Início Notícias Grupo Petrópolis inaugura fábrica de cerveja em Uberaba/MG

Grupo Petrópolis inaugura fábrica de cerveja em Uberaba/MG

Unidade mineira é a maior da companhia e consolida o seu projeto de estruturação para atender ao mercado de Minas Gerais

481
0
Divulgação

A nova fábrica do Grupo Petrópolis, instalada na cidade de Uberaba/MG, inicia seu funcionamento. Com primeiro envase programado para o dia 28 de agosto, a unidade mineira é a maior planta fabril da companhia, sendo uma das mais modernas fábricas de cerveja do mundo. É a oitava unidade do Grupo Petrópolis, que já conta com cervejarias no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso.

Localizada na Rodovia BR 050, no KM 188, a nova fábrica tem 108 mil m² de área construída, o que equivale a quase 15 campos de futebol. Além disso, possui 190 mil m² de área gramada. Ao todo, são 14 edificações administrativas e 22 industriais.

Quando estiver com seu funcionamento total, a unidade terá capacidade produtiva superior a 8,6 milhões de hectolitros de cerveja por ano, ou seja, 860 milhões de litros da bebida. Tem quatro linhas capacitadas para o envase de 256 mil latas/hora e 140 mil garrafas/hora. Toda cerveja produzida pela fábrica de Uberaba será distribuída para as cidades de Minas Gerais e dará suporte para regiões como Norte e Noroeste de São Paulo, além de Goiás e Distrito Federal, por exemplo. Será um importante pólo de geração de trabalho, responsável por quase 800 empregos diretos e três mil indiretos, impulsionando fortemente o desenvolvimento e a economia local.  

Esse investimento reforça o potencial de crescimento da empresa em Minas Gerais, visto que sua participação de mercado, até então, só não era maior por não ter produção suficiente para conseguir atender a toda demanda. Atualmente, o estado consome 14% de toda cerveja produzida no país e representa um importante mercado para o setor cervejeiro.

Atributos como qualidade e abundância da água, fornecimento de energia elétrica de alta tensão e logística, foram pontos primordiais para a instalação da cervejaria na região. A excelente malha rodoviária, com facilidade de escoamento para todo o Brasil, possibilitará maior competitividade de preço e distribuição. Até então, a cerveja consumida em Minas Gerais era produzida pelas fábricas de Boituva/ SP, Petrópolis e Teresópolis/ RJ.

TECNOLOGIA DE PONTA – Com tecnologia alemã, a unidade de Uberaba possibilita metas arrojadas de produtividade e de aproveitamento dos recursos e matéria-prima. Os equipamentos, em sua maioria, são da Krones, líder mundial no fornecimento de indústrias de bebidas. Equipamentos da área quente com Moinho, Tina de Mostura, Tina de Filtração, Cozinhador de Mosto e Recuperação de Energia foram implantadas nesta fábrica de altíssima tecnologia. Na área fria com sistema de Filtração, Fermentação Dinâmica e Blocos de Válvulas compõem a nova área fabril.

Só com seus equipamentos de alta tecnologia é possível atingir a meta de 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, um resultado alcançado apenas por cervejarias de alto padrão de produção e referência internacional.

 São quatro linhas de envase de garrafas e latas:

GARRAFAS – DUAS LINHAS COM CAPACIDADE PARA:

– 62 mil garrafas por hora cada/ 600ml

– 70 mil garrafas hora de garrafas de300ml

– 60 mil garrafas hora na longneck

– 40 mil garrafas hora do Litrão

LATAS – DUAS LINHAS COM CAPACIDADE PARA:

– 128 mil latas por hora de 269ml ou 350ml (sleek)
– 111 mil latas por hora de 473ml
– 108 mil latas por hora de 355ml (lata sleek)
– 96 mil latas por hora de 550ml

Dentre as marcas de seu portfólio, a unidade de Uberaba vai produzir as cervejas Crystal, Lokal, Itaipava, Itaipava Premium, Petra e Cacildis, atendendo a demanda dos produtos de acordo com a necessidade de mercado.

MEIO AMBIENTE – A unidade de Uberaba foi projetada para as melhores práticas ambientais, prezando por resultados de redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e subprodutos. Outro destaque está no uso racional dos recursos naturais e de matérias-primas, pela diminuição das suas emissões e consolidação do seu Programa de Educação Ambiental – PEA.

Um grande diferencialde Uberaba está no sistema de reuso de água da produção, resultado dos investimentos em tecnologia aliado a preocupação ambiental do Grupo Petrópolis. Além disso, a fábrica possui um programa de gerenciamento de resíduos voltado à Economia Circular, que tem se mostrado como um dos programas mais bem estruturados do país, com os índices de até 99,9% de reaproveitamento dos seus resíduos e subprodutos.

Ainda como parte do seu projeto de sustentabilidade, a unidade de Uberaba receberá o Projeto AMA – Área de Mobilização Ambiental, o seu Programa de Educação Ambiental que será realizado nas escolas, e que também permeará ações socioambientais com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui