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ABA lança versão brasileira de guia sobre diversidade e inclusão

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Como destaque em sua reunião de Diretoria, nesta sexta (29), a ABA – Associação Brasileira de Anunciantes – lançou o “Guia para diversidade e inclusão – A abordagem de um profissional de marketing”. Trata-se da adaptação brasileira do estudo “A marketer’s approach todiversityandinclusion”, da WFA – World Federation ofAdvertisers.

As boas práticas trazidas pelo guia em sua versão tropicalizada são uma entrega dos Comitês de Branding & Conteúdo e de Comunicação da ABA, com apoio do Grupo Croma. O lançamento foi realizado pela presidente do Comitê de Brainding& Conteúdo, Kellen Silverio (Hasbro), e pelo CEO doGrupo Croma, Edmar Bulla.

Essa entrega faz parte do compromisso da ABA com seus associados e com o mercado de apoiar os profissionais de marketing e suas agências com insights e recomendações aplicáveis sobre o tema da diversidade e inclusão para um desenvolvimento coletivo.

“O momento atual demanda o desenvolvimento da cultura colaborativa que valorize a não objetificação de pessoas, que promova espaços em que elas se sintam acolhidas e incluídas. A ABA acredita nesta ideia e, ao trazer o “Guia para diversidade e inclusão – A abordagem de um profissional de marketing” para o mercado brasileiro, propaga de forma protagonista as boas práticas que promovem a diversidade e inclusão em nosso ecossistema”, afirma Nelcina Tropardi, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN e Presidente da ABA.

O objetivo das boas práticas contidas no guia é o de compartilhar novas abordagens e percepções acerca da diversidade e inclusão, considerando as inúmeras dimensões da identidade, em relação à produção criativa das empresas, favorecendo com que o marketing influencie e seja influenciado por tais transformações.

À luz destas questões, vem à tona a necessidade de uma nova tratativa das marcas enquanto agentes comunicadores, que vai além da necessária busca pelo retorno financeiro e se expande para o impacto positivo e sustentável na sociedade.

Kellen Silverio, iniciou o lançamento do guia afirmando que “é assumindo uma posição social engajada que poderemos nos apro­ximar da transformação não somente dos negócios, mas da imagem do marketing como uma atividade que contribui positivamente para toda a sociedade. O Comitê de Branding & Conteúdo da ABA acredita no poder da criatividade das marcas para construir este cenário que celebra a diversidade”.

Regina Teixeira não pode participar do lançamento oficial, mas afirma no guia que “A missão do Comitê de Comunicação da ABA compreende que a premissa básica de orientação de nossas iniciativas é a responsabi­lidade de representar o mundo diverso em que vivemos. Os exemplos apresentados no “Guia para diversidade e inclusão – A abordagem de um profissional de marketing” concretizam claramente nossa missão enquanto Comitê e acreditamos que a disseminação desses conceitos será essencial para o desenvolvimento de nosso mercado”.

Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma, reforçou que “Empresas e profissionais de marketing têm o dever de pensar, preocu­par-se, promover e defender a longevidade e a diversidade de orientação sexual, gênero, raça, pessoas com deficiência e todos os demais âmbitos da identidade. Marcas devem orientar e interferir positivamente na vida das pessoas, valorizando e espelhando o tecido social e seus códigos culturais. Toda iniciativa, como este guia, que promove a aceitação da livre expressão e a inclusão social em favor da dignidade humana, deve ser calorosamente aplaudida”.

Após o reconhecimento das dezenas de líderes, representantes dos anunciantes, participantes da reunião, Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA, concluiu que, “os profissionais de marketing e comunicação encontrarão neste guia análises sobre a cultura colaborativa, o fator humano e valores de uma empresa, juntamente com insights de grandes líderes globais, assim como aplicações práticas essenciais para a abordagem de um profissional de marketing para diversidade e inclusão. Acreditamos que ele será um forte instru­mento de orientação e inspiração para os profissionais de marketing que almejam a mudança”.

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