já divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)1 e, em julho, pelos movimentos dos indicadores da PNAD Covid-19, iniciada em maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui