Início Artigos Gabriel Rossi Empresas precisam ser confiáveis especialmente em momento de crise

Empresas precisam ser confiáveis especialmente em momento de crise

0

A crise econômica brasileira, intensificada pela pandemia de Covid-19, já concretiza dificuldades para os empresários, mas é neste momento que uma característica precisa ser mantida com mão de ferro: confiança. O alerta é do estrategista em marketing e especialista do comportamento do consumidor Gabriel Rossi.  “Confiança é o principal alicerce da lealdade do consumidor. Ela é conquistada por meio da consistente entrega da promessa de uma marca”, revela.

Rossi afirma que as empresas precisam ser claras com seus consumidores para não perder a confiança. “Os alicerces fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio são os seguintes: lucratividade, confiança do consumidor, crescimento e proteção aos riscos. Diluir as associações positivas de qualquer marca é um ato de suicídio. Neste cenário de desaceleração econômica, é ilógico e arriscado as marcas mentirem para seus clientes”, aconselha o especialista.

Marcas sem credibilidade e confiança acabam pagando custos altos. Estratégia equivocada que impacta automaticamente nos revenues (cada vez mais enxutos) e na capacidade de crescimento da companhia. Segundo o especialista, é necessário atentar a alguns fatores que contribuem para as marcas não entregarem suas “promessas”, como a chegada de novas marcas. Afinal, corre-se o risco de perder o foco ao tentar combater a concorrência, além da expectativa de atingir lucro rapidamente.

“No mundo global que vivemos, quem hoje controla o relacionamento é o consumidor devido ao boca a boca digital. Outro ponto que as empresas ainda pecam é a implementação lenta e irrelevante de novas tecnologias”, relata. A tendência agora vista no Brasil acontece também em outros países (apesar que no cenário econômico político brasileiro a situação tende a ser muito pior). “Em 1997, diversas pesquisas indicavam que os consumidores tinham um alto nível de confiança em 52% das marcas do mundo. Em 2008 esse percentual caiu para 22%. O Canadá, apenas como exemplo, passou de um nível de confiança de 62% em 2014 para 47% em 2015. Uma queda de 15%”, finaliza.

Sobre Gabriel Rossi

Professor da ESPM, palestrante profissional em marketing, estrategista especializado na construção e no gerenciamento de marcas e reputação e diretor-fundador da Gabriel Rossi Consultoria, com passagens por instituições como Syracuse/Aberje, Madia Marketing School, University of London e Bell School. Especialista convidado para lecionar no curso de extensão da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP) e na pós-graduação de Marketing da USP. Referência de mercado, Gabriel é, atualmente, o profissional no País mais requisitado pela grande mídia (mainstream) para falar sobre marketing. É citado extensivamente, sendo colunista de portais de destaque, como Mundo de Marketing. Possui diversos artigos e estudos publicados no Estadão, em o Globo, Brasil Econômico, Correio Braziliense, JT, UOL, HSM e colabora com veículos como Band News TV, Folha de S. Paulo, Revista Nova, Veja, Portal G1, entre inúmeros outros. Rossi e sua equipe atuam tanto no campo político como no empresarial, trabalham com empresas internacionais, como Petrobras, The Marketing Store e Tetra Pak, além de serem candidatos ao Senado Federal. Rossi participou de momentos históricos importantes, como o comentarista especial da TV Estadão no primeiro e no segundo turno das eleições 2010 e comentarista oficial para a rádio Eldorado.

Artigo anteriorPesquisa revela os seis destinos turísticos nacionais mais baratos para viajar pós-pandemia
Próximo artigoInscrições para edital de R$10 milhões da Petrobras e Sebrae para startups vão até domingo (28)
Palestrante profissional em marketing, estrategista especializado na construção e gerenciamento de marcas e reputação, e diretor-fundador da Gabriel Rossi Consultoria, com passagens por instituições como Syracuse/Aberje, Madia Marketing School, University of London e Bell School. Especialista convidado para lecionar no curso de extensão da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP) e na Pós Graduação de Marketing da USP. Referência de mercado, Gabriel é atualmente o profissional no país mais requisitado pela grande mídia (mainstream) para falar sobre marketing. Escreve e é citado extensivamente, sendo colunista de portais de destaque como Observador Político, possui diversos artigos e estudos publicados no Estadão, o Globo, Brasil Econômico, Correio Braziliense, JT, UOL, HSM e colabora com veículos como Bandnews TV, Folha de São Paulo, Revista Nova, Veja, Portal G1 , entre inúmeros outros. Rossi e sua equipe atuam tanto no campo político como no empresarial. Eles trabalham com empresas internacionais como Petrobrás, The Marketing Store e Tetra Pak, além de candidatos ao Senado Federal. Rossi participou de momentos históricos importantes, sendo comentarista especial da TV Estadão no primeiro e segundo turno das eleições 2010 e comentarista oficial durante a posse da presidente Dilma Rousseff para a rádio Eldorado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui